Além do Tempo – A chegada de Roberto Borghini

“Pensa que me engana… está se roendo todo por dentro!”

Um bon vivant, um mulherengo, um interesseiro… e um gato. Interpretado por Rômulo Estrela, Roberto Borghini é o irmão de Melissa sobre quem ouvimos falar desde o começo de “Além do Tempo”, e que finalmente chega a Campobello depois do fim do noivado de sua irmã com o Conde Felipe Castellini. Roberto não acredita em compromisso, desdenha da ideia de monogamia e “ficar preso a uma única mulher”, e pensa em casamento apenas quando conhecer uma moça com um bom dote que ele não pensa em deixar escapar… pelo menos no que se refere a ele mesmo. Ele é o tipo de pessoa que não pensa em consequências… ele está vivendo e, basicamente, fazendo o que lhe dá vontade de fazer. Na verdade, nada mais lhe importa.

É curioso o fato de que Roberto Borghini parece ter uma boa relação com as pessoas ao seu redor… afinal de contas, ele é naturalmente charmoso e sedutor e aprendeu a levar as pessoas na lábia. Mas ele está ali em Campobello para movimentar a trama de “Além do Tempo”. Ele tem uma relação respeitosa com Afonso, por exemplo, mas deve ser um problema o fato de que a Anita se apaixonou por ele à primeira vista e, por isso, desistiu de ir embora da casa dos Castellini, como pretendia fazer; ele também tem uma boa relação com o Conde Felipe, mas que está condenada pelo fato de que ele se interessa por “uma noviça muito bonita” que ele conhece em um passeio a cavalo que o leva até o convento, e essa “noviça” é justamente a Lívia…

Não sei quais os rumos da trama de Roberto com Anita… inicialmente, achei que ela poderia ser justamente a pessoa que fazia com que ele ironicamente mudasse de ideia, mas a verdade é que o interesse é unilateral. Anita falara muitas vezes sobre não estar apaixonada por Afonso quando foi pedida em namoro, mas agora ela parece ter finalmente descoberto o que é estar apaixonada e está sonhando e delirando quase como a Salomé e a Bianca. E “resgatada” por Melissa, Anita fica na casa como criada de quarto quando Zilda está tentando expulsá-la, e esse pode ser um artifício do roteiro para que ela e Roberto estejam um pouco mais próximos? O problema é justamente o fato de Roberto ser um mulherengo de caráter duvidoso… descobrir a paixão de Anita é um perigo!

Já o fascínio de Roberto por Lívia surge quando ele sai para andar a cavalo com Melissa e com Felipe e Melissa insiste em passar pelo convento porque “é uma construção muito bonita”. Ao colocar os olhos em Lívia pela primeira vez, Roberto decide que ele quer fazer de tudo para conquistar essa bela jovem – “Se for preciso, me torno padre para ficar mais perto dela”. Depois disso, Roberto fica tentando encontrar desculpas para ir até o convento, como um benfeitor ou como seja, e o Conde Felipe está se roendo sem conseguir esconder o que está sentindo… cada menção que Roberto faz à “freirinha” o deixa incomodado e de mau-humor, mas as coisas estão prestes a ficar muito piores com uma “notícia” que Roberto eventualmente traz para casa…

Roberto vai sozinho até o convento para tentar ver Lívia, mas ela está no portão conversando com o Pedro enquanto ele se aproxima, então ela sai correndo antes que ele chegue porque não quer falar com ele – ela não gostou da maneira como ele falou com ela lá naquele dia em que ela estava saindo de charrete com a mãe. Então, Roberto pergunta para Pedro se ele conhece aquela noviça, e Pedro mente com a naturalidade de sempre: ele diz que Lívia não é uma noviça… já foi, sim, mas agora ela é a sua noiva e eles estão de casamento marcado. Teria sido algo bacana se o Pedro tivesse dito isso apenas para afastar o Roberto por causa da maneira como Lívia reagiu à sua presença, mas ele não faz isso pelo bem de Lívia. Ele faz isso por posse.

Não demora nada para que a notícia chegue até o Conde Felipe Castellini… Roberto está desiludido com a sua “freirinha” e informa que ela está de casamento marcado, e que Pedro, o novo criado de quarto do Conde, é o felizardo. O Conde tenta trazer o assunto à tona de maneira casual em uma conversa com Pedro, dizendo que ficou sabendo que ele está noivo e querendo saber quem é a moça com quem vai se casar, mas ele faz um péssimo trabalho em esconder o que ele está sentindo de verdade, e Pedro sente prazer em mentir que ele e Lívia vão se casar. Ele mente sem sentir culpa, satisfeito, e sua atitude é preocupante e perigosa. Felipe está afetado, e o pior é que Pedro sabe que ele está afetado. E vai fazer de tudo para sustentar essa mentira!

 

Para mais postagens de “Além do Tempo”, clique aqui.
Visite, também, “Teledramaturgia Brasileira” em nossa página.

 

Comentários