Os Ricos Também Choram – Luis Alberto salva a vida de Tomás/Betito

“Dios mío. ¡Está vivo!”

Correndo o risco de parecer um disco arranhado, eu vou dizer novamente: gosto muito de como a nova versão de “Os Ricos Também Choram” atualiza o roteiro da novela clássica, sem deixar de ser a novela que conhecemos. Essa é a primeira produção da “Fábrica de Sonhos” que tem um formato mais longo e de novela (mesmo que seja, sim, uma novela curta), o que acaba mantendo muito do estilo de narrativa da história em que se baseia – com isso, a novela consegue se manter fiel à original e ser uma bela homenagem (o fio condutor da narrativa é o mesmo), ao mesmo tempo em que se atualiza porque, convenhamos, os tempos são outros. Então se em “Maria do Bairro”, por exemplo, Luis Fernando duvidava de Maria e tentava matar Nandinho, Luis Alberto ganhou um plot muito mais bonito no qual ele salva a vida de Betito, o filho.

E foi algo muito bonito de se assistir!

Quando Rita decide que ela quer voltar para casa para morrer, ao invés de ficar pulando de hospital em hospital e sofrendo, José incentiva Tomás a não falar com Mariana, porque sabe que ela pode tentar impedi-lo de partir, então tudo o que Tomás faz, escondido do pai, é ligar para Mariana, dizendo que “está voltando para casa”. Com medo de perdê-lo, Mariana corre até a rodoviária para tentar impedi-lo, mas chega tarde demais – é a adaptação da sequência clássica na qual Mariana/Maria corre atrás do trem para conversar com o filho e contar-lhe a verdade! Mariana corre atrás do ônibus enquanto ele sai da sua vaga, grita pedindo que Tomás/Betito não vá embora, grita que ela é sua mãe, mas, é claro, ele não a escuta… está dentro do ônibus, de fone de ouvido e não olha para trás. É uma cena muito triste da Mariana chorando.

Desesperada, Mariana volta para casa e conta toda a verdade para Luis Alberto – e eu fiquei TÃO FELIZ por isso ter sido mudado! O roteiro não insiste em mais uma desconfiança de Luis Alberto, não o faz ver o apartamento alugado, os presentes comprados e tudo o mais como uma possível traição da esposa, porque já cometeu esse erro uma vez e sabe que ela não faria isso… então, Mariana o envolve na história, e conta a ele a verdade antes mesmo de o Tomás saber a verdade, o que não exclui Luis Alberto do momento importante em que ambos poderão conversar com o filho que perderam há 18 anos. Mariana mostra o teste de DNA, mostra a foto que tirou de “Betito”, e podemos ver a emoção sincera e um pouco em choque nos olhos de Luis Alberto, enquanto exclama, surpreso, que o seu filho está vivo. A felicidade que eles compartilham naquele momento os reaproxima.

Acreditei na sinceridade daquele abraço feliz e cheio de amor dos dois.

Luis Alberto ainda tem que processar a informação, até porque nunca acreditou de verdade que Betito tinha sobrevivido, mas ele está inegavelmente feliz, e isso constrói uma cena bastante bonita e significativa para o casal. Luis Alberto pede perdão por ter deixado de acreditar, e Mariana também pede perdão por ter ficado obcecada com a fundação, mas nada disso importa de verdade agora… agora, eles precisam estar com o filho. Luis Alberto quer ir imediatamente atrás dele e abraçá-lo, algo que Mariana já pôde fazer, mas ele não, mas Mariana conta que eles não podem dizer a verdade enquanto Rita estiver viva, porque ela prometera a José que não diria nada… de qualquer maneira, Luis Alberto quer ir até lá, e é um timing perfeito, tendo em vista que o tio criminoso de Tomás/Betito, aquele que o entregara a José, tem um plano em mente.

Rita está morrendo depois de uma conversa linda com o filho (e é lindo como ele fala de Mariana e de como sentiu como se a conhecesse de toda a vida), quando o tio de Tomás aparece e bate em José e aponta uma arma para Tomás, o sequestrando – afinal de contas, ele sabe que Tomás é, na verdade, Alberto Salvatierra e, portanto, vale ouro. Quando Luis Alberto e Mariana chegam à casa de Tomás, empolgados e querendo vê-lo, eles encontram Rita morta e José acordando, e então ele conta tudo o que acabou de acontecer… e começamos uma busca eletrizante por Tomás. Luis Alberto, com uma ligação, manda helicópteros vir para ajudar na busca, e coloca Becerra para rastrear os celulares que Mariana dera a José e Betito, e que foram roubados também pelo tio… é apenas uma questão de tempo até que ele seja finalmente encontrado. E é Luis Alberto quem o encontra.

Como Mariana já conhecera Betito há alguns capítulos, esse momento é 100% de Luis Alberto – e é bom vê-lo como um pai defendendo e salvando seu filho. Furioso, ele tira a arma das mãos do tio de Tomás, lhe dá uma série de socos merecidos, mas eventualmente se distrai chamando por Betito, que está acordando e tentando fugir, mas ainda está muito grogue, e Luis Alberto acaba levando uma facada e sendo jogada na água… enquanto isso, Betito também cai na água, desmaiado, e é um momento muito impactante, porque o grito de Luis Alberto antes de nadar desesperadamente até o filho é cheio da dor do trauma de ter perdido o irmão, que morreu afogado… quando Luis Alberto consegue tirar Tomás/Betito da água, mas ele está desacordado, sentimos o seu desespero sincero ao pedir que ele acorde, dizendo que “isso não pode acontecer de novo”.

E me arrepiou ouvi-lo chamar Betito de “filho”.

É uma adaptação tão bem-vinda, que torna esse momento tão emotivo. Ao invés de termos o primeiro encontro de pai e filho com o pai tentando matar o próprio filho por ciúme, vemos Luis Alberto SALVAR A VIDA de Tomás, demonstrando todo um carinho e proteção paternal que é comovente… quando Betito finalmente cospe a água que engoliu e desperta, vemos o alívio tomar conta de Luis Alberto enquanto o abraça, emocionado, porque ele está vivo e ele pôde salvá-lo. Quando Tomás pergunta “quem ele é”, Luis Alberto se apresenta como o marido de Mariana, e quando Tomás vê o tio morto (por um tiro de Becerra antes que ele escapasse), ele tenta processar tudo o que está acontecendo, em choque, e cai no choro… e, enquanto chora, Luis Alberto o acolhe em um abraço sincero e protetor. Sério, foi uma sequência LINDÍSSIMA de cenas!

Momento emocionante da novela.

 

Para mais postagens de “Os Ricos Também Choram”, clique aqui.

 

Comentários