This is Us 2x07 – The Most Disappointed Man


“What would you have me, Your Honor? On every corner, there's someone selling, so I buy and I use. If you had my life, you would probably use it, too. Just a year ago, my mother was alive, and my girl was alive, and we were having a son. Now, they're gone. They're all gone. So, I come here, and you tell me you're disappointed? Well, guess what? I am more disappointed. I am the most disappointed man you've ever met in your whole damn life. So, if you want to lock me up, lock me up. Put me inside, because there is nothing out here for me anymore”

Sempre, SEMPRE, me impressiona a capacidade de “This is Us” em contar sua história e nos emocionar. Começamos esse episódio em 1981, aproximadamente, quando as crianças completaram um ano de idade, e Jack e Rebeca, aqueles pais maravilhosos, estavam lutando para tornar oficial a adoção de Randall – no mesmo período, William estava sendo preso por causa de drogas. Uma coisa que me chamou a atenção no episódio foi a subjetividade que acompanha as decisões dos juízes, e como as pessoas podem ser diferentes entre si. O episódio é EMOCIONANTE, como sempre, e nós tivemos as mais brilhantes cenas. Com Randall em relação à adoção de Deja. Com Kate e Toby sobre o casamento deles. E com Kevin, sempre fazendo as coisas erradas.
Um episódio forte.
Kate e Toby vão ter um filho, e é muito bonita a relação deles, e a maneira como eles estão felizes com isso. Eles quase pensam em se casar no cartório, de uma vez, para prevenir Toby de um ataque de sua mãe, mas ele é sempre um máximo. Eu achei fofa a maneira como ele sabia que casar no cartório não era o que Kate queria. Ela podia estar assustada com a perspectiva de um grande casamento e tudo o mais, mas era isso o que ela sonhava. Ela adora casamentos. Assim, depois de “uma conversa com Jack”, ele faz um bonito pedido de casamento que me comoveu, e eu estou esperando para ver isso se concretizar… em contrapartida, Kevin continua fazendo tudo errado. Tomando remédios pela perna machucada que não trata, se embebedando, decepcionando Sophie… Kevin tem problemas sérios, e a cena final dele na porta de Sophie prova isso.
É triste como ele sempre nos decepciona.
Uma das partes mais fortes do episódio esteve com Randall levando Deja para visitar a mãe na cadeia, e ela não aparece para ver a filha. Confesso que eu esperei que Deja fosse surtar, mas foi muito pior do que isso, porque ela se manteve calma, e a decepção estava estampada em seu rosto. A mágoa e a dor é muito pior que qualquer grito. Por isso, e como Beth fica revoltada com a situação, Randall vai ele mesmo falar com Shauna, a mãe de Deja, e é uma cena forte. “I didn’t want her to see my face like this”, ela explica, e podemos senti-la como um ser humano também. Julguei-a menos depois de vê-la, mas as coisas ditas, tanto por ela quanto por Randall foram fortes. Irrecuperáveis. E aquele “Don’t you dare say I’m in here by choice” me atingiu profundamente… é um caso sério, difícil, e não sei como será quando ela realmente sair da cadeia.
Mas Randall deve estar fazendo a coisa certa.
Ele deixou Deja conversar com ela no telefone.
De volta em 1981, percebemos o Juiz Bradley dificultando o processo de adoção de Randall, e quando ele disse aquele “I don’t believe that child belongs in your home. […] That child belongs with a black family”, eu o julguei. Não devo julgar as pessoas, mas eu sinceramente me revoltei com o que ele disse. Me revoltei porque Jack e Rebeca tinham MUITO AMOR para dar àquela criança, e eles já cuidavam de Randall há mais de um ano, e o Juiz Bradley tinha seu discurso baseado em PRECONCEITO. Foi revoltante, mas Rebeca é UM MÁXIMO, e ela mandou uma carta sentimental e destruidora para o juiz, que o levou a passar o caso adiante, para outra juíza, e essa juíza tinha uma posição completamente diferente em relação ao caso, e tratou-os com educação, com simpatia, e entendeu (e sentiu, quiçá) o imenso AMOR que existia naquela família.
Ela fez a coisa certa.
Assim como o juiz no caso de William: aquela cena ME ARREPIOU!


Para mais postagens de This is Us, clique aqui.


Comentários