Álbum VIOLETTA: “Cantar es lo que soy”


“No soy poeta, escultor… tan solo soy lo que soy”
Lançado um pouco depois do fim da segunda temporada, o principal single de divulgação do álbum foi Ser Mejor, aquele belíssimo hino entoado por completo no último e emocionante episódio da temporada, quando Violetta pode, oficialmente, se juntar aos amigos, e cantar ao lado deles – afinal de contas, “cantar es lo que soy”. Lançado em 23 de Novembro de 2012, o álbum tem apenas 10 músicas, mas no geral músicas mais longas que a maioria das músicas do primeiro álbum… na Argentina, o CD foi lançado com um DVD com 10 videoclipes, DVD este que infelizmente não foi lançado no Brasil! O gênero do álbum é predominantemente pop e segue o mesmo estilo do primeiro álbum, com solos bonitos, duetos e músicas em grupo como Ser Mejor e Tienes el Talento que são realmente maravilhosas!
No geral, eu acho que é um CD calmo, de alguma maneira, e com músicas muito tocantes. É o caso dos solos de Pablo Espinosa e de Jorge Blanco, que são duas belíssimas músicas românticas que nos encantam… diferentemente do primeiro álbum, em que Martina Stoessel só tem um solo com Pablo Espinosa, aqui o seu solo é com Jorge Blanco, Podemos, e É UMA MÚSICA REALMENTE MARAVILHOSA. O álbum também marca a presença de participações especiais, como a de College 11 cantando com Martina Stoessel uma versão bilíngue de En Mi Mundo, e os Rock Bones para cantar, também com Martina Stoessel, Mi Perdición, que foi usada na novela uma única vez… temos duas músicas da All For You, a banda formada pelos meninos na novela, e ótimas músicas interpretadas por todo o elenco… para fechar lindamente a primeira temporada!

SINGLE: “SER MEJOR”

Diferente do primeiro álbum, lotado de singles, “Cantar es lo que soy” se resumiu a dois singles: Ser Mejor e Nel Mio Mondo, que é a versão em ITALIANO de “En Mi Mundo”, interpretada por Martina Stoessel, mas que não está na edição nacional do álbum. Então vamos falar de Ser Mejor: COMO EU AMO ESSA MÚSICA! Eu gosto do tom marcado da base instrumental da música, e adoro a própria organização das vozes… Martina Stoessel, depois as demais vozes vão se juntando, e podemos isolar tanto a de Pablo Espinosa quanto a de Jorge Blanco, e a música explode depois do primeiro refrão… simplesmente empolgante e apaixonante. Bonita, enérgica… E QUE LETRA MARAVILHOSA! Fala sobre a paixão pela música, transcreve muito bom o espírito de “Cantar es lo que soy” em uma mensagem muito bonita e compartilhada por todos eles e por todos nós.
A música é lindíssima!

“Hay mil sueños de colores,
No hay mejores, ni peores,
Solo amor, amor, amor y mil canciones, Oh

Ya no hay razas, ni razones,
No hay mejores, ni peores,
Solo amor, amor, amor y mil opciones,
De ser mejor...”

“EN MI MUNDO”

Como é gostoso ouvir essa cordinha sendo puxada e esse som da caixinha de música no início de En Mi Mundo… é um toque especial que une a memória da mãe de Violetta à sua própria paixão pela música, que é seu mundo. A música, como eu já comentei em várias ocasiões, é sempre apaixonante e envolvente… e nessa versão, interpretada por Martina Stoessel e Mayra Arduini e Bruno Martini, do College 11, nós temos uma versão bilíngue da música, mesclando o espanhol com o inglês: E É UMA TRADUÇÃO BRILHANTE. Com algumas alterações que adaptam a letra para caber no ritmo mesmo em outro idioma, mas a tradução é muito competente! Fora que as vozes das duas combinam, gosto do backing vocal meio eletrônico do Bruno, um toque especial, e o jogo de colocar uma estrofe em espanhol, outra em inglês, ou um trecho do refrão numa língua o restante em outra, sempre alternando… é uma edição maravilhosa!

“And I’m gonna sing
In my own world
As loud as I can
I’m not gonna stop
I’ll keep on trying
I know that I can”

Lembrando que Mayra é, também, quem canta a versão em PORTUGUÊS da música!

DEMAIS CANÇÕES

Quem é que AMA os All For You? ¡YO! Formada, na primeira temporada, por Jorge Blanco, Nicolás Garnier, Samuel Nascimento, Facundo Gambandé e Rodrigo Velilla, as músicas da bandas são sempre muito fantásticas… adoro boy bands e a união das vozes, o estilo super ágil e pop das canções… Tu Foto de Verano é uma música impressionante que eu amo muito! “Yo sé que tú eres para mí / Me siento tan cerca de ti, / Abrázame y descubrirás / Que con un beso no te iras jamás”. A segunda música da banda vem apenas depois dos suaves solos de Jorge Blanco e Pablo Espinosa, e é uma agitação gostosa quando Cuando Me Voy começa a tocar… eles têm essa característica envolvente de uma banda de verdade. A vontade é estar em um show deles, cantando a música inteirinha, gritando os nomes de nossos favoritos e tudo.

“Hey, mírame y vivamos el momento
Hey, háblame que se detiene el tiempo
Hey, tú y yo, tú, la melodía
Que en mi sintonía, nace una canción”

O “Mi amor” do Jorge Blanco depois do toquinho de telefone? CHEGA A DAR CALOR!
Gosto DEMAIS (!) de Mi Perdición, que é uma música de Martina Stoessel com os Rock Bones, especialmente porque eu acho que é uma das músicas mais diferentes da primeira temporada de Violetta. Enquanto Martina canta, em sua maioria, músicas mais lentas e românticas, ou duetos bonitos (de novo, na primeira temporada!), eu gosto muito da agilidade da música. Ela é impressionante e nos contagia desde a primeiríssima vez em que a escutamos! Ela tem um estilo mais roqueiro que valoriza a guitarra e a bateria como instrumentos principais, e parece a única música nesse estilo que temos no álbum todo. As músicas da All For You, talvez, se aproximem do estilo, mas não chegam, ainda, totalmente a ele, e é um estilo próprio do Rock Bones que eu adorei!

“Porque sos mi perdición
Cuando haces tu aparición
En mi torpe corazón
No hay más palabras
Porque nublas mi razón
En mi mente un apagón
Y en mi torpe corazón
No hay más palabras de amor”

Vamos falar de SOLOS DOS MENINOS! Como um inveterado APAIXONADO, eu amo mesmo as músicas dos garotos… nesse álbum, o meu solo favorito é de Jorge Blanco, e o personagem de León já estava me ganhando significativamente nessa fase da novela, também. Sua interpretação de Te Esperaré é LINDÍSSIMA! Sua voz suave, sedutora, chega a arrepiar! Muito, muito maravilhosa. Uma verdadeira e bonita declaração de amor… Pablo Espinosa canta Verte de Lejos. Eu gosto mais da voz de Blanco (pensando tecnicamente), mas o Pablo me envolve… me cativa. Eu posso sentir a sua fofura quando o escuto, e por isso é sempre apaixonante ouvi-lo cantar. Quero ouvir mais e mais. Uma voz mais leve, ele canta uma declaração de amor igualmente linda, mas altamente dolorosa… “Alguién ha ocupado mi lugar” me machuca sempre!

“Te esperaré por qué a vivir tú me enseñaste
Te seguiré por qué mi mundo quiero darte
Hasta que vuelvas, te esperaré
Y haré lo que sea
Por volverte a ver”

“Esta vida no es vida sin ti”
O que eu acho uma canção SURPREENDENTE é Ahí Estaré, principalmente por causa da escolha de par… é um dueto de Mercedes Lambre e Facundo Gambandé, e Ludmila e Maxi realmente chegaram a cantar a música durante a novela juntos, e eu senti que talvez algo pudesse rolar entre eles. Quer dizer, mesmo contra a vontade, Ludmila estava olhando de um jeito diferente para Maxi… e eu a entendendo porque, sinceramente, eu acho o Maxi um verdadeiro fofo e lindinho! O casal, que talvez fosse a escolha primária do roteiro, felizmente foi deixado de lado, porque não há casal MAIS FOFO que Maxi e Naty! Essa é das minhas músicas favoritas… esse refrão e o final desse refrão! AMO! Uma música romântica, bonita, com a letra maravilhosa… E a voz do Facundo, que estava uma graça… FOFO DEMAIS!

“Tan sólo dime donde, yo estaré
Entre mis brazos yo te cuidaré
Como mil almas inseparables
Y soñar un beso sin final
Dime si hay algo que yo pueda hacer
Para esconderte dentro de mi ser
Yo sé que sucederá
Tu mitad y mi mitad
Muy pronto ya se encontrarán
No por casualidad”

Por fim, para fechar o álbum (pulei uma canção, sim, mas ela está logo abaixo, bem comentada!), temos o Tienes el Talento, que é interpretada pelo elenco todo de Violetta e é uma forma DELICIOSA de terminar o álbum… a música, de ritmo rápido e marcado, com várias vozes se alternando, tem tudo a ver com a novela, com o estúdio, com o elenco, com o talento inegável de todos eles, e essa paixão imensa pela música… é uma antecessora a Ser Mejor, de alguma maneira! Sempre me contagio com essa canção!

“PODEMOS”

AH, COMO EU AMO ESSA MÚSICA! A maneira como ela foi introduzida na novela foi, também, um verdadeiro amor… León e Violetta SONHARAM COM A MESMA MELODIA. É assim que “Podemos” nasce, o primeiro dueto oficial do casal (que cantaram “Voy Por Ti” juntos, mas aquele não era um dueto romântico), interpretado por Martina Stoessel e Jorge Blanco. E, como eu amo a voz do Jorge Blanco, eu acho que as vozes se combinam perfeitamente… se no primeiro álbum, Violetta tinha Tienes Todo com Tomás, agora é o momento de uma música com León, E QUE MÚSICA. Lenta, romântica, de uma letra incrivelmente bonita e uma conexão genuína que pode ser sentida apenas ao escutá-la. E, também, como resistir a Jorge Blanco cantando isso? Esse ode a como há tantas coisas que ele não sabe fazer, “que não é poeta nem escultor”, “não é o céu, nem o sol”, mas há tanto sim que ele sabe…

“Pero hay cosas que sí sé
Ven aquí y te mostraré
En tu ojos puedo ver
Lo puedes lograr, prueba imaginar”

CHEGA A ARREPIAR!
Um “príncipe azul” ou não, nós já estamos totalmente apaixonados por León! “No soy el sol que se pone en el mar / No sé nada que este por pasar / No soy un príncipe azul / Tan solo soy”. Eu tenho uma quedinha séria pelo León: FATO. Mas é tão bom e tão envolvente ouvi-lo cantar isso… mostrando-se imperfeito em seus pontos fracos, mas por isso mesmo perfeito para ela. Embora ele não o diga com essas palavras, mas é essa a mensagem… León envolve, León seduz. E acho que o encanto é previsto à personagem de Violetta. Afinal de contas, a participação de Martina Stoessel é reduzidíssima na canção – ela está ali para estar com ele, para ouvi-lo, mas ela não tem nenhuma estrofe (ou mesmo verso) só dela. Mesmo assim, ouvi-la cantar COM ELE quando estamos naquele belíssimo refrão é a expressão de um amor verdadeiro.

“Podemos pintar, colores al alma
Podemos gritar, yeah!
Podemos volar, sin tener alas
Ser la letra en mi canción
Y tallarme en tu voz”

Como eu amo esse refrão.
E pensar que eu já duvidei do casal!

VISÃO GERAL

QUE ÁLBUM DELICIOSO! Lançado um pouquinho depois do fim da primeira temporada, esse álbum deve ter gerado SAUDADE! Eu já o escuto com um quê de nostalgia delicioso que me dá vontade de voltar correndo para a novela, para assistir e reassistir. Uma expressão bonita de tudo aquilo que amamos, musicalmente, em Violetta. Solos lindíssimos de Pablo Espinosa e Jorge Blanco, muito menos agora de Martina Stoessel, que se destaca ao cantar com College 11 e com os Rock Bones, duetos bonitos, um de Jorge Blanco e Martina Stoessel, outro de Facundo Gambandé e Mercedes Lambre, além de músicas que são interpretadas por grupos inteiros, sejam “All For You” ou o elenco completo de Violetta. Um álbum belíssimo e envolvente, novamente indo do mais lento e bonito ao mais agitado e contagiante, numa variedade de gêneros e vozes que AMAMOS!

  


Para mais postagens de Violetta, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

Comentários