[Season Finale] Crazy Ex-Girlfriend 1x18 – Paula Needs to Get Over Josh!

“One indescribable instant”

Bem… acho que para a Rebecca seguir em frente de maneira saudável a série teria que ter sido cancelada na primeira temporada, certo? Como não foi o caso (e ainda bem, porque “Crazy Ex-Girlfriend” é bizarra, divertida, e traz números musicais geniais, com referências incríveis!), “Paula Needs to Get Over Josh!” é um Season Finale interessante: traz uma reviravolta que garante que a estrutura e a dinâmica da segunda temporada não serão como a da primeira, mas ainda não traz a possibilidade de “um final feliz”. Rebecca está tentando se enganar e fingir que superou o Josh Chan, depois de tantos anos de obsessão perigosa e nada saudável, mas a verdade é que isso ainda não aconteceu, e ela vai ter a certeza disso durante o casamento de Jayma.

Paula, por sua vez, está horrorizada, desde que descobriu que Rebecca estava transando com Greg e tinha mentido para ela sobre isso toda vez que foi confrontada. Embora Paula traga alguns momentos divertidíssimos e algumas das melhores músicas da série, eu acho que a personagem vai ter que ser levemente alterada na próxima temporada para que funcione – talvez chegou a hora de ela superar Josh, como o título do episódio sugere, porque as coisas estão saindo de controle. Ainda assim, “After Everything I’ve Done For You (That You Didn’t Ask For)” é uma sequência musical interessante – para mim, ainda mais interessante por ter sido uma clara referência a “Chicago”, que é um dos meus filmes musicais favoritos de todos os tempos!

Enquanto Rebecca tenta se enganar com Greg, Josh está se sentindo em dúvida – o que eu devo dizer que me faz gostar menos do personagem… ele está há 15 anos com Valencia (que não é tão ruim quanto pensamos inicialmente e não merece o tratamento que recebe, no fundo!), e agora que Rebecca não está mais correndo atrás dele, subitamente ele decidiu que talvez ainda tenha sentimentos por ela… então, ele também tenta se enganar e diz a Valencia que está pronto para “dar o próximo passo” (!), mas não consegue comprar uma aliança de noivado para ela, até porque não para de pensar em Rebecca… ele está verdadeiramente incomodado com o fato de que ela está saindo com Greg, mesmo quando Greg o lembra de que ele tem uma namorada.

Greg, enquanto isso, está tentando se fazer de difícil, tentando fingir que não se importa – também devo dizer que isso não torna o personagem mais legal, e ele pode ter tido alguns momentos irritantes durante esse Season Finale (e o episódio anterior), mas, se eu penso racionalmente a respeito disso, eu não consigo julgá-lo: ele está tentando se proteger, justamente porque Rebecca já o fez sofrer outras vezes… ele se importa demais, ele está apaixonado por Rebecca, mas a partir do momento em que ele permitir-se sentir e demonstrar isso, ele está colocando seu coração para jogo novamente, e oportunizando que ele seja partido novamente. E é exatamente o que no fundo sabemos que está mesmo prestes a acontecer, no casamento.

Rebecca tenta dizer a si mesma que vai se declarar, que vai dizer a Greg que quer planejar um futuro ao lado dele ou qualquer coisa assim – que se importa e que gosta dele. Mas ela é romântica e está esperando por um “momento mágico” que ele não parece estar disposto a dar a ela, já que ele está se fazendo de difícil e durão e tudo o mais… e, enquanto ela busca esse momento e se decepciona continuamente com aquele Greg que a acompanhou até o casamento de Jayma, a oportunidade pode enfim se apresentar com Josh – até porque, durante a festa de casamento, Josh e Valencia terminam o namoro de tanto tempo… acho que Valencia estava certíssima em terminar com ele depois da maneira como ela tem sido tratada. No fim, fiquei do lado dela.

Abro parênteses para comentar brevemente sobre Darryl e o White Josh – e como eu queria que eles tivessem tido mais tempo de tela! Esse casal me surpreendeu no meio da temporada, entregou alguns dos momentos que mais gostei em “Crazy Ex-Girlfriend” até agora, mas ficou “esquecido no churrasco” nesses últimos episódios. Foi um prazer imenso ver que eles estavam juntos na festa de casamento da Jayma, e que eles estavam usando roupas que combinam, com direito ao Darryl sendo todo romântico e tal, mas eu ainda queria mais… eles estavam ali apenas como um lembrete, no último episódio, de que eles tinham sido parte dessa temporada. Espero que a segunda temporada de “Crazy Ex-Girlfriend” tenha corrigido nesse equívoco e nos entregado mais do casal mais lindo!

Falando em casais… quando Greg vai embora depois da “declaração” de Rebecca, porque olha para Josh e se lembra de tudo o que Rebecca viveu com ele e sabe que, portanto, ele vai acabar se machucando novamente se dizer para ela que também se importa, Rebecca tem o seu grande momento não com Greg, mas com Josh – enquanto uma tia de Josh canta “One Indescribable Instant”, a música favorita de Rebecca de um filme que ela amava em 1995, e que é o que ela idealizou como o momento romântico mais perfeito possível. Durante a música, Rebecca e Josh se olham, ele manda uma mensagem para ela e eles se encontram lá fora, para fugir e transar “em um tapete mágico” (toda a sequência passando vibes meio de “A Whole New World”) e selar esse romance.

Ou será que não?

Estou curioso para saber como a segunda temporada vai explorar essa nova fase na vida de Rebecca… ela passou a vida toda obcecada por um cara com quem tinha namorado há muito tempo, idealizou-o como o homem perfeito, e será que isso se sustenta agora que, ao que tudo indica, eles estarão em um relacionamento? E como é a Rebecca quando ela deixa de ser a “ex-namorada louca” e se torna apenas a “namorada louca”? Bem, ela se mudou de Nova York para West Covina por causa dele, mas admitir isso para ele depois daquela primeira noite, dizendo que “sentiu que ele era a resposta para todos os seus problemas assim que o viu em Nova York”, talvez não tenha sido a melhor das ideias – ele parece assustado, para dizer o mínimo, com essa fala.

O que será que vem pela frente para os dois?

Para o Greg eu sei: mais sofrimento.

 

Para mais postagens de “Crazy Ex-Girlfriend”, clique aqui.

 

Comentários