Supergirl 3x07 – Wake Up


Retorno de Mon-El. Nascimento de Reign.
Um daqueles episódios para dividir opiniões e para me deixar ao lado de poucos que defendem Mon-El. Acredito que aquelas pessoas (e, infelizmente, são muitas) que detestam o personagem devem ter começado o episódio com muita raiva, e devem ter terminado o episódio felizes da vida, “porque o casal Kara e Mon-El acabou”. Desde o começo, quando Mon-El estava todo diferente e estranhando Kara comentar dos “sete meses”, eu desconfiei que viria um plot desse e que Mon-El estaria casado, mas eu não o julgo, devo dizer isso: PARA ELE, FORAM SETE ANOS! Não sei o que isso significa para a série, no entanto, além de mais sofrimento para Kara Danvers, que realmente não precisava disso. Por outro lado, a série também explora mais do passado de Sam e a fixa como uma personagem importante para esse terceiro ano: Reign.
Assim, Mon-El retornou, sim. Absolutamente gato com aquela barba, Mon-El estava perdido. Kara estava contente em vê-lo, em poder abraçá-lo novamente, e ele estava confuso, preocupado com as pessoas nas outras cápsulas da nave em que foi encontrado, e muito misterioso. Até demais. Em defesa a Mon-El (!), eu devo dizer que ele pensou em contar, num primeiro momento, quando acordou na DEO e Kara o abraçou, mas ela não o deixou falar… e quando ele disse que “tentou mandar mensagem” e perguntou, surpreso, “Sete meses?”, meu coração já se partiu imediatamente. Kara sabia que ele estava distante, e ele estava mesmo misterioso, como quando escapa para ir até a nave e acaba interceptado, e ataca dois agentes da DEO, e é nocauteado pela própria Supergirl, que lamentavelmente o leva para uma cela, confusa.
Com isso, temos uma das cenas mais tristes do episódio. Kara chora ao tentar entender o que está acontecendo, ao tentar achar justificativas para ele, mas ele garante que “é ele mesmo”, embora as coisas estejam diferentes agora. É um discurso doloroso, o dela, sobre como tem pesadelos toda vez que dorme, sobre como queria que ele estivesse de volta, e achou que poderia ter esperanças de novo quando o viu, mas então ele está assim, diferente. E ele não sabe o que dizer, além de pedir desculpas… “Shame on me for having a human heart”, diz ela. Quando Winn vai tentar falar com ele, as coisas começam a caminhar. Ele o convence de que precisa sair daquela cela e retornar à nave (“People will get hurt if I don’t. Kara kill get hurt. Please”), e ele realmente parece muito sincere ao explicar isso, e Winn resolve ajudá-lo, mesmo que isso enfureça Supergirl.
E então a verdade:
“NO, IT’S BEEN SEVEN YEARS!”
Já esperava por aquilo, desde o começo, mas ainda assim foi de partir o coração ouvi-lo dizer. As coisas mudam quando você está em uma cápsula no espaço, e ele passou os últimos 7 anos, desde que deixou Kara, vivendo na Terra, no Século XXXI, mas agora ele não tem tempo para explicar muito mais do que isso… ele precisa salvar as pessoas das outras cápsulas, como Imra. E se você está acostumado a novelas, você já sabe muito bem quem é Imra, especialmente quando Kara lhe pergunta e ele só diz “Her name is Imra”. É triste, mas compreensível: “I’m sorry. For all of this. I never thought I’d see you again”. Depois desses 7 anos, Mon-El acabou conhecendo outra pessoa, se apaixonando e se casando – Imra é sua esposa, e não podemos julgá-lo. FORAM SETE ANOS, e ele não achou que um dia fosse voltar a ver Kara. Ele só teve mais tempo que ela para seguir em frente.
Não o julgo.
Afinal de contas, gostaria de lembrar que o próprio Chico Bento, que é tão apaixonado pela Rosinha, por exemplo, acabou namorando outra mulher quando passou alguns anos preso na Corte do Rei Artur! O primeiro beijo foi mais ou menos um ano depois de Chico ter deixado Vila Abobrinha, a UFA e a Rosinha para trás, e lá ele se casou e até teve filhos com a moça! Então não julgue o Mon-El só porque você o detesta, ele não estava errado. Mas se para Kara foram apenas 7 meses, é natural que ela esteja confusa, e que ela esteja triste. E eu não estou preparado para vê-la sofrer ainda mais, e para os comentários maldosos de haters que vão colocar toda a culpa em Mon-El daqui para a frente. De todo modo, estou curioso para saber o que esse plot nos reserva e até onde ele pode nos levar, enquanto temos outras coisas INCRÍVEIS acontecendo na série…
a.k.a. Samantha!
Nesse episódio, Sam percebe que não pode negar que há algo de diferente com ela, e ela até se prova, como colocando a mão na água quente, e eu me perguntei o que se passa na cabeça de uma pessoa em uma hora dessas? O desespero dela é palpável, e ela vai atrás de sua mãe adotiva para descobrir algo sobre o seu passado, e descobre: ela foi encontrada em uma cápsula como a de Kara! Assim, entrando cada vez mais em seu passado, Sam chega à sua própria Fortaleza, um pedacinho de Krypton, seu planeta natal, na Terra, e recebe informações bombásticas: “You’ve come. I imagine you have questions. I have answers. […] Science. Magic. Information. Your friend. […] It is time for you to emerge. It is time for you to become Reign”. Ah, mas Reign não é como Supergirl, Ruby não estava certa, Sam não será uma heroína. Ela é uma vilã, uma Worldkiller, programada para MATAR e DESTRUIR.
E agora ela acordou… “I have awoken”
O que esperar dela nos próximos episódios?!

Para mais postagens de Supergirl, clique aqui.


Comentários