Malhação 2008 – O acidente de Guga

Consequências…

Duas histórias se entrelaçam para causar uma sequência dramática em “Malhação 2008”: a armação do Andreas que causa a maior briga que Guga e Angelina já tiveram, e o mau-caratismo do Félix, responsável por um carro sem freios. Depois que Andreas forjou um vídeo no qual Angelina dava em cima dele no quarto de Guga, Guga está no limite. Andreas está chamando Angelina de “biscate”, a escola toda parece ter se voltado contra a garota, e eles ainda incentivam gritos contra Guga, chamando-o de “chifrudo”. O clima na escola está absolutamente tenso. É assim que Guga e Andreas acabam trocando socos no pátio da escola, para o desespero de Angelina e para o prazer de uma plateia nojenta que está adorando o barraco, e Guga acaba resolvendo ir embora, porque está de cabeça quente e não quer mais ficar na escola.

Angelina também está muito mal com tudo o que está acontecendo, e triste porque o Gustavo não acredita na sua inocência, mas, infelizmente, parte dela o entende – afinal de contas, quando ela viu o mascarado beijando a Débora na festa da escola, ela também não queria ouvi-lo, também não queria explicação. Guga, por sua vez, depois de brigar com o Andreas e ser chamado de “chifrudo”, acaba parando no portão da escola, com uma pequena dúvida passando pela sua cabeça: e se a Angelina estiver falando a verdade, afinal de contas? Então, ele acaba decidindo voltar para falar com ela, mas é claro que, quando o faz, ela está conversando com o Bruno, e então parece que ele tem a sua confirmação de que a Angelina não presta mesmo, como o Andreas diz… não tem nada a ver, é claro, mas é o suficiente para o Gustavo, e ele sai morrendo de ciúmes.

Tudo culmina, então, para o que está por vir… Joaquim, enquanto isso, está sofrendo nas mãos de Félix, que já zerou suas contas (porque não quer pagar a indenização às famílias que foram prejudicadas pela fábrica), e quando Joaquim consegue uma prova de que foi ele que tirou o dinheiro de sua conta, Félix resolve dar um jeito nele de uma vez por todas… então, ele manda que sabotem seu carro e cortem o cabo do freio, mas não é o Joaquim quem pega o carro para dirigir naquele dia. Ele, Daisy e Antonieta acabam decidindo ir ao parque de bicicleta, e o Gustavo chega em casa, agitado e nervoso depois de tudo o que aconteceu, e resolve voltar para a escola para ver a Angelina e o Bruno na piscina… para ver se eles vão estar juntos mesmo. Mas, para poder ir para a escola, ELE ACABA PEGANDO O CARRO DO PAI SEM AUTORIZAÇÃO… e então já viu, né?

Acidente, claro!

Enquanto isso tudo acontece, Domingas recebe a ajuda de Chiara e de Raiden para tentarem encontrar no vídeo de Andreas alguma coisa que prove que aquilo é manipulado e que a Angelina é inocente, e eventualmente eles percebem que o fundo da parte do Andreas é diferente da parte da Angelina, então a gravação é manipulada. Com a prova de que isso tudo é uma armação, os três saem imediatamente para mostrar para o Guga, para que ele acredite em Angelina, mas eles estão alguns minutos atrasados. Antes que os três cheguem ao seu apartamento, ele já está dentro do carro do pai, agitado, sofrendo um acidente dentro do estacionamento do prédio… parece não ser assim tão sério, por ser no estacionamento, mas é… ele tem um traumatismo e a sua situação é grave. E, nesse mesmo momento, Angelina sente algo ruim.

Gustavo sai desacordado em uma maca enquanto Domingas, Chiara e Raiden chegam para mostrar o vídeo para ele, e quando eles descobrem tudo o que aconteceu e retornam para a escola, eles imediatamente SE VOLTAM CONTRA O ANDREAS. Na vida real, eu sinto que o Andreas seria linchado com essa situação toda. Por ele ter mentido e armado contra a Angelina, não, mas porque o Gustavo está no hospital e correndo o risco de perder a vida por sua causa, certamente – porque é assim que funciona a sociedade. E Domingas faz questão de deixar bem clara a sua culpa: “Você pode ir rezando, Andreas, porque se alguma coisa acontecer com o Guga, a culpa é tua!” Andreas não tem coração, Andreas não se importa de verdade com ninguém, mas, naquele momento, um pouquinho de culpa parece atingi-lo… mas não é o suficiente vê-lo se sentindo mal.

As cenas ficam cada vez mais tensas e mais angustiantes… quando Angelina fica sabendo sobre o acidente, isso a atinge em cheio, e ela ainda tem que aturar umas pessoas mesquinhas que se voltam contra ela como se ela tivesse a culpa do acidente. O desespero de Angelina pôde ser sentido em cada lágrima da perfeita atuação de Sophie Charlotte. Ela atua com uma qualidade que faz com que sintamos a sua dor, o seu desespero, a sua agonia, e ela faz com que nós nos sintamos como ela estava se sentindo… a cena é de partir o coração. E é tão injusto que ninguém saiba que ela é inocente e que tudo não passou de uma armação do Andreas, que as pessoas cheguem a acusando em um momento em que ela já está sofrendo muito, e a Débora faz questão de se voltar contra ela quando fica sabendo do acidente – as duas até se descabelam no dormitório!

Mas Domingas planeja divulgar o vídeo na internet, o vídeo que mostra que O ANDREAS ARMOU TUDO – assim, todos vão poder saber quem é o verdadeiro culpado do acidente do Gustavo e vão poder deixar a Angelina em paz… e, assim, a escola se volta contra o Andreas. E, sinceramente, eu não consigo ser contra a violência em uma situação dessas – eu ia “passar pano” se o Andreas apanhasse ali. Mas Adriano encerra a briga, o leva para a diretoria, e grita com ele, a começar por chamá-lo de irresponsável, e depois ele diz que vai chamar o seu pai, o que deixa o Andreas desesperado, mas Adriano é irredutível: esse era um caso, quem sabe, até de polícia, então ele vai envolver o pai dele, sim, e não há escapatória. E quando o Andreas tenta negociar, diz que “isso pode arruinar a carreira do pai”, Adriano diz que “ele devia ter pensado nisso antes de arruinar dois colegas”.

Wow.

“Se você não se emendar agora, você não vai se emendar nunca mais”

Para completar a humilhação do Andreas, A ANGELINA ACABA COM ELE NO PÁTIO DA ESCOLA – com ele e com todo mundo que aplaudiu o que ele fez… que menina incrível naquele momento! Chorando e sofrendo pelo Guga, ela diz que foi o preconceito de todos eles que acreditaram e deram corda ao vídeo do Andreas que mandaram o Guga para o hospital. Inspirada, Angelina diz tudo o que tem no fundo do seu coração, coloca a culpa em cada um dos presentes, e podemos ver alguns deles chorando, porque sabem que a culpa é mesmo deles. Ela diz que eles podem fazer tudo, “mas não podem salvar a vida do Guga” que está no hospital. A CENA É ÉPICA, e é um momento importantíssimo para a Angelina, porque ela consegue colocar para fora tudo que estava engasgado, e ainda arrebenta com todo mundo que a julgou pouco antes.

Sensacional.

ORGULHO DESSA MENINA.

Mas ir ao hospital para ver o Guga acaba não sendo uma boa ideia… e sabíamos que provavelmente não seria. Afinal de contas, Daisy e Débora, independente de ela ser inocente ou não, vão culpá-la eternamente pelo acidente, porque elas se agarram a qualquer coisa para serem contra a Angelina… de qualquer maneira, Angelina consegue ver o Gustavo desacordado através do vidro, e mesmo que Daisy e Débora cheguem e a humilhem e a esculachem (“Você nunca mais chegue perto do meu filho ou eu acabo com você!”), Angelina está lá para o momento em que o Guga abre os olhos… ela não pode conversar com ele, ela ainda não sabe se ele vai se recuperar logo, mas ela está ali quando ele acorda, e isso lhe faz um bem danado. Então, no fim, valeu a pena qualquer coisa que Daisy tenha lhe dito… enquanto isso, na escola, começa o FESTIVAL DE TALENTOS.

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários