Maria do Bairro – O Julgamento!


O julgamento de Soraya Montenegro!
Como eu sempre digo, Maria do Bairro é uma novela REPLETA de acontecimentos (e de muito sofrimento também, claro). Depois de TUDO o que Soraya Montenegro fez (inclusive retornar dos mortos para atormentar os De la Vega mais um pouquinho e seduzir o Nandinho), finalmente ela vai a julgamento, e você pode pensar que esse é o fim da personagem, que vai passar o resto da vida na prisão… só que não. Embora nós vejamos Soraya Montenegro na cadeia por algum tempo (curtíssimo), o julgamento é um verdadeiro fiasco. Soraya está lá, fazendo todas as cenas que puder fazer, enquanto Luis Fernando De la Vega, como promotor, tenta desmascará-la e provar todas as barbaridades pelas quais ela é responsável. É um dos poucos momentos em que eu admiro Luis Fernando, pela sua força e determinação, e por estar fazendo algo de ÚTIL.
Acusando Soraya Montenegro!
Ele traz Esperanza como uma testemunha, mas sua presença não tem lá muita força. Soraya insiste na mentira de que ela caiu da escada e tudo o que ela fez foi tentar ajudar, e Esperanza não está em condições de dizer o contrário… e Soraya apela fazendo cena, chorando falsamente, dizendo que queria ser uma mãe a Alicia, mas que a garota é louca e nunca a quis! Adoro ver Luis Fernando falando da declaração de um psiquiatra que atesta que Alicia está em perfeitas faculdades mentais! Nandinho também depõe, e não é tão útil também – ele fala de seu envolvimento romântico com Soraya, (que constantemente grita “¡Mentira!”), e responde às perguntas falando sobre como Soraya tratava Alicia, e sobre a agressão na noite da festa, quando Soraya bateu em Esperanza, jogou Alicia para fora da cadeira e tentou matar Nandinho com uma tesoura.
Mas parece que o argumento não tem força porque o Sr. Armenteros insiste em coisas que Nandinho não está disposto a compartilhar – pergunta-lhe, por exemplo, quem o ajudou naquela noite, e Nandinho se recusa a dizer algo para proteger Aldo, FILHO DO ADVOGADO DE SORAYA, porque ele não queria se manifestar. Então, o Sr. Armenteros usa isso para dizer que tudo é uma GRANDE MENTIRA, e que ele não dá mais informações porque nada daquilo aconteceu… Nandinho ainda é acusado de querer se casar com Alicia apenas para ferir Soraya. Assim, o interrogatório de Nando é um verdadeiro fiasco, que acaba com a falta de provas de um envolvimento com Soraya (ela até que foi bem esperta), e o de Luis Fernando falando com Alicia não foi assim tão melhor. Ela desistiu de dizer muita coisa, embora tenha dito que Soraya não a deixava ir ao médico ou ter um professor!
Toda a sequência é envolta em muita tensão e suspense. Imagino como deve ter sido ver a novela em 1996, pela primeira vez, quando ninguém sabia o que ia acontecer com Soraya Montenegro. O nervosismo para que se pudesse provar todos os crimes e, assim, condená-la! O tribunal vira uma baderna. Há gente gritando, há Soraya fazendo cena, há risadas da plateia toda vez que ela diz que é inocente… e você se irrita tanto com os empregados da casa de Soraya, que não tem coragem de dizer nada, e com Aldo, que também poderia ter resolvido tudo, mas é um INÚTIL. O medo dele de depor contra o pai é vergonhoso, e eu entendo a decepção de Tita ao ver isso tudo… assim, como era de se esperar pelo teor dos depoimentos que presenciamos, SORAYA MONTENEGRO É OFICIALMENTE DELCARADA INOCENTE DE TODAS AS ACUSAÇÕES.
Então ela pode voltar a atacar.
Mas isso ficará para mais tarde… agora, nos resta falar sobre as reações tremendas e tristes que se seguiram a essa declaração… afinal de contas, a injustiça reina, e é um terror. Maria chora, e o tribunal vira, novamente, palco de uma CONFUSÃO, enquanto Soraya se regozija em uma expressão de puro deleite e quase luxúria, o que é sofrido de assistir. Para terminar, o juiz ainda determina que Alicia e Esperanza devem viver com ela, e é claro que todos sofrem um pouco mais… Soraya ri como uma louca descontrolada, ainda dentro do tribunal, escarnecendo Nandinho, por exemplo, e a vitória de Soraya ainda tem outras facetas, uma que se desenrola quando Nandinho vai até a sua casa para mandar que ele fique longe de sua família, e outra quando Luis Fernando vai para o bar se embebedar, frustrado pessoal e profissionalmente.
Muita mais confusão até o fim da novela…

Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Eu me lembro do quanto fiquei revoltado com a absolvição de Soraya. Eu era uma criança, e não conseguia entender o quanto uma pessoa má poderia estar sendo declarada inocente de seus crimes. Ei fiquei com tanta raiva kkkkkkkk. Ainda mais com o tom debochado que ela passa a ter depois que é "liberta". Ela estava livre! E eu me recordo de não querer isso veemente... eu parecia um daqueles fanáticos de futebol que ficam em frente a TV esperando que o time adversário não ganhe para que eu seu saia vitorioso, é claro. Mas não rolou. Soraya ainda tinha mais algumas maldades para fazer. Maravilhosa! A boa vilã é aquela que desperta sentimentos em nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário