MacGyver 2x06 – Jet Engine + Pickup Truck


“Yeah, you use the Force, Mac!”
Um episódio muito interessante, repleto de ação eletrizante, e com um quê de emotivo que me interessa – ainda quero saber onde o roteiro quer chegar com todo esse mistério a respeito do pai de Angus MacGyver. Na missão que a Phoenix Foundation precisa enfrentar nesse episódio, “The Damisa” colocou fogo em um poço de óleo na Nigéria, e enquanto o fogo queima insistentemente, uma fumaça grossa toma conta do céu, ameaçando encobrir os satélites – criminoso e nada ecológico, mas reconhecidamente inteligente. A missão de Mac e sua equipe, assim, é conseguir extinguir o fogo, impedir uma Guerra e salvar os vilarejos próximos, que têm toda uma carga não só histórica mas sentimental naquele lugar. E essa faceta do episódio surge quando a equipe é capturada por moradores locais, e descobre que precisa ajudá-los.
Assim, o time faz um acordo com os moradores locais, prometendo que vão ajudá-los – “So it’s not their history they’re protecting, it’s their future”. E poderia ser muito mais fácil simplesmente evacuar o local, mas Los Angeles é a casa de Mac, de Riley, de Bozer e companhia, mas não é a casa daquelas pessoas… ali, toda a história pode não apenas ser vista como sentida, através de uma árvore plantada por um antepassado, por exemplo, e que cruza quatro gerações, alimentando as pessoas da família. Além de um homem que conversa com Bozer, por exemplo, e explica que a sua filha foi levada há alguns anos, e ele não quer sair dali, porque sabe que ela pode retornar, e ele não quer correr o risco de não estar ali quando ela voltar. É bastante forte e emotivo, na verdade. Por isso, eles estão determinados a ajudar, mas é arriscado.
Inclusive, a Matty proíbe que eles permaneçam no lugar, e eles precisam escolher entre seguir as ordens e desobedecê-la. Nova na equipe, Cage não gosta muito da ideia de desobedecer uma ordem direta, mas ela o faz. É uma atitude boa da equipe, e não os julgamos, mas tampouco julgamos Matty, que via a “big picture” e queria mantê-los em segurança, além de garantir o sucesso da missão. A missão, inclusive, tem os seus problemas, como qualquer tentativa aérea de apagar o fogo sabotada, e todas as tentativas a partir do chão muito inviáveis. No entanto, NÓS TEMOS O MACGYVER! E eu realmente adoro aquelas coisas bizarras que ele inventa, como aquele lance da bolsas, da pedra e do cadarço e tudo o mais… “I trust you can build anything, Mac, but an airplane?!” E não era bem a ideia de criar um avião…
“Fast and Furious: Nigerian Trip!”
As cenas do carro foram EXCELENTES. Tanto aquela ação desenfreada, a Cage no capô do carro, o Mac que estava um gato… quanto por aquela sequência depois, quando o tempo estava acabando e os planos não estavam indo realmente como o devido, e o Mac transformou o carro em TURBO, o que é um verdadeiro sonho: não apenas para o Jack, eu devo dizer isso! Que cena bacana! No fim, Cage, Mac e Jack conseguiram apagar o fogo e salvar a cidade, e é recompensador vê-los reconstruindo, vê-los olhando para o futuro, ver o cara realmente reencontrando a sua filha depois de alguns anos… aquela cena emocionou. No entanto, Bozer e Riley ainda terão que responder por ter ficado na cidade mesmo contra as ordens de Matty, e o episódio acaba com esse mistério, então eu estou com medo de ver o que o futuro os reserva!
Mas deve dar tudo certo, eventualmente.

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários