Dark 1x08 – Was man sät, das wird man ernten (Você colhe o que planta)

  
“Tudo está conectado!”
Resumindo, então: O ULRICH É O CULPADO DE TUDO. Mais ou menos. O episódio começa com uma citação de William Shakespeare que diz que “O Inferno está vazio e todos os demônios estão aqui”. É uma forma brilhante para introduzir o episódio e o que está por vir. Para mim, esse é o MELHOR episódio de “Dark” até aqui: insere uma nova dimensão à trama com o ano de 1953 e se divide entre esse ano e 1986 para uma série de explicações teóricas que deixam a série muito mais didática, sem quebrar o dinamismo da narrativa. É perfeitamente genial. O episódio já começa nos apresentando Helge Doppler enquanto criança, e Egon Tiedemann como um jovem policial, no dia em que eles encontram os corpos de duas crianças nas obras da nova Usina Nuclear de Winden… no pescoço, as moedas de 1986, e as etiquetas das roupas: “Made in China”.
Eles não poderiam estar mais perplexos.
O episódio teoriza a respeito da Ponte de Einstein-Rosen, esse buraco de minhoca que une diferentes pontos do contínuo de espaço-tempo, e uma conversa em 1986 do “Estranho” com H. G. Tannhaus é bem explicativa a respeito de uma série de coisas, como a apresentação da TRIQUETRA, e a noção de que o nosso pensamento excessivamente dualístico está equivocado, quando pensamos em pares de “em cima e embaixo”, “preto ou branco”, “bom ou mal”, sem pensarmos no que existe no meio. Segundo H. G. Tannhaus, “nada está completo sem uma terceira dimensão”. Desse modo, uma Ponte de Einstein-Rosen conecta três dimensões: o futuro, o presente e o passado. Enquanto somos apresentados com essa parte teórica do que vimos acontecer nos últimos episódios, Ulrich faz a mesma trajetória que Jonas fez recentemente, e acaba em 1953.
As coisas são diferentes em 1953, e é interessante conhecer mais uma época. Ali, tudo parece muito mais duro, como podemos ver na figura da mãe de Helge, que é bem uma general, e na maneira como o pequeno Helge sofre provocado por garotos mais velhos que até fazem xixi (!) nele. Ulrich é o primeiro a presenciar isso e aconselhar-lhe a se defender, dizendo que ele pode “morder” da próxima vez… falando em Ulrich, ainda sem saber quando está, ele encontra Agnes Nielsen e seu filho Tronte, enquanto o Estranho e H. G. conversam: “Imagine viajar para o passado e conhecer o seu pai. Antes de você nascer. Será que apenas o encontro já muda algo? Será que é possível mudar algo?”, o que nos leva a pensar na proposta de viagem no tempo de “Dark”, e é uma proposta complexa que já está muito bem estruturada, especialmente pelo final do episódio e as ações desprezíveis de Ulrich.
Não adianta tentar mudar o passado.
H. G. e o Estranho também conversam sobre a recorrência do número 33, que “está em todo lugar”. Não tem a ver apenas com a sincronização das rotas da Lua e do Sol, mas também dos 33 milagres que Jesus fez, ou as 33 litanias dos anjos… ou a idade em que o Anticristo começa a reinar. Para mim, o episódio ganha uma camada a mais quando, com o livro de H. G. Tannhaus sobre viagens no tempo em mãos, Ulrich chega até ele em 1953, antes da escrita do livro, e lhe pergunta “em que ano estão”. É uma série de acontecimentos interessantes, como quando Ulrich vê Inês Kahnwald, ainda criança, e a sua própria mãe (!) buscarem uma encomenda na relojoaria de Tannhaus, e as escuta falar sobre dois corpos que foram encontrados nas obras da usina… desesperado, ele corre até a delegacia para saber se um daqueles corpos é de seu filho Mikkel.
Afinal, Mads apareceu morto em 2019.
Vamos falar sobre a proposta de viagem no tempo de “Dark”. H. G. Tannhaus tem uma fala brilhante sobre LAÇOS TEMPORAIS, e sobre como costumamos pensar que “o passado influencia o futuro”, mas enquanto um laço como esse estiver aberto, “o futuro também influencia o passado”. TUDO ESTÁ LIGADO. Portanto, o que podemos supor é que nada acontece, necessariamente, de forma linear. Não existe um “antes” e um “depois”. É como ele disse, já não dá mais para saber quem veio primeiro, se o passado ou se o futuro. Portanto, o passado influencia o futuro tanto quanto o futuro influencia o passado, e as tentativas falhas de “alterar o passado” são apenas concretizações de coisas que já aconteceram. O determinismo causal. Vide a tentativa última de Ulrich de alterar o futuro, e a percepção de que ele só o tornou ainda mais concreto.
Ulrich sempre esteve em 1953, sempre foi assim. Em algum ponto, Ulrich de 2019 encontrava Helge de 1953 e era o responsável por sua cicatriz pelo resto da vida. Ele não muda o passado, apenas se torna parte dele, como sempre fora. O futuro influenciando o passado. Porque ao passo em que H. G. Tannhaus nos fala sobre “laços temporais”, vemos Ulrich e Helge, a moeda de 1986 e os pássaros mortos. Então, Ulrich diz que “um dia ele vai matar”, pessoas como o seu irmão e o seu filho, e acha que agora ele pode impedir. “Eu posso mudar o passado. E o futuro”. Assim, de forma brutal e doentia, Ulrich se volta contra um garoto ainda inocente, e quando consegue pegá-lo, ele tenta MATÁ-LO, agredindo-o com uma pedra incessantemente, até que ela esteja empapada de sangue e Helge esteja desacordado. Ou, como Ulrich acredita, morto.
Mas note que nada mudou. Vimos Helge de 1953 com o rosto machucado no início do episódio passado. Ele sobrevive. Tudo o que Ulrich fez foi garantir a sua cicatriz, como já vimos no passado (futuro?), e possivelmente torná-lo o homem que vai ser suscetível a se juntar a Noah e, por fim, se tornar o criminoso que Ulrich acredita que ele é, e que queria impedir que fosse. Ele CAUSOU isso tudo. “Todas as nossas vidas estão conectadas. Um destino se liga ao outro. […] Tudo está conectado”. Assim também a presença do “Estranho” em 1986, vindo do futuro, pedindo que H. G. conserte uma máquina que ele mesmo criou, uma máquina capaz de recriar a explosão de energia que a usina nuclear causou, abrindo naturalmente o buraco de minhoca nas Cavernas de Winden. E ele quer fazê-lo para que possa fechar essa passagem, isolar os tempos.
As duas máquinas em 1986.
O casaco e o celular em 1953.
Isso está ficando cada vez melhor!

Para mais postagens de Dark, clique aqui.


Comentários

  1. Eu queria saber onde encontrar uma jaqueta idêntica ao do Jonas... Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se você descobrir me avisa, que eu também quero! haha
      Obrigado :D

      Excluir
  2. Quero dizer que estou maratonando de novo Dark como um esquenta para a terceira temporada e está sendo uma delícia rever e depois ler a resenha que você escreve sobre o episódio. Essa série só melhora toda vez que é revista. Parabéns pelas reviews e pelo blog, já sou fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário, Ed! Me deixa muito feliz saber que tem alguém lendo e gostando, obrigado! Volte sempre :)

      Excluir
    2. Oi estou aqui na quarentena em 29 de junho de 2020. Vendo os episódios e lendo sua crítica. Está sensacional. Amanda a série. Estou na primeira temporada. Beijos.

      Excluir
    3. Muito obrigado!!! Que você continue gostando da série (segunda temporada é excelente!) e acompanhando os textos 😃

      Excluir
  3. Já é um ritual ler as resenhas aqui e acessar esse site https://darknetflix.io/pt/family-tree a cada episodio. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito obrigado! Que bom que está gostando dos textos! Volta comentar mais... especialmente quando acabar haha :)

      Excluir

Postar um comentário