Carinha de Anjo (2018) – O churrasco da Mimosa


“Em vez de ficar 20 anos mais jovem, eu envelheci 10 anos, isso sim!”
ISSO É “CARINHA DE ANJO”! Como é bom poder estar encantado por um plot na novela, e poder vir aqui, com felicidade, elogiar a trama. Eu digo que a versão brasileira de “Carinha de Anjo” começou muito bem e, eventualmente, se perdeu no caminho. Mas os capítulos do começo dessa semana foram a grande PROVA de que a novela ainda tem em si o que a faz bela: a inocência e a leveza da infância. É disso que sinto falta em nossa “Carinha de Anjo”, uma vez que a Dulce Maria de Daniela Aedo era toda cheia de frases marcantes e fofas, repletas de inocência, e um monte de travessura que era divertidíssimo de se assistir. Agora que Lulu entrou na novela e o Zé Felipe e o Miguel estão achando que o Vô Pascoal planeja fazer um churrasco com a Mimosa, a novela voltou para esse estilo… e ficou melhor do que nunca. Ri e me encantei pela inocência da infância.
Novamente.
Duas histórias se desenvolvem em paralelo, mas são, no fundo, uma só. Em uma delas, o Pascoal planeja um churrasco “com a melhor carne do mundo”, e enquanto toca a Mimosa, diz que “tá aqui na mão”. Os meninos surtam, e eu AMO isso, porque é o tipo de inocência da criança que a faz entender tudo ao pé da letra, mais ou menos como em “O Fantástico Mundo de Bobby”, que eu ADORO, por sinal. Em contrapartida, no meio de toda uma confusão de nova eleição para representante de classe, Bárbara “dá a ideia” para Lulu de dar um presente para a Madre. Afinal de contas, a Lulu tinha dito que ela “parecia ter 100 anos”, achando que isso era um elogio ou qualquer coisa assim. Agora, a Bárbara as instrui a fazer uma máscara de beleza, de barro e leite, e passar no rosto da Madre Superiora enquanto ela estivesse dormindo. E bem, se o leite da Mimosa a deixasse mais jovem, talvez ela não deixasse que ela morresse!
Valia a pena tentar.
E foi um CAOS. As reações de Didi e Fabiana quando veem o rosto da Madre com a máscara foram PERFEITAS, eu ri demais. Um dos maiores acertos da novela foi colocar a Didi ao lado da Fabiana, que já é excepcional. E a máscara falha miseravelmente em deixar a Madre feliz. Por isso, enquanto as meninas fogem da Madre (e é hilário!), as amigas formam uma “comissão” para defender as duas, e explicam: “A máscara tinha barro e leite, pra você entender como a Mimosa é importante. A Mimosa não pode virar churrasco”. TUDO FOI TÃO FOFO, porque foi sincero e inocente. E a Dulce Maria descarada fazendo comentários como “Nossa, Madre, sua pele tá ótima! Tá parecendo 20 anos mais jovem!” é justamente o que sempre esperamos da personagem, com o seu jeitinho traquina. E enquanto a Madre resolve esse problema, o do churrasco se intensifica.
“Vamo salvar a vaca!”
A Irmã Fabiana é, e sempre foi, uma criança grande, E NÓS AMAMOS ISSO. Ao lado de Miguel, ela vê o Pascoal amolando uma vaca próximo à Mimosa, e acredita na história dos meninos, e nós nos divertimos. Porque é a Fabiana por trás do plano de “A gente vai pescar o Vô Pascoal pra ele não fazer o churrasco da Mimosa!” Muita confusão e muito AMOR envolvido! Fabiana enfrenta o Pascoal com decepção, chamando-o de “velho sem coração”, mais ou menos, e os meninos o prendem com uma rede, enquanto a Fabiana é não só cúmplice, mas mestre. Mimosa nunca correu o risco de virar churrasco, naturalmente, “TAKI NA MÃO” era o nome do açougue de onde viria a carne, mas isso não importa, porque tivemos, quiçá, OS MELHORES MOMENTOS DA NOVELA. Como a Fabiana se fazendo de desentendida, com um “Explicar o quê, Madre?” quando ela chega.
E QUE CENA. “Uma noviça com o facão na mão. E o meu jardineiro preso com duas crianças em cima”. COMO EU AMO A IRMÃ FABIANA! Ela proporciona os melhores momentos de “Carinha de Anjo”, e para mim a novela não teria o encanto que tem sem ela. Karin Hils ARRASA. Ela e Cecília escutam atrás da porta enquanto a Madre fala com Lulu e Dulce: “Quer saber? Eu cansei. A culpa foi minha. Eu jamais devia ter deixado você perto da Dulce Maria, a Rainha da Confusão”. De coração, Dulce pede desculpas, porque “fez tudo com boa intenção”, e a Fabiana acha uma fofura. Mas eu achei muito mais fofo essas duas, juntas novamente, escutando atrás da porta. “Só mais uma coisinha”, diz Fabiana. “Eu tava morrendo de saudade de ficar assim com você como nos velhos tempos, ouvindo atrás da porta”. Sério, PODIA SER MAIS FOFO?
Não.
Por fim, a Madre dá o castigo de Fabiana, e é outra cena divertidíssima. Fabiana está ajoelhada na sala da Madre, usando todo o seu português para pedir perdão, e a Madre já está cansada de ouvir dizer que “foi com boa intenção”, mas ela é bem sutil em seu castigo: a coloca para trabalhar no jardim com o Pascoal, para entender como ele ama os animais e a natureza, e não faria mal à Mimosa. “Só isso? Eu pensei que fosse pior” “Ah, quer mais?” A Madre está o cúmulo da fofura, a Fabiana é sempre demais, e a maneira como a inocência infantil é valorizada em toda essa sequência de CONFUSÃO é muito bonito. Porque é leve, real e despretensioso. “Carinha de Anjo” faria um caminho muito melhor se tivesse, desde o início, apostado nesse tipo de narrativa. Minhas melhores memórias da novela são momentos como esse, ou como quando a Dulce e as amigas pintaram a sala da Madre, por exemplo…
É ISSO que torna “Carinha de Anjo” o que é…
…é isso que nos encantou na versão mexicana, de 2000/2001.

Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.


Comentários

  1. Ola Jefferson, tenho lido todos os seus posts a respeito de carinha de anjo e, com exceção desse ultimo, tenho visto o seu descontentamento a respeito do desenrolar da trama.
    Bom também gostei muito dessa última semana, leve e divertida, no entanto acho que o foco da novela não é mais as travessuras de uma menininha meiga que encanta todos a sua volta com sua doçura e sim o relacionamento de Gustavo e Cecilia.
    Outro ponto decepcionante é o relacionamento de cecilia com a Dulce maria,que antes era bem fofo e hoje acho tão superficial.Espero sinceramente que carinha de anjo volte ao eixo, pois e dessa leveza que estou com saudades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário