Stranger Things 2x06 – Chapter Six: The Spy


“They shouldn't have done that. It upset him”
Duas coisas a dizer sobre esse episódio: WILL BYERS e STEVE HARRINGTON. O episódio começa em um desespero profundo quando Will Byers é levado em estado grave para o laboratório. A cena é forte, tudo dói, e Noah Schnapp, novamente, arrasa na interpretação. Joyce, por sua vez, está preocupada e enfurecida com aqueles cientistas que não fazem absolutamente nada pelo seu filho, e ela tem todo o direito. Eles não sabem o que há de errado com o Will! Do outro lado da história, depois que Dustin não conseguiu encontrar nenhum de seus amigos e precisou recrutar Steve, as coisas ficam mais fofas e mais tensas. Primeiro porque Steve entra sozinho no porão, com o seu bastão com pregos, e encontra uma pele abandonada do ex-Dart, agora Demogorgon. E não só isso, mas também um buraco imenso na parede. Ele escapou.
Will, infelizmente, está chegando em um estado deplorável em que ele é cada vez menos ele. Primeiro ele não se lembra mais do Bob, mas ele não se lembra de muita gente. De Sam, o médico que o atende, de Hopper… mas ele se lembra de Mike. E a situação, repleta de tensão, se complica cada vez mais, conforme o monstro no subterrâneo se espalha e causa destruição, e agora há uma complicação a mais: eles não podem queimá-lo sem ferir Will. A cena em que eles fazem o “teste” é desesperadora, e Will agoniza em dor, sente seu corpo todo queimar… e Joyce está desesperada, se perguntando o que sobrará de seu filho quando “ele não se lembrar mais de nada”. Apenas um casulo vazio para que o monstro possa habitar? Fiquei lembrando de quando falaram do caso de Phineas Gage e de como os seus amigos o chamavam de “No Longer Gage”.
No longer Will…
Mas uma das MELHORES COISAS do episódio (da temporada!) foi a parceria improvável e absolutamente FOFA que surge entre Steve e Dustin. Como os dois falam de garotas, e o Steve dá uns conselhos para ele, falando sobre “tempestade” e “eletricidade sexual”. Conselhos potencialmente duvidosos, mas não importa, a intensão foi boa, e momentos como quando ele diz que “Dustin é novo demais para ter o coração partido” me ganharam. E quando ele conta o “segredo” do seu cabelo? QUE COISA MAIS FOFA. As cenas são ótimas, a dinâmica entre os personagens é perfeita, e Steve se torna o “responsável” não apenas por Dustin, mas também por Lucas e Max quando eles se juntam à trama… e a tensão aumenta consideravelmente, mas Steve está disposto a tudo em defesa de seus pequenos, e isso foi admirável. Quando ele sai como isca e Max comenta que ele é louco, Dustin replica: “He’s awesome”.
<3
Vemos a sequência de Steve e os garotos em paralelo com as cenas de Will no laboratório. Sam, seu médico, é o único um pouco preocupado com ele, enquanto os outros querem começar a queimar o monstro no subterrâneo, independente do que isso fará com Will. Então, Will diz a Mike que “sabe como deter o Monstro das Sombras”, e indica um ponto no “mapa” que o Monstro não quer que ele veja… deve ter algo importante lá. Enquanto os soldados descem, vemos Steve e Dustin em suas cenas com Max (o Dustin todo bocudinho de mau-humor, e o Steve piscando), ou então Max contando a sua história para Lucas, mas as coisas ficam tensas quando o Demogorgon aparece… ou melhor, Demogorgons, no plural. Uma sequência desesperadora, e Steve cada vez mais apaixonante, servindo de escudo humano para defender Max, por exemplo.
Já não bastasse o restante do episódio!
Por fim, as coisas se tornam grandiosas e complicadas. Steve tentou lutar contra vários Demogorgons, mas precisou se retirar, e eventualmente os monstros foram todos embora. Não porque Steve os expulsou, como Dustin quer acreditar, mas porque eles foram para algum outro lugar. Esse outro lugar, conhecemos logo em seguida. Exatamente o ponto do mapa que Will indicou, o ponto para onde mandou os soldados do laboratório para uma armadilha. Chorando, ele explica: “I'm sorry. He made me do it. I told you. They upset him. They shouldn't have done that. They shouldn't have upset him”. Outra cena forte para finalizar o episódio, uma série de mortes que deve fazer com que as coisas se voltem contra Will, e isso será um problema sério. Não culpo o Will, eles não estavam mesmo se importando com ele. O Monstro e Will trabalharam em conjunto (?) e em autodefesa. Tudo está tão tenso que não sei nem o que pensar!
Mas estou amando…


Para mais postagens de Stranger Things, clique aqui.


Comentários