[Series Finale] Agatha Christie’s Seven Dials (Os Sete Relógios de Agatha Christie) – Ep. 3: The Finger Points

Revelações e surpresas.

Com “The Finger Points”, a adaptação da Netflix para o livro “O Mistério dos Sete Relógios”, de Agatha Christie, chega ao fim de maneira empolgante e rica! É verdade que a adaptação fez algumas alterações e tornou o caso ainda mais intricado – mantendo os “culpados” originais do livro e adicionando uma “cabeça” por trás de tudo –, mas o espírito está ali, e foi uma DELÍCIA de assistir! Gosto da sensação catártica de resolução quando todas as peças do quebra-cabeças começam a se encaixar, gosto de como a série optou por uma sequência de revelações que difere de como os casos são solucionados/explicados nas histórias protagonizadas por Hercule Poirot, e acho o conceito dos Sete Relógios bem interessante… inclusive, haveria espaço o suficiente para uma sequência.

No fim do episódio passado, Bundle e os demais se depararam com o que parecia ser Jimmy morto depois de ser baleado, mas ele volta a respirar nos primeiros segundos de episódio, revelando que ele foi supostamente apenas “atacado”. O que, naturalmente, levanta suspeitas. Antes que as coisas “comecem a fazer sentido”, elas precisam se tornar ainda mais intrigantes e improváveis, e é por isso que tudo vai ficando cada vez maior… Loraine Wade aparece de surpresa em Wyvern, Bundle recebe um pedido de casamento não esperado de George Lomax, e o Superintendente Battle demonstra muito interesse no gramado da casa. A fórmula do Dr. Matip é roubada e as evidências de quem está por trás disso envolve duas balas e uma luva queimada e com marcas de dente.

A resolução começa com a fuga nada discreta de Loraine Wade, então Bundle parte com Jimmy e Bill até a estação de trem, e conseguem embarcar no mesmo trem em que ela está, e é uma sequência que envolve ação e reviravoltas de tirar o fôlego. Agindo perfeitamente como culpada, Loraine já “se entregou”, é verdade, mas o caso é muito mais complexo, e Bundle ainda está tentando “encaixar as últimas peças”. E quando Jimmy sugere que “Bill pode estar envolvido e trabalhando com Loraine”, já começamos a perceber que talvez seja ele quem está por trás disso com ela… e eu gosto MUITO do momento dessa revelação! Com uma arma apontada para ela, Loraine olha para Jimmy e pede que “ele a ajude”, e então Jimmy finalmente “tira a máscara”.

Preciso confessar: Jimmy é um personagem fascinante. Errado em todos os sentidos, mas fascinante. Seu plano de forjar um ataque para não ser considerado suspeito é batido, mas inteligente, e ele rende bons momentos de comédia que podem ser apenas uma distração de todo o desenvolvimento do pensamento lógico de Battle e Bundle. Aqui, ele se transforma, com um trabalho excelente de atuação, e há algo em sua intensidade que chama a atenção… foi Loraine quem envenenou Gerry no começo da série, dando início a todo esse caso, e foi Jimmy quem atirou em Ronny depois, porque ambos estavam sabendo demais – Ronny tentou avisar Bundle sobre Jimmy nos seus últimos segundos de vida, mas ela não entendeu a mensagem que ele tentava passar.

O roubo da fórmula do Dr. Matip para ser vendida internacionalmente e gerar dinheiro, no entanto, não é um plano originalmente orquestrado por Jimmy ou por Loraine… e Jimmy espera que Bundle saiba disso: que ele não tem a inteligência e contatos suficientes para ser a mente por trás disso tudo. Então, ele diz que a entrega da fórmula estava prevista para aquele trem, não para a próxima estação, como ela pensou originalmente, e a pessoa por trás do plano está ali, em uma cabine da primeira classe. É traumatizante para Bundle entrar na cabine e se deparar com Lady Caterham, sua própria mãe… mas faz todo o sentido dentro de como a história foi concebida e como a personagem foi apresentada (!) dentro dessa adaptação de “Os Sete Relógios”.

É profundamente triste para Bundle, e é quase como se agora ela não tivesse mais ninguém… descobrir essa outra “faceta” da mãe despedaça o seu mundo, mas que diálogo poderoso entre mãe e filha aqui, com Helena Bonham Carter arrasando em uma calma furiosa e paradoxal de inevitabilidade. Ela não se importa em “trair o próprio país”, porque foi lutando inutilmente por esse país que seu marido e seu primogênito morreram, e ela diz a Bundle que elas não têm mais nada a não ser a casa na qual moram e, se a perderem, não terão absolutamente nada – nem status. Parece muito fútil, para Bundle, que tudo isso “tenha sido por dinheiro”, mas Lady Caterham não quer abrir mão da vida que tem, e tem pouco com que se importa desde que perdera as pessoas que mais amava.

Cruel para Bundle ouvir isso!

Felizmente, há um quê de esperança para Bundle, em uma das melhores cenas da série, quando ela é chamada para o Clube Sete Relógios e se senta à mesa de reuniões onde, escondida, vira uma se desenrolar em outra ocasião. E, ali, o Superintendente Battle tira a sua máscara e se revela como o Número 7, um dos líderes daquela organização secreta que, diferente do que ela pensara, trabalha para salvar e proteger o mundo em momentos difíceis – era isso o que ele estava fazendo o tempo todo: tentando proteger Dr. Matip e sua fórmula. Agora, ela é convidada para assumir a máscara e a cadeira de um agente importantíssimo que eles perderam há alguns anos: o pai de Bundle. É um momento que envolve revelação, catarse e emoção, eu gostei bastante!

Durante todo esse tempo, então, Bundle estava “sendo recrutada”. A série não nos revela a identidade dos demais membros do Sete Relógios, mas entendemos a importância de Battle e o motivo pelo qual ele estava de olho na jovem desde o início da série – trabalhar ao lado dela durante toda a investigação e perceber sua rapidez e astúcia lhe deu a certeza de que ela poderia ser uma excelente adição para a organização, alguém que, quiçá, poderia superar o homem que viera antes dela naquela cadeira. Depois daquela sensação de que Bundle “perdera tudo” – o homem que amava, um dos melhores amigos e a mãe –, é bom vê-la sendo acolhida pelo legado de seu pai, e é com empolgação que ela aceita o “emprego” cheio de perigos e adrenalina ao colocar a máscara.

Eu assistiria a mais episódios de Bundle trabalhando com o Sete Relógios!

 

Para mais postagens de “Os Sete Relógios de Agatha Christie”, clique aqui.

 

Comentários