[Season Finale] The Gifted 1x13 – X-roads


“The X-Men are gone. We’re not little kids anymore”
Acredito que chegamos em um momento crítico da guerra entre mutantes e humanos, e não dá mais para seguirmos com “bondade” exagerada nem com uma questão de “honra” e de “isso vai contra nossos princípios”. Eles estão em uma guerra e precisam ir até o fim para defendê-la. Por isso, as Irmãs Frost ficam furiosas quando os mutantes da Resistência saem do evento “Humanity Today” sem Campbell, e sabe que eles precisam terminar esse trabalho, enquanto Andy avança um pouco mais em sua revolta contra isso tudo e contar o fato de que não o deixam lutar, quando ele tem o poder para fazê-lo. É forte e questionável quando ele diz que “os humanos estão vindo atrás deles”, como se Reed e Caitlin não fossem parte do mesmo grupo que eles, mas, como eu disse na postagem passada, eu não posso dizer que eu não o entendo.
Andy tem sua razão!
E prestem atenção para o fato de que ELE NÃO É O ÚNICO. Lorna se volta contra Marcos e tem a mesma atitude – ela só cansou de esperar, de só se defender, de sempre perder as pessoas que ama. Ela pode e QUER LUTAR. E a galera maciça que assiste a “The Gifted” julga o Andy, e eu estou aqui, como um dos poucos que o entendem e o defendem. É forte, por exemplo, quando ele diz à irmã que eles não são mais “crianças brincando de X-Men”, e que tem gente vindo atrás deles para matá-los, e eles têm o poder de pará-los. Afinal de contas, os Sentinelas acabaram de localizar a Sede da Resistência Mutante (!), E ESTÃO VINDO. As divergências de pensamento se intensificam enquanto Lauren quer fazer tudo o que for possível para salvar as pessoas que estão ali e Andy quer lutar. Não acho que nenhum dos dois esteja errado.
Toda a trama se divide em duas frentes… de um lado, Esme consegue mandar Lorna atrás de Campbell, incitando-a a derrubar o avião em que ele planeja fugir para DC, mas Johnny e Marcos ficam furiosos e decidem fazer o possível para impedir que ela faça isso. Enquanto isso, os Strucker Pais lideram a evacuação e a resistência, com uma série de cenas de ação e lutas de defesa que são INCRÍVEIS. Os jovens mutantes lutam com os ensinamentos de Polaris, e tudo o que eu estava pensando era: DESTRUAM ELES! Especialmente quando o Programa Farejadores é trazido, e eles são poderosos demais. Com todos os mutantes passando em segurança pelo buraco que acabam de criar, e os Sentinelas invadindo, só há uma coisa a fazer: O PODER DE ANDY E LAUREN COMBINADO. E sinceramente? QUE CENA INCRÍVEL! Eu amo quando eles juntam as mãos… o vento, a luz, o grito, tudo ao redor caindo.
ELES CONSEGUIRAM! \o/
Enquanto isso, Lorna está com as Irmãs Frosts pronta para destruir o avião com Campbell dentro, enquanto Clarice, Johnny e Carlos fazem de tudo para tentar convencê-la a não fazer isso, dizendo que “ela não é uma assassina” e que “não foi por isso que os X-Men escolheram eles”, mas ela fala: “It’s time to make a new world”. Assim, com a plateia toda gritando para que ELA DESTRUA O AVIÃO, ela não volta atrás, e no ápice de seu poder, ela consegue fazer o avião explodir e cair… E É UMA CENA E TANTO, com destaque para as reações, como o choro e negação de Marcos. Mas eu devo dizer, e serei polêmico (!) agora: a maioria dos fãs apoiaram Lorna em suas atitudes, e ficaram contra Andy, mas vocês percebem que é basicamente a mesma coisa, não? Com a diferença de que Lorna não é uma adolescente, mas o princípio é o mesmo.
Se vocês torceram para ela derrubar o avião…
…por que não torcer para Andy destruir tudo o que puder?
Essa é a essência de X-Men, essa ideia de que NEM TODO MUNDO É IGUAL. De todo modo, o poder de Andy e Lauren salvou a vida de todos, independente do que qualquer um possa dizer, e isso foi devidamente reconhecido: “If it weren’t for Lauren and Andy, we’d all be dead”. Eles não têm mais uma sede, e agora a Resistência Mutante terá que recomeçar quase que do zero, mas eles superarão essa crise juntos… ou melhor, tão juntos quanto consigam estar uma vez que as Irmãs Frost estão ali para realmente separá-los dessa vez. O final foi INCRÍVEL. Elas retornam com Lorna, e Lorna está toda poderosa e durona nessa cena final, pronta para levar consigo aqueles que concordam com a sua maneira de pensar, e alguns mutantes se levantam para se juntar a eles. Entre eles, como era de se esperar, Andy, que não ouve o que a família tem a dizer, porque ele acredita em algo e vai viver de acordo com isso. Uma ótima cena final!
Agora, temos dois grupos de mutantes para a segunda temporada!

Para mais postagens de The Gifted, clique aqui.


Comentários