SIMONA – A hipoteca da Mansão Guerrico

“Sensação de que está chegando o fim de algo”

Quando parecia que tudo estava bem (Mauro estava preso, Simona tinha reencontrado o Dante, tinha escolhido seu futuro, Blas e Júnior tinham feito as pazes…), “Simona” ainda precisa criar conflitos para os seus últimos capítulos, e duas coisas se destacam: a hipoteca da Mansão Guerrico e a relação difícil de Blas e Júnior que, sinceramente, eu acredito que não teria futuro na vida real. Todos estão bem tranquilos na Mansão Guerrico, como sempre, quando o banco chega com uma ordem de despejo, começando a carregar tudo para fora… os móveis, as decorações, até os porta-retratos… a casa está sendo esvaziada e, como a própria Simona comenta, é como se “fosse o fim de alguma coisa”. Até é uma maneira legal e dolorosa de se despedir da novela e relembrar momentos, mas o retorno para a Mansão vai ficar para o último capítulo

Todos ficam nervosos, Simona está hilária se recusando a se levantar de uma cadeira e cantando, por exemplo, e o Diego não atende o telefone de jeito nenhum… e ficamos nos perguntando O QUE FOI QUE ACONTECEU! Seria um mal-entendido? Na verdade, não… descobrimos, eventualmente que tudo é culpa da Siena, em algum tempo remoto em que ela ainda tinha atitudes como essa: ela entregou as escrituras da casa para Mauro, e agora eles perdem a casa, sem o conhecimento de Diego. E, novamente, vou ter que dizer que eu fiquei feliz com o que aconteceu, porque, mesmo tão perto do final e depois da prisão do Mauro, temos um lembrete do quanto ele fez mal a todo mundo… Siena se sente muito culpada, e Diego, quando enfim consegue ser avisado, não sabe o que vai fazer para conseguir pagar o dinheiro que deve…

Nem vender sua parte na clínica é o suficiente…

Enquanto isso, alheios a tudo o que acontece no andar de baixo, Blas e Júnior estão brigando pela 54289746ª vez, dessa vez por causa de um casamento – mas é MUITO MAL-ESCRITO, por vários motivos. Primeiro que é praticamente o mesmo motivo pelo qual eles terminaram há tantos meses, o que quer dizer que nenhum dos dois mudou nada nesse tempo todo, então eles voltaram, mas estão tendo as mesmas atitudes e cometendo os mesmos erros, esperando que dessa vez seja diferente… se eles não são diferentes. Júnior continua sendo imaturo, mesmo depois de tudo, e não entende que o fato de Blas não querer se casar agora não significa que ele não quer se casar nunca. A falta de comunicação é lamentável, e os showzinhos de Júnior nos incomodam, porque, como Blas eventualmente diz, ele não está preparado para ter uma relação.

Mas, sinceramente, eu acho que o roteiro é tão imaturo quanto o Júnior. Por quê? A reta final de “Simona” é cheia de flashbacks, e quando a briga entre Blas e Júnior acaba se intensificando (e Blas encontra o Francisco na rua, que lhe diz que ainda não é tarde demais para ele se arrepender), Blas fica pensando em tudo o que aconteceu, e qual é o primeiro flashback que vemos? Quando Blas comprou uma escova de dentes para o Júnior vir morar com ele. Será que NINGUÉM percebeu que, naquela ocasião, tínhamos exatamente o mesmo problema, mas com os papeis invertidos? Blas julga tanto o Júnior por sua imaturidade e seu imediatismo, mas, naquele momento, como eu comentei no texto na ocasião, foi o BLAS quem foi imaturo e imediatista, e não entendeu que o Júnior teve medo porque as coisas estavam indo rápido demais.

Não era o momento.

Era EXATAMENTE A MESMA SITUAÇÃO, mas quem não estava preparado e quem queria deixar as coisas acontecerem com o tempo era o Júnior, e quem estava sendo idiota e imaturo era o Blas… vocês entendem como não faz sentido? De qualquer maneira, dessa vez o Júnior está errado, porque não consegue compreender o básico, e a briga dos dois fica ainda mais séria quando o Fran fica ligando para o Blas e, eventualmente, deixa uma mensagem de áudio, que Blas escuta na frente de todo mundo – não apenas de Júnior, mas de todos que invadiram a casa vazia pela janela dos fundos para “ter um encontro romântico”. E, na mensagem, Francisco diz que entende que o Júnior é o amor de sua vida e tal, e Júnior percebe o erro que cometeu, mas Blas vai embora bravo, dizendo, COM TODA A RAZÃO, que o Júnior não está preparado para ter uma relação.

Sinceramente, eles não podem dar certo.

Não assim.

Despejados da Mansão Guerrico, A GALERA VAI TODA PARA A CASA DE SIMONA. Os irmãos Guerrico, a Lucrecia, a Juviera… E É MARAVILHOSO! Temos cenas divertidas e incríveis na casa de Simona (inclusive descobrimos que Lucre está grávida!), e também temos cenas bonitas na Mansão Guerrico vazia… amei, particularmente, as cenas de Romeo, Dante e Júnior, se despedindo da casa, cheia de recordações, e embora tudo seja feito em um tom leve e divertido, as lembranças, aliadas ao finzinho da novela, deixam tudo com um tom meio melancólico. Gostei muito de quando apenas os 3 irmãos foram à casa vazia, se deitaram no chão da sala, olhando para o teto, e começaram a relembrar tudo o que viveram naquele lugar durante todos os anos que passaram ali… e o Júnior foi fofo, dizendo que não importa o lugar, importa que eles estejam juntos…

 

Para mais postagens de Simona, clique aqui.
Ou visite nossa Página:
Além do Cantinho de Luz

 

Comentários