Smash 2x02 – The Fallout

“I’m caught in the storm”

O MEU MUSICAL ESTÁ NASCENDO! Eu sou apaixonado pela segunda temporada de “Smash”, e é agora que a história vai engrenar de verdade, a partir do momento em que Jimmy, pelo motivo que seja, começar a se abrir a respeito do seu trabalho… no fim do episódio anterior, Karen Cartwright ficou fascinada ao ouvir Jimmy tocando piano e cantando pela primeira vez “Broadway, Here I Come!”, uma das músicas mais lindas da segunda temporada da série, e ela tem certeza de que o que ela acabou de ouvir responde àquela dica de Derek de que ela tinha que procurar “alguma outra coisa”. Enquanto “Bombshell” continua lutando contra problemas legais que podem atrasar ou cancelar a produção, a temporada também começa a explorar novas tramas.

Acho as novas propostas de “Smash” fascinantes – mas isso não quer dizer que eu não esteja preocupado por “Bombshell” ou torcendo pelo seu sucesso. Eileen está fazendo de tudo para manter o show no qual ela tanto acredita em pé, mas levá-lo para a Broadway ainda durante essa temporada parece um trabalho hercúleo… que ela não pensa em abandonar. Com o dinheiro usado para financiar o musical sob investigação, mais as acusações de assédio sexual contra Derek Wills, a situação não é nada fácil. Ainda tem a Julia, que não se levanta da cama/do sofá desde que seu mundo terminou de desmoronar porque o seu casamento com Frank foi mesmo pro brejo e ele está falando sobre isso para quem quiser ouvir… como ela vai dar as caras em público?

Com novas acusações se somando às já existentes contra Derek, a situação se complica para o seu lado e ele perde a oportunidade de dirigir a nova montagem de “The Wiz”, por exemplo. Agora, ele tenta tirar uma história a limpo e descobre não só que é culpado, mas que talvez nenhuma mulher tenha realmente ficado com ele porque tinha interesse nele, mas porque ele é um diretor poderoso e influente… isso faz com que Derek entre em uma espécie de “crise existencial” que conta com um delírio ao som do cover de “Would I Lie to You?”, cantado por Karen e Ivy, uma cena sensacional e hilária. Resta, no entanto, a dúvida: sabemos que Derek não é a melhor pessoa do mundo, é claro, mas isso quer dizer que ele é um monstro? Ivy parece achar que não.

E, no fundo, eu também não acho.

As cenas do Derek bêbado me arrancaram algumas risadas (ou talvez eu só estivesse muito envolvido porque eu o acho um gato e meu julgamento pode estar anuviado), e ele foi legal com Ivy quando ela mais precisou de algumas palavras amigas… Ivy também está em uma crise existencial, que talvez tenha começado muito antes de ela perder o papel de Marilyn Monroe em “Bombshell”, mas certamente isso agravou toda a situação. Com Sam saindo em uma turnê de “The Book of Mormon”, no papel do General, Ivy está mais sozinha do que nunca e começa a se perguntar se talvez ela não devesse mudar de profissão ou algo assim… será que ela quer mesmo continuar enfrentando rejeição atrás de rejeição, enquanto não consegue nem papéis que nem tentaria dois anos antes?

Mas Derek diz que ela não pode desistir, que ela tem um talento único que não pode ser desperdiçado. Julia também é um amor com ela, conseguindo colocá-la para cima e falando sobre como às vezes, quando você mais se sente mal nessa profissão, acontece alguma coisa que te faz lembrar o porquê de você amar tanto o que faz. E talvez isso aconteça naquele jantar que é quase desastroso para a equipe de “Bombshell”, mas que Eileen garante que não será quando dá a volta por cima e planeja uma apresentação improvisada ESPETACULAR para deixar todos babando pelo musical que estão menosprezando, e ouvimos Ivy cantar “They Just Keep Moving the Line”, o que é possivelmente uma de suas melhores apresentações em toda “Smash”.

É DE ARREPIAR. Que música! Que interpretação!

Karen, por sua vez, está muito mais envolvida em uma trama paralela enquanto busca algo novo… ela tem certeza de que o possível musical que Jimmy e Kyle supostamente estão escrevendo pode ser o que ela e Derek procuram! Jimmy, no entanto, é um tanto quanto difícil. Eu AMO o Jeremy Jordan, ouvi-lo cantar me desperta coisas que nem sei explicar, mas o seu personagem é bem difícil de suportar nesse começo de temporada, confesso! Quando Karen o procura para falar sobre “Broadway, Here I Come!”, em busca de mais informações do novo musical, Jimmy se esquiva completamente e diz que compõe para ele mesmo e não precisa da ajuda dela… Kyle, no entanto, não quer desperdiçar essa oportunidade, já que é a grande chance deles!

Quando Kyle entrega algumas partituras (ou fragmentos) para Karen, temos uma cena bacana de Karen com os amigos no apartamento, na qual eles estudam uma nova música, falam sobre como é boa e comparam a composição de Jimmy à de Jonathan Larson, dizendo que eles podem estar escrevendo o novo “Rent” – o que é uma referência interessante que conduz, de certa maneira, essa segunda trama de “Smash”, e que eu retomarei nas postagens seguintes… mas tentarei evitar spoilers nesse momento. Todos sabem que Karen precisa encontrar uma maneira de fazer com que Jimmy lhe mostre as outras músicas que escreveu, e ela resolve aceitar um convite de Kyle para uma espécie de festa na casa deles, e faz algo que só na cabeça dela daria certo…

Canta a música sem a autorização de Jimmy.

Bem, já deu para perceber que Jimmy não é fácil, e Kyle dissera que “ele é superprotetor com o seu trabalho”, mas por algum motivo Karen achou uma boa ideia cantar “Caught in the Storm” para ele. A música é LINDÍSSIMA, a performance de Karen é de arrepiar, mas Jimmy fica furioso, porque se sente invadido… ele não deu autorização para que ela usasse o seu trabalho daquela maneira! Jimmy e Karen protagonizam uma briga pesada do lado de fora do apartamento, quando ele reforça o que dissera antes, que “não quer a sua ajuda”, e diz que, diferente dela, não precisa que outras pessoas lhe digam o quanto ele é bom… e quando ela retruca, dizendo que “também sabe que é boa”, ele diz algo doloroso, mas pertinente: se fosse verdade, não estaria ali implorando a um estranho por um trabalho que a ajudasse a provar isso.

Wow.

Com esse início no mínimo complicado, Karen não espera mais um contato de Jimmy… mas é surpreendida. A cena em que Kyle diz umas verdades a Jimmy é EXCELENTE (eu amo o Kyle!), dizendo que não fica só olhando enquanto ele compõe, diferente do que ele pensa, porque está escrevendo o roteiro para o musical, e que essa era a grande chance deles com alguém que tem contatos de verdade, e que ele deveria fazer uma única coisa por ele uma vez na vida, e então Jimmy acaba colocando o rabinho entre as pernas e indo bater na porta de Karen (graças a Ana!), para entregar um pen-drive com todas as músicas que compôs até o momento. Ele diz que está fazendo isso pelo Kyle, porque não vai dar o braço a torcer, mas ele também deve querer ver seu trabalho ganhar vida…

Não?

Ansioso por mais desse novo musical que eu amo!

 

Para mais postagens de “Smash”, clique aqui.

 

Comentários