Kamen Rider Build, Episódio 12 – Theory of Conspiracy


Impressionante como “Kamen Rider Build” não cessa em nos surpreender. No episódio passado, vimos a aguardadíssima transformação de Ryuuga Banjou em Kamen Rider, e esse episódio trouxe a sua nomeação oficial em Kamen Rider Cross-Z, mas enquanto temos essas formas incríveis para os Kamen Riders, esses poderes ótimos e muita ação bacana, nós também temos um roteiro bem escrito que sustenta todo o restante de “Kamen Rider Build”, e isso merece ser devidamente elogiado. O episódio começa com Sawa contando a sua história, sobre como se tornou uma espiã das Indústrias Nanba e como sempre soube sobre aquele lugar, e enquanto ela conta a sua história, Sento também investiga em seu trabalho, conseguindo alguma ajuda de Utsumi, que lhe revela um Porão do Nível 3 desconhecido para ele até então. E tudo vai ficando mais complexo!
Começamos a confiar em Sawa, depois do choque dos últimos episódios. Acontece que ela está, agora, ajudando a equipe dos Kamen Riders, e ela pretende destruir a Nanba e a Faust porque, há 3 anos, quando a Faust perdeu o Painel da Caixa de Pandora, 11 pesquisadores foram mortos para encobrir o fato, e dentre elas o seu pai – seu intuito agora é expor Nanba e a verdade sobre o que aconteceu com ele. E enquanto as garotas nos proporcionam essas informações cruciais, os garotos lutam, agora que Sento deu um drive próprio a Ryuuga. E EU AMEI VÊ-LOS LUTANDO JUNTOS! O henshin de Ryuuga em Cross-Z continua espetacular, e me arrepiou. Sento, por sua vez, consegue uma nova forma: KaizokuRessha, uma vez que consegue recuperar todas as suas garrafinhas que foram roubadas dois episódios atrás, além de garrafinhas novas, como a do Trem.
Trem e Pirata? Melhor combinação somehow.
Blood Stalk foge com a Caixa de Pandora!
O episódio também traz toda uma narrativa política que coloca o governo de Touto em “uma operação para desmantelar a Faust”, que é toda uma elaborada encenação para que pareça que eles estão fazendo algo, e para encobrir o Primeiro Ministro em exercício, Gentoku Himuro. É revoltante. O “Night Rogue” luta contra o Build KaizokuRessha, e descobrimos mais tarde que era o Nariaki Utsumi se passando por Night Rogue por Himuro, numa armação toda que livra a sua cara e o deixa como “o mocinho preocupado”. Fiquei com pena de Utsumi, até porque eu gosto dele e ele é uma gracinha. Ele fica difamado como o Night Rogue que traz destruição e preocupação a Touto, e depois de uma cena forte de Utsumi e Build (que ele sabe que é Sento) na ponte, Himuro o mata antes que “ele fale demais”, e dá uma terrível entrevista hipócrita na TV.
E o pior é que essa política é tão palpável.
Por mais desesperador que o episódio seja nesse sentido, nos obrigando a nos despedir de Nariaki Utsumi de uma forma muito injusta, ele também nos proporciona confiarmos em Sawa novamente. Agora, depois que ela foi “descoberta” e suas motivações foram expostas, talvez a conheçamos mais que nunca, e talvez possamos gostar mais dela agora. Ela é convidada a ficar, o trabalho ainda não acabou. Ela vai ajudá-los em tudo, da recuperação da Caixa de Pandora à melhora da imagem do Kamen Rider na mídia e a provar a inocência de Ryuuga. Foi bonitinha a maneira como ela ficou emocionada ao ver que eles a aceitavam de volta, embora ela tivesse sido uma espiã esse tempo todo… o episódio acaba em um interessante cliffhanger em uma ligação de Nabeshima, que diz ter recuperado a memória e se lembrado de quem pediu que ele incriminasse Ryuuga.
Mas eles não nos contam quem.

Para mais postagens de Kamen Rider Build, clique aqui.


Comentários