Primeiro Capítulo da 2ª Temporada de “Chiquititas” (01 de dezembro de 1997)

Novidades em “Chiquititas”!

DE VOLTA AO ORFANATO RAIO DE LUZ! Não há uma pausa entre a exibição das duas primeiras temporadas de “Chiquititas”. Por isso, a separação é feita com base na divisão original da versão argentina, que termina com a morte do Dr. José Ricardo Almeida Campos e de Valentina, antes que toda a história de Mili ser a filha de Gabriela vir à tona… no capítulo exibido em 01 de dezembro de 1997, que consideramos o início da segunda temporada da novela no Brasil, ainda não temos mudanças na abertura, no uniforme ou na casa onde funciona o Orfanato Raio de Luz, mas percebemos que algumas tramas estão começando – como quando Matilde chantageia Carmem para se tornar diretora e descobre uma passagem secreta no orfanato.

A partida de Júnior e a morte de Valentina e do Dr. José Ricardo encerra mesmo uma fase de “Chiquititas”, e isso é tratado depressa nos primeiros minutos desse capítulo… as crianças comparecem a um funeral e, dois dias depois, quando as outras crianças já parecem ter “seguido em frente”, Carol e Mili ainda estão sofrendo por tudo. Carol sofre com a ausência de Júnior e como tudo parece ter acontecido tão depressa (com o acidente de Dani, a partida do seu amor e a morte do Dr. José Ricardo na sua frente). Mili, por sua vez, não consegue entender de verdade por que está tão triste, mas a separação dela e de Gabi lhe afeta profundamente… tanto que ela volta a escrever, apenas como uma maneira de aliviar a sua tristeza…

E é assim que nasce sua nova história: “Meu Mundo de Brinquedo”.

Os últimos acontecimentos também têm efeito sobre as demais crianças quando elas escutam uma conversa entre Carol e Chico, na qual eles se perguntam o que será do Orfanato Raio de Luz de agora em diante… afinal de contas, com a partida de Cíntia, o orfanato ficou sem uma diretora, e sem o Dr. José Ricardo, não tem ninguém que possa “segurar” a Carmem – é como o Chico diz: agora, ela via judiar dessas crianças. Eles temem até mesmo que a casa seja vendida! Enquanto as crianças tentam digerir as informações e fazem um monte de perguntas a si mesmas, Carol as encontra na sala e pede que elas não se precipitem, porque ninguém sabe ainda o que vai acontecer… é melhor deixar para se preocupar com isso depois do testamento.

Naturalmente, as crianças são impacientes demais para simplesmente ignorar a possibilidade de eles serem “despejados”. Então, as crianças fazem uma espécie de reunião de emergência no quarto dos garotos, onde elas conversam sobre a incerteza do futuro e o que eles podem fazer para não ser separados… Vivi e Tati, como irmãs, não querem ser separadas, por exemplo, mas a verdade é que todos eles são uma família e querem continuar juntos. Achei bem curioso o comentário sobre “fugir e encontrar um lugar para eles se virarem sozinhos”, vendo agora, porque é mais ou menos a trama da sexta temporada de “Chiquititas” na Argentina, que só seria lançada alguns anos depois. As crianças ficam de “tentar pensar em algo e voltar pra outra reunião”.

Enquanto isso, Carmem está desesperada em busca do testamento do Dr. José Ricardo… até porque ela não quer que ninguém descubra que Milena é sua neta. O testamento faz a sua aparição, curiosamente, NAS MÃOS DE MATILDE. A falsa “Ernestina” aparece cheia de pompa na casa de Carmem, exigindo uma reunião com ela, e embora Carmem não queira lhe dar atenção, inicialmente, ela sabe que precisa quando vê o que está nas mãos de Matilde… e o que, consequentemente, ela descobrira. Para a sorte de Carmem, a ambição de Matilde não é lá tão grande: tudo o que ela quer, nesse momento, É SER NOMEADA A NOVA DIRETORA DO ORFANATO. Afinal de contas, o cargo está vazio… vai ser um pesadelo para as crianças, é verdade…

Mas não tanto para Carmem.

“Ernestina” também pode ter dado início a uma nova trama que vai movimentar a segunda temporada de “Chiquititas”: ela está na frente do espelho, em cima de uma inscrição no chão do corredor, quando ela cai por uma passagem secreta que a leva até algum lugar sob o Orfanato Raio de Luz… e é aqui que uma história, com inspiração no visual de “O Fantasma da Ópera”, está prestes a começar. Por ora, no entanto, tudo o que Matilde encontra é um porão frio, sujo e vazio – que já é assustador o suficiente para que ela queira retornar. Estou ansioso para começar essa parte da trama e ver a entrada do Miguel na novela! Por ora, nos contentamos com aquela cena engraçada das crianças vendo a “Ernestina” suja de teias de aranha e se convencendo de que é o fantasma do Dr. José Ricardo

MUITO BOM!

Que delícia estar de volta!

 

Para mais postagens de “Chiquititas Brasil”, clique aqui.
Também visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários