The X-Files 11x01 – My Struggle III


“If I caused this, how then can I make it stop?”
E “The X-Files” está de volta. Parece que faz tanto tempo que vi a décima temporada da série, que nem estava esperando um retorno, e então sou surpreendido. Com o título de “My Struggle III”, seguindo os títulos da Season Premiere e da Season Finale da temporada passada, é um episódio dedicado à “mitologia da série”, gerando algumas controvérsias. Eu ainda não me envolvi, para ser sincero. Fiquei muito mais extasiado com a estreia da 10ª temporada do que agora. Tudo parece corrido, jogado de qualquer jeito, e não tivemos um plot tão bem estruturado. Estou esperando pelas semanas seguintes, que devem trazer “casos da semana”, e quem sabe a série fique melhor, episódio a episódio. O episódio começa com Dana Scully no hospital, desacordada, e um Fox Mulder desesperado, enquanto o cérebro de Scully, com atividade anormal, tenta mandar uma mensagem…
FIND HIM.
A trama da temporada revolve a respeito de um vírus que o Smoking Man quer liberar e destruir a humanidade, um plano sobre o qual Scully tem conhecimento através de algumas visões misteriosas: “I've seen it. I know how it begins. There's a virus. The Spartan Virus. It shuts down our immune systems, and it starts a pandemic”. Apenas algumas pessoas, como Scully, serão imunes a esse vírus, e é por isso que é um caso tão urgente encontrar William, seu filho. Afinal de contas, ele pode ser o único capaz de salvar a vida de Mulder. O episódio é repleto de tensão, especialmente quando Scully manda Mulder atrás do Smoking Man (“You have to stop him before he kills you”), e ele está enfurecido naquele carro em alta velocidade (“Velozes e Furiosos”?), buscando pelo homem, enquanto Dana o adverte do perigo… embora, a meu ver, ela o tenha instruído a ir atrás dele.
Anyway. “This is what I saw, Mulder. How it begins. The confrontation between you and the Smoking Man”. Gostei de como o episódio tentou ser didático, embora algumas narrativas tenham atrapalhado o fluxo da trama. Mas é interessante ver o Mulder se perguntando coisas, como “What price was Scully now paying for her visions and her certainties? And what price would I pay for not turning back to help her?”, ou então Dana concluindo de onde vêm suas visões: “My visions are from William. I don’t know how, but I know that he’s guiding me. And you”. Enquanto isso, a trama cresce em busca de William, e a pouca informação disponível é de que ele foi adotado por uma família de sobrenome Van de Kamp. Não sei o quanto da temporada vai focar nessa parte da história, mas podemos ter uma caçada infernal a William, uma vez que estão todos atrás dele.
Por motivos distintos.
Scully quer encontrá-lo para salvar a vida de Mulder. O Smoking Man quer encontrá-lo como uma arma de destruição ou para garantir a imunidade para pessoas selecionadas, após a destruição. “The aliens brought not only technology. They brought the seeds of our destruction”. De todo modo, parece que apenas Scully pode salvar a humanidade agora. No entanto, a grande surpresa do episódio esteve nos últimos minutos, quando o Smoking Man nos leva para 17 anos no passado, para quando engravidou Dana, o que é bastante chocante e nojento. Foi estupro, independente da ênfase em “engravidar com ciência alienígena”, e isso quer dizer que, supostamente, o pai de William não é o Mulder, depois de tudo. É o próprio Smoking Man. Uma legião de fãs está torcendo para que essa “grande revelação” se prove falsa ainda, e eu estou com eles.
Afinal, é sacanagem, não é?

Para mais postagens de The X-Files, clique aqui.


Comentários