Friends 5x08 – The One with all the Thanksgivings

“You’re so great, I love you”

QUE EPISÓDIO MARAVILHOSO! Exibido originalmente em 19 de novembro de 1998, “The One with all the Thanksgiving” é o oitavo episódio da quinta temporada de “Friends” e é talvez o episódio de Dia de Ação de Graças MAIS FAMOSO da série. Eu gosto de como todos estão reunidos na sala do apartamento de Monica, depois de se empanturrarem tanto (a Phoebe com preguiça de pegar o controle remoto e apontar para ligar a televisão é sensacional!), e então eles começam a trocar histórias… a tradicional história de Chandler para todo Dia de Ação de Graças, as histórias de Phoebe sobre vidas passadas e Dias de Ação de Graças terríveis, e os piores Dias de Ação de Graças que a Monica já teve. São vários flashbacks e muitas histórias!

As primeiras histórias são breves e ótimas – piadas rápidas que funcionam bem. Chandler detesta o Dia de Ação de Graças, como sempre soubemos, e embora a maior parte dos amigos já esteja cansado de ouvir a mesma história sempre, o Joey está empolgado dizendo que quer ouvir, porque “não seria Dia de Ação de Graças se o Chandler não contasse a história”, e então voltamos a 1978, que foi quando o Chandler descobriu não apenas que os pais iam se divorciar, mas que o pai era gay e preferia dormir com o garçom. Dizendo que esse dia não é pior do que o pior Dia de Ação de Graças que ela tem, Phoebe conta uma história de 1862, com ela trabalhando como enfermeira em alguma guerra quando uma bomba arranca seu braço e tudo o mais…

“Nessa vida, Phoebe!”

Em 1992, dois Dias de Ação de Graças antes do primeiro que acompanhamos em “Friends”, temos o tradicional feriado no qual o Joey ficou com a cabeça presa dentro de um peru – porque isso é algo que o Joey faria, é claro. Eu gosto muito dessa história por dois motivos: 1) ela é totalmente absurda, e isso acaba gerando um efeito de humor excelente; 2) rende, no fim do episódio, uma das melhores e mais icônicas sequências de “Friends”. O Joey está inusitadamente engraçado com a cabeça dentro daquele peru (a ideia dele era assustar o Chandler ou qualquer coisa assim), e o desespero de Monica é real, porque é claro que ela não quer a cabeça do Joey enfiada no peru que ela pretendia assar para celebrar o Dia de Ação de Graças!

Passamos mais tempo nos próximos dois Dias de Ação de Graças. Em 1987, encontramos outra versão dos personagens – temos o Chandler e o Ross voltando da faculdade para o feriado, por exemplo, com penteados ridículos e se sentindo estrelas do rock ou algo. E é interessante pensar que, embora isso não tenha sido pensado desde o início da série, conseguimos encaixar a história de Monica e Chandler aqui, em um flashback de 1987, porque Monica fica toda empolgada com o amigo do seu irmão mais velho, mas o Chandler é bem idiota e não lhe dá nenhuma atenção porque ela é gorda… e ele a ofende a chamando assim. Agora, em 1998, ele pede desculpas por algo que ele não se lembra de ter feito, mas que marcou a Monica desde então.

Tanto que, em 1988, ela planejou se vingar… e é desse Dia de Ação de Graças que a Rachel está falando quando menciona “O Pior Dia de Ação de Graças da Monica”. Monica emagreceu nesse um ano, Rachel fez uma plástica no nariz, Chandler e Ross trocaram de visual, e agora o Chandler está “subitamente” interessado na irmã do seu melhor amigo, e isso não é o suficiente para a sua desejada “vingança”. A história é um verdadeiro caos, a Rachel tenta ensinar a Monica a seduzir para enganar o Chandler e deixá-lo pelado e ridicularizado e tudo o mais, mas a cena da Monica tentando sensualizar é de uma vergonha alheia sem tamanho… e termina com o fatídico momento em que ela derruba uma faca e o Chandler perde a ponta do seu dedinho…

Agora, os dois precisam lidar com isso.

“That’s why I lost my toe? Because I called you fat?”

O Chandler sabe que errou em chamar a Monica de gorda, mas ele também sabe que era um babaca e que não merecia ter perdido a ponta do seu dedinho por isso, e ainda é uma informação que ele está tentando processar. Ele está chateado, e a Monica está fazendo de tudo para que ele escute o seu pedido de desculpas… e como melhor chamar atenção do que com um peru na cabeça? Monica aparece na porta do Chandler com um peru na cabeça, coloca um chapeuzinho, um óculos e faz uma dancinha, e tudo aqui funciona à perfeição: o Joey se assustando e saindo correndo quando chega em casa e o Chandler finalmente sorrindo e dizendo que ela é incrível e que “ele a amam”. É A PRIMEIRA VEZ QUE ELE DIZ ISSO, E É A MANEIRA PERFEITA!

Quer dizer… é perfeito em se tratando de Monica e Chandler!

Muito bom!

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários