Avataro Sentai DonBrothers, Don 42 – Off-putting Family

Família.

Com toda a ideia de um Super Sentai de trama mais elaborada e mistérios que eram desenvolvidos aos poucos, com novas informações a cada semana, deixada de lado, “Avataro Sentai DonBrothers” está entregando episódios bem-humorados e fechados em si, o que quer dizer: sem grande desenvolvimento para a temporada como um todo. “Off-putting Family” é uma grande brincadeira com os personagens, que são reunidos pelo roteiro em uma “encenação de família”, e a dinâmica funciona porque, independente do contexto, é legal ver esse grupo reunido – algo que inicialmente parecia tão raro de se ver em “DonBrothers”, mas que já acontece com mais frequência agora. E, dessa vez, o encontro não se concentra, como de costume, no Café Donbura.

Taro Momoi vai fazer uma entrega na casa de Shinichi e se depara com uma surpresa: Haruka, vestida com roupas que não são as suas roupas características, chamando Shinichi de “irmão”… e, aparentemente, Tsuyoshi é o pai deles?! Enquanto Taro lida com uma crise de soluço tentando entender essa “novidade” (que é aparentemente confirmada por Kaito quando ele lhe pergunta sobre os DonBrothers “serem uma família” – o que, por sinal, eu acho uma piada que meio que vai além do texto, já que muito se comentava sobre a possibilidade de os DonBrothers serem de fato irmãos, quando o título da temporada foi anunciado no ano passado), a narração de Shinichi nos explica que eles estão encenando para tentar desmascarar um charlatão que se aproveita de famílias inocentes.

A ideia é uma confusão que rende momentos divertidos para a equipe. Inicialmente, Shinichi pediu a ajuda de Haruka e de Tsuyoshi para interpretarem sua família e, assim, atrair o impostor para dentro de casa e descobrir “como ele age” e, aos poucos, mais pessoas são envolvidas na mentira… Shinichi e Haruka interpretam irmãos, enquanto Tsuyoshi alterna entre os papeis de pai e mãe de ambos, e quando Tsubasa aparece por ali, Haruka pensa rápido e o “transforma” em um namoradinho – e Tsubasa acaba entrando na brincadeira e se divertindo mais do que podíamos imaginar. Eventualmente, Jiro também aparece por ali e se converte em um segundo namoradinho (!) de Haruka, e tudo isso deixa Taro Momoi bastante confuso… como ele pode nunca ter sabido de nada disso?

Sempre fui uma das poucas pessoas que defendeu Taro Momoi desde o início – por um motivo ou outro, eu sempre gostei muito do personagem, mesmo em seus momentos mais duvidosos. E confesso que eu fiquei um pouquinho triste ao perceber que ele estava “se sentindo excluído”, conforme ficava cada vez mais claro para ele que Haruka e os demais estavam tramando alguma coisa… mas também entendo a decisão dos demais DonBrothers em excluí-lo desse plano: ele não consegue mentir, certo? E eles não podiam colocar o disfarce em perigo! Quando Haruka diz a verdade para ele e ele diz que “amadureceu” (o que me pareceu uma tentativa desesperada de ser incluído, embora ele não vá admitir), ele acaba se tornando mais um “irmão mais velho” de Haruka.

Eventualmente, a sequência mais divertida do episódio fica para o momento bizarro no qual, sem ter conseguido roubar nada da família de bom-grado, o impostor invade a casa durante a noite e se depara com uma série de coisas… estranhas. Ele ouve Tsuyoshi no telefone com Miho, que, segundo a história que lhe contaram, ele imagina ser uma filha que já morreu; depois, ele vê Tsubasa dormindo e o reconhece dos cartazes de procurado; vê Haruka se transformando em Oni Sister enquanto dorme; vê a outra versão de Jiro, bem ameaçador; vê Taro Momoi morrer ao tentar lhe confirmar que é mesmo irmão de Haruka (parece que ele ainda não pode mentir); e, por fim, vê Shinichi, que está pronto para desmascará-lo e entregá-lo para as autoridades pelos roubos.

Enquanto o impostor sai correndo da casa, morrendo de medo de tudo o que viu, ele se transforma no Hitotsuki da semana, que foi baseado em “Himitsu Sentai Gorenger” – como a primeira temporada de Super Sentai, eu gostaria que ela tivesse sido homenageada de uma maneira diferente, nem que fosse com um Hitotsuki mais poderoso ou algo assim, mas ao menos acrescentaram uma sequência legal na luta gigante do episódio, onde um poder de “Gorenger” é usado pelo monstro e, eventualmente, pelos próprios DonBrothers para destruí-lo. Como Avataro Change do episódio, temos apenas uma transformação do GolDon Momotaro em uma versão do AkaNinger, de “Shuriken Sentai Ninninger”. No fim, o plano de Shinichi dá certo e o impostor é preso…

Sucesso na missão!

 

Para mais postagens de “Avataro Sentai Donbrothers”, clique aqui.

 

Comentários