A prisão de Maria do Bairro


“A la madre de Soraya Montenegro… ¡la maté yo!”
Claro, porque a Maria não sofreu o suficiente até aqui! Maria do Bairro, interpretada pela Thalía, é basicamente uma mulher que sofre do começo ao fim da novela, com alguns segundos de felicidade intercalados com ANOS de sofrimento. Desde que perdeu a madrinha, aos 15 anos, e foi morar na casa de Don Fernando De la Vega, Maria só conheceu tristeza, acima de qualquer outra coisa. Com um casamento muitas vezes infeliz. Uma loucura desencadeada por uma série de fatores. Um filho dado no parque quando ela não estava no controle de suas faculdades mentais. Uma vida buscando um filho até que o encontre, uns 15 anos mais tarde. E, mais recentemente, a libertação de Soraya Montenegro de todas as acusações contra ela em um julgamento… como se isso tudo não bastasse, Maria do Bairro ainda VAI PRESA!
Tudo começa quando Nandinho vai até a casa de Soraya, descontrolado, gritando com ela e exigindo que ela fique longe deles, que finalmente os deixe em paz – ele está verdadeiramente possuído pelo ódio. E Soraya passa dos limites falando de Maria, chamando-a de morta de fome e dizendo que, antes de se casar com Luis Fernando, ela era amante de Don Fernando – não culpo Nandinho por perder o controle de vez, tentando matá-la ali mesma, envolvendo o pescoço dela com suas mãos. Mas então, quando ela está sufocando, ele percebe o que está fazendo e não consegue continuar, e a solta, descabelado e suando, e não percebe que deixa sua carteira cair, ainda a chutando para baixo do sofá, para causar todas as confusões e más interpretações futuras. Ele acaba indo embora, portanto, sem a carteira, parcialmente horrorizado com o que quase fez.
Isso se alia ao fato de Soraya SURTAR ao ver Calixta no seu quarto, chamando-a de filha, e então a empurra e a senhora MORRE, tudo enquanto a empregada encontra a carteira de Nandinho na sala… bem, como Soraya estava se perguntando o que fazer com o corpo, a carteira parece “cair do céu” para ela, a vingança perfeita. Então, “começa o show”. Ela deixa a carteira do rapaz no quarto onde Calixta foi assassinada, e sai desesperada gritando para os empregados, fazendo todo um drama e já acusando Nandinho, que tem que ter sido ele… o drama ainda é intensificado pela declaração: “Esta mujer… ¡era mi madre!”. Nandinho percebe que perdeu a carteira logo em seguida, mas já é tarde demais – Soraya já está ligando (vestida de preto) para Maria, dizendo que Nandinho matou Calixta, provavelmente tendo-a confundida com ela.
A primeira reação de Maria é dizer que o filho é inocente, e que se ela o acusar, ela vai encontrá-la e matá-la. Mas não demora quase nada para a polícia estar na casa dos De la Vega, dizendo que sua carteira foi encontrada na casa em que uma mulher morreu… para proteger o filho, e ainda no limite por causa de umas fotos de Luis Fernando com Soraya, armadas (vamos falar disso na próxima postagem!), Maria do Bairro confessa um crime que não cometeu: “A la madre de Soraya Montenegro… ¡la maté yo!” Bem, com uma confissão dessas, ainda que falsa, Maria é conduzida para a delegacia, em que faz a confissão completa, dando motivos, e eu devo dizer: ELA É CONVINCENTE. Maria não seria capaz disso, mas ela tinha motivos para tal, e como fazê-lo. “¡La asesina soy yo!” Na cadeia, Maria rechaça Luis Fernando totalmente, por causa das fotos armadas.
Enfim, voltemos nisso mais tarde.
Por ora, serve dizer que Maria mantém-se na cadeia, e insistindo na história de ter matado Calixta quando foi até a casa de Soraya para matá-la. E eu não sei o que é mais triste. Se é o Luis Fernando indo até lá, preocupado com ela e ela sendo impulsiva, nervosa e insistindo que matou Calixta, só para chocá-lo e irritá-lo (embora ele não acredite nisso), ou o Nandinho ACREDITANDO que Maria realmente matou uma mulher… é triste quando ela tenta segurar sua mão e ele se afasta, chocado e diz que não pode perdoar que sua mãe seja uma assassina. Na verdade, foi IDIOTICE dele, ele CONHECE a Maria, não sei como pôde acreditar nisso tudo e não ligar os pontos de que ELE estava sendo acusado! E o pior é que Agripina ainda atiça o ódio imaturo do garoto, enquanto a pobre Maria INOCENTE é condenada a uns 20 anos de prisão, mas fica feliz que, pelo menos, seu filho não precisará ficar ali.
O que uma mãe não faz, não é?
Agora, como é o destino também: quem é sua parceira de cela? Claro, PENELOPE LINHARES! A situação é assustadora, naturalmente. Penelope ri loucamente, a ameaça de tudo, e ainda diz que, ali dentro, ela está melhor que Maria do Bairro – há mais tempo e sairá mais logo, afinal seu crime não é tão grave quanto o de Maria. Se estar na cadeia já tem de tudo para ser um inferno, Penelope promete INTENSIFICAR a experiência de Maria. Isso tudo ainda ao lado de Luis Fernando tentando buscar Nandinho para visitar a mãe, e ele se recusando a ir, porque é idiota, dizendo que Maria foi sua mãe por pouco tempo, mas agora nunca mais quer vê-la. No meio disso tudo, Luis Fernando também sofre, porque não consegue levar o filho para ver a mãe, e não consegue fazer Maria acreditar em sua inocência no caso Soraya.
Mas temos cenas ÓTIMAS na cadeia também. Especialmente quando Maria e Penelope são colocadas para lavar um banheiro JUNTAS. Os banheiros são imundos, e Penelope faz de tudo para provocar e HUMILHAR Maria do Bairro. O rebaixamento de Maria e sua humilhação são terríveis, mas também dura pouco… é tão LINDO quando Maria do Bairro se levanta e LUTA. Primeiro com um “Toca em mim e vão se arrepender! Sabem porque eu estou aqui, né? Por matar uma mulher!” E eu RI MUITO com esse discurso. Maria ficou hilária gritando e ameaçando, e logo conseguiu COLOCAR ORDEM. Bateu em duas aprendizes de Penelope e desarmou a líder delas, ameaçando Penelope de volta com seu próprio canivete. É EXCELENTE. E eu quase morri de orgulho de Maria! E com o cabelo solto, o rosto sujo e uma maneira mais informal de falar, parece que estamos vendo, novamente, a Maria do Bairro de 15 anos…
Lá do início da novela.
E EU AMO AQUELA MARIA!
Jovem, esperta e entendida – a maneira como provoca Penelope e como se move me lembra um pouco o dia em que Don Fernando levou Maria do Bairro para a casa dos De la Vega, e ela enfrentou Victoria e Soraya, perguntando se “tinha alguma coisa errada com ela”. Foi nostalgicamente DELICIOSO. A partir de agora, ela consegue impor um pouco mais de respeito, e quando Penelope a chama de “Maria do Bairro”, na expectativa de menosprezá-la, ela responde: “COM MUITA HONRA!” Tem como não amar? Meu sorriso vai de orelha a orelha com a cena! Para quem estava esperando ver a Maria ser diariamente humilhada enquanto estivesse na cadeia, dividindo uma cena com Penelope, esse momento foi um verdadeiro alívio que nos fez respirar felizes… nossa querida Maria do Bairro, jovem e forte, estava de volta e com tudo!
Só faltava Nandinho entender tudo o que estava acontecendo… é meio triste vê-lo sofrer. Ele não consegue entender que Maria é inocente, mas ele sofre, porque é “difícil desprezá-la”. Chorando e confuso, Nandinho diz que a amava muito, e é agora é difícil pensar que ela é uma assassina, e Caridad o incentiva a NÃO PENSAR ASSIM então, mas Agripina continua dizendo que ele tem motivos para isso e que está em seu direito de odiá-la – Caridad alerta Agripina de que ela ainda vai se arrepender do que está fazendo. Até o Padre Honorio é trazido de volta, para dizer a Nandinho que Maria é INOCENTE, e que ela só se entregou à polícia porque ele era o principal suspeito do crime. Garantindo que Maria é inocente, o padre o alerta dizendo que ele ainda vai ter que lhe pedir perdão, e Veracruz diz a Agripina que a culpa é dela por isso tudo.
Parte da culpa, pelo menos.
Então Agripina vai até a cadeia ver Maria, finalmente, e então ela diz toda a verdade, conta o que fez para salvar o filho da prisão, e é muito triste e comovente. Maria pede que ela fale com Nandinho, não deixe que ele a odeie. Lupe, mais tarde, entrega a Nandinho uma carta de Maria, emocionante, na qual ela conta toda a verdade, sobre como ambos são inocentes, mas ela fez isso por ele – e ele, chorando, acredita ENFIM. E, naturalmente, sofre por tudo o que fez, e vai ver Maria. O abraço doloroso dos dois, a conversa, e Maria dizendo que precisa manter a mentira, ninguém deve saber da verdade… mas ele diz que não pode obedecer, não pode permitir que ela fique ali no lugar dele sendo inocente, e eu acho que a culpa, agora, lhe pesa mais que tudo… então ele sai, expressando o sofrimento de AMBOS, e todo mundo fica apreensivo, e se perguntando:
O QUE NANDINHO FARÁ?!

Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. kkkkk Penélope chamando Maria de "Maria do Bairro", e ela respondendo "Com muita honra" é quase um momento de vibração, com direito a gritos e pulos de alegria. Eu gosto muito dessa parte da Maria na cadeia. Principalmente porque ela não se rebaixa, e ela sabe se defender. A cena do canivete é inesquecível! É claro que eu tinha um motivo esquecido para não gostar muito da Agripina (velha chata), ela praticamente incentiva Nandinho a odiar a mãe... e temos um momento em que o detestamos também por isso. Nandinho, o aborrecente chatonildo. É muito comovente tudo o que Maria fez por ele, e é difícil aceitar o desprezo dele com ela. Eu gosto muito de quando a Maria vai para a solitária (o que não deve ter passado no DVD), e lá ela faz amizade com os ratinhos kkkkkk dando comidinha para eles. Ai, que fofa. A Maria não existe. Ela se preocupa até com um ratinho kkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário