Chiquititas Brasil – 2ª Temporada (1997/1998)

“Chegou a hora das Chiquititas!”

Embora as divisões das temporadas da versão brasileira de 1997 a 2001 de “Chiquititas” não sejam definidas com clareza devido à exibição quase ininterrupta (só tivemos duas pausas durante as cinco temporadas: uma durante a terceira e outra antes da estreia da quinta) e ao atraso na troca de aberturas (em parte devido ao cronograma de lançamento dos álbuns), temos uma noção de onde começa e onde termina cada temporada devido a) à versão original argentina, e b) aos acontecimentos na trama. Fechamentos de ciclos, aparição de novos personagens e grandes mudanças estruturais ajudam a definir o que ficou convencionado pelos fãs como cada temporada – e a morte do Dr. José Ricardo e a partida de Júnior e Gabi marca a primeira troca.

Assim, a segunda temporada de “Chiquititas” se inicia no dia 01 de dezembro de 1997, e conta com 183 capítulos que foram exibidos até 31 de julho de 1998. Com esses dois acontecimentos encerrando a primeira temporada, a trama ganha novos contornos: Carolina precisa superar um grande amor e ganha um novo par romântico – o Dr. Fernando, que já havia aparecido por causa do tratamento de Dani depois de seu acidente no Orfanato Raio de Luz –, e um personagem importante aparece escondido em algum lugar sob o orfanato construído pela família Almeida Campos: Miguel, o “Fantasma”. O seu “título” é como Maria, sua primeira amiga entre as crianças, o chama, e o personagem é claramente inspirado no Fantasma de “O Fantasma da Ópera”.

Miguel é o filho de Valentina e o grande amor de Gabi – consequentemente, o pai de Mili. Miguel aparece no Orfanato e fica por perto com a ajuda de Renata, e parte da sua trama na temporada é descobrir quem é a sua filha… afinal de contas, ele acredita que ela está ali, mas ainda não sabe qual das garotas é a filha de Gabi, embora ele sinta uma afeição muito grande por Mili desde o primeiro momento. Embora o personagem vá ser transformado eventualmente, ele atua como um importante “anjo da guarda” das crianças, especialmente de Mili, a protegendo de perigos quando sua vida corre perigo por causa de uma nova garota que demora um pouco para entrar de fato no Orfanato Raio de Luz, mas já causa uma série de problemas antes mesmo de ser uma moradora…

Marian.

A aparição de Marian é outro ponto importante da segunda temporada de “Chiquititas”, e a sua perversidade inata e sua dissimulação que convence não apenas os meninos tolos, mas também a própria Carolina, faz com que outros personagens que chegamos a considerar “mauzinhos” em algum momento não sejam ameaça alguma comparados a ela… o caso mais notório é o de Bia, que perde o seu posto de “vilãzinha” e ganha toda uma história bastante intensa e marcante a ser desenvolvida na temporada: o retorno do seu tio traz informações sobre o seu passado, sobre a morte de sua mãe e mentiras sobre o seu pai, que na verdade não sabia da sua existência até pouco tempo atrás, e agora está procurando por ela e tentando conquistar a sua confiança, o Dr. Ferrashi.

Temos boas tramas a acompanhar durante essa segunda temporada da novela, como o retorno do pai de Vivi e Tati, que fizera sua aparição na primeira temporada e fora embora por causa de um emprego antes de se sentir merecedor de tentar recuperar as filhas; toda a trama da Mili se passando por “Açucena Urien”, ganhando um concurso de escrita e chamando a atenção do garoto de quem ela gosta, mas não como a garota que ela realmente é; as tentativas de Carmem de tirar a Carolina da direção do Orfanato, agora que ela foi oficialmente nomeada após a morte do Dr. José Ricardo; e o surgimento da mãe de Maria, que nos ajuda a entender mais da história da garota que foi encontrada por Carol e Clarita no meio do lixo no fim da primeira temporada de “Chiquititas”.

Vários personagens chegam e alguns se despedem durante a segunda temporada da novela também. O Guille, por exemplo, faz uma participação pequena durante uns dois meses da trama antes de ser o primeiro a se despedir do Raio de Luz, com a sua história sendo mais tarde passada para o Samuca. A temporada também vê a chegada de Thiago e Fábio, além de Poliana, uma sobrinha de Chico que fica sob a sua responsabilidade depois da morte de seu irmão, além de Samuca, Fran e Neco, que são introduzidos na trama já na reta final da temporada, mais ou menos como aconteceu com a Maria no fim da primeira temporada. Destaco, ainda, a aparição de João Pedro, novo interesse romântico de Mili, e do divertido Alfredo, que se tornará uma parte essencial de “Chiquititas”.

O próximo “grande acontecimento” que marcará uma mudança de temporada em “Chiquititas” é algo que realmente transforma a cara da novela… além da saída de vários personagens que estavam na trama desde o início da novela – o que foi bem marcante para todos que assistiam na época –, também teremos uma troca de cenário. A segunda temporada de “Chiquititas” marca A VITÓRIA DE CARMEM ALMEIDA CAMPOS, enfim: ela consegue fechar o Orfanato Raio de Luz e deixar Carolina e as crianças sem terem onde morar, e então elas encontrarão um novo lugar lá no Beco da Harmonia… mas isso é história para um texto futuro, quando eu finalmente for comentar a terceira temporada dessa versão. Por ora, curtimos a última temporada na primeira casa.

Por fim, a música de “Chiquititas”, que é sempre marcante e intensifica momentos da trama, bem como nos ajuda, por si só, a retornar a essa época de nossas vidas, quando éramos crianças e sentávamos em frente à televisão para assistir aos capítulos e aguardar pelos clipes (porque eu sempre gostei demais dos clipes!). O segundo álbum de “Chiquititas” traz a gravação de “O Chefe Chico” e “Bruxas Malvadas”, músicas que já tinham aparecido na novela durante a exibição da primeira temporada, e eu acredito que a música que mais fez sucesso nesse segundo álbum foi “Coração com Buraquinhos”, embora o álbum tenha muitos outros sucessos que eu amo, como “Me Passam Coisas”, “Crescer” e “Amigas”, além, é claro, de “Mexe Lá”, a segunda abertura da novela.

Nos próximos meses, vamos revisitar a 2ª Temporada de “Chiquititas” com calma!

 

Para mais postagens de “Chiquititas Brasil”, clique aqui.
Também visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários