Arrow 6x08 – Crisis on Earth-X, Part 2


“There’s a 53rd Earth, and it’s called Earth-X”
AH! A CW preparou, para esse ano, o que pode ser o MELHOR CROSSOVER de suas séries! Bem, eles sempre terão a oportunidade de nos surpreender no ano seguinte, mas dessa vez eles se saíram bem. O episódio mantém o nível do episódio passado, em “Supergirl”, e também trabalha com uma igualdade de protagonismo de que eu gosto – quer dizer, nós temos um drama por causa de Oliver e Felicity, e mesmo com nazistas da Terra-X invadindo o casamento de Barry e Iris e causando toda essa confusão, Oliver Queen quer falar com Felicity sobre eles, e tudo o mais, mas é breve, e como eu não vejo mais “Arrow”, não é nada que me incomode muito. Nada como a PÉSSIMA atuação de Stephen Amell, por exemplo, que tinha tudo para fazer aquela primeira cena, no STAR Labs, ser memorável e emocionante… quer dizer, foi uma cena e tanto, certamente, mas a atuação de Stephen Amell…
Deplorável.
Me refiro à cena em que Kara, Sara, Oliver, Barry, Felicity e Iris veem o misterioso arqueiro tirar a sua máscara e revelar a sua identidade: TOMMY MERLYN. A segunda parte de “Crisis on Earth-X” COMEÇOU COM TUDO! Eu sempre gostei muito do Tommy, e sempre senti a sua falta enquanto assisti “Arrow”, e meu coração disparou ao vê-lo, o Tommy da Terra-X. “Thea’s other brother. And my best friend”. A conversa de Oliver e Tommy foi forte e muito bem escrita (embora bem interpretada apenas por metade do elenco presente, se vocês me entendem), e eu não caí no joguinho manipulador do Tommy em momento algum, mas que foi uma fala e tanto? AH, FOI! Ele fala da Terra-X, de como as crianças crescem lá, e de como a doentia ideologia nazista é natural para eles… ele termina chamando Oliver de “idiota” e “patético” por acreditar nele, e então se mata…
Sim. Infelizmente precisamos ver Tommy morrer novamente.
O roteiro não enrola a deixar que todos saibam que estamos enfrentando ameaças de outra Terra, e eu adoro quando eles fazem referências aos quadrinhos, como quando Kara explica que “existem 52 terras”. Entendido, Harry explica, então: “There’s a 53rd Earth, and it’s called Earth-X”, introduzindo o conceito de uma terra “extra” que nem é nomeada porque ninguém ia querer ir para lá. Um lugar onde, como em “O Homem do Castelo Alto”, de Philip K. Dick, os nazistas venceram a Segunda Guerra Mundial e Hitler morreu em 1994. Agora, eles parecem querer “dominar outras terras”, mas existe mais do que isso na complexidade do motivo pelo qual eles invadem a Terra-1. E isso envolve um Prisma e um coração específico. Gostei de conhecer esse grupo dark da Terra-X, de ver a tensão entre eles, ver Oliver versus Wells, ver Kara os separando e, MAIS SURPREENDENTE: OLIVER E KARA CASADOS!
Bizarro, mas curioso!
Apesar de dramas e um pouco de desenvolvimento nos sofrimentos, sejam eles de Oliver e Felicity, ou de Alex e até de Jax, o episódio ganha força mesmo quando entra em uma ação desenfreada. Além de ter aquelas pegadas cômicas que eu adoro, como o Barry e a Kara impacientes esperando pelo Oliver, que tarda a chegar em uma moto, com um comentário hilário: “Just a quick reminder: super speed. I don’t have it”. AMEI! Então temos o trio versus um trio de Earth-Xers, cujas identidades são oficializadas. Dark Arrow se revela Oliver-X, Overgirl se revela Kara-X e Reverse Flash é Eobard Thawne no corpo de Wells, diretamente da Terra-1, assassino da mãe de Barry. As expressões de Barry, Kara e Oliver ao vê-los é perfeita, e o diálogo é impressionante. Falamos mais sobre a Terra-X, sobre meritocracia, e eles comentam coisas como “This is sick!” e “You’re perverse”.
E em meio a tanta coisa séria… “His wife? Gross! No offense”
Para mim, a melhor cena de ação do episódio foi o trio “do bem” impedindo um prédio em construção de cair, com bons efeitos (não espetaculares, though) e a trilha sonora de cada um, mais o Oliver trabalhando mais ou menos como o Homem-Aranha trabalharia nessa situação. Mas eu fiquei me perguntando: cadê o Barry-X? QUERIA VER! A segunda grande ação do episódio se divide em duas frentes, de um lado com os nazistas versus heróis e lendas em um galpão, e de outro o Dark Arrow no STAR Labs, lutando contra Mick, Killer Frost e uma galerinha nova que eu ainda não sei identificar, porque devem ser personagens de “Arrow”. Dessa vez, com a ajuda de Metallo do lado dos Earth-Xers, os nossos heróis e lendas PERDEM, e acabam presos e sem poderes, com Overgirl e Dark Arrow planejando usar Kara para um transplante de coração que salvará a vida de Kara-X.
Wow.
Para nos deixar ainda mais desesperados para a sequência, temos um final IMPACTANTE, que conta com os nossos heróis e lendas não apenas presos, mas presos na Terra-X, EM UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO. Se estamos em um mundo dominado pelo nazismo, isso faz todo o sentido… e pior do que isso: eles estão sem Kara Danvers. Aparentemente, o próximo episódio terá que nos mostrar como os nossos protagonistas saem desse campo de concentração na Terra-X e salvar a vida de Supergirl… pode ser que tenhamos uma história que se passe quase que inteiramente na Terra-X, e vocês sabem que eu AMO histórias que se passam em universos paralelos, independentes do universo central em que cada série acontece… desse modo, estamos ANSIOSOS para assistir às duas últimas partes do crossover, mas a CW segue fazendo um incrível trabalho.
Juntando esses quatro episódios, daria um filme e tanto!

Para mais postagens de Arrow, clique aqui.


Comentários