Malhação 2008 – Os ciúmes de Gustavo

“O que tá acontecendo com a gente, Gustavo?”

A CHEGADA DE BRUNO MUDA TUDO EM “MALHAÇÃO”. A temporada 2008 de “Malhação” está chegando ao seu Capítulo 60, e entramos em uma nova fase para a novela, esse momento em que ficará impossível torcer por Guga ou concordar com as suas ações, e lentamente Bruno vai ganhar espaço até se tornar o protagonista que ele virá a ser antes do fim da temporada. Como comentei em meu último texto, tudo começou a ir por água abaixo para o namoro de Guga e Angelina com aquele almoço beneficente da Beatrice ao qual Angelina teve que ir sozinha com Daisy, a insuportável mãe de Gustavo, que passou o tempo todo tentando (e conseguindo) humilhá-la. Angelina não tinha nada que aguentar aquilo calada, mas quando ela se impõe, o Gustavo aparece e, além de não ajudar em NADA (!), ainda diz que “ela não pode falar assim com a mãe dele”.

Eita.

Naquele momento, o “romance” estava fadado.

Depois do almoço, Angelina se sente mal, se pergunta o que mais ainda lhe falta acontecer naquele dia, e é então que uma mochila cai do seu lado na beira da piscina e, logo em seguida, um “garoto misterioso” que pula o muro do colégio e acaba derrubando ela na piscina com ele. A entrada de Bruno é interessante, e causa uma grande impressão! E, mesmo naquela época, parece que eles aproveitavam qualquer desculpa para tirar a camisa do Caio Castro, porque, por estar com a camiseta toda molhada, Bruno tira a camisa ali, todo forte e bonito. E é justamente nesse momento que o Guga aparece, tendo ido atrás de Angelina para conversar depois de como as coisas ficaram no almoço beneficente, mas ele já chega levantando a voz, em tom acusatório, grosseiro, pedindo explicações do que está acontecendo ali e quem é aquele cara…

É abusiva a forma como ele fala com a Angelina.

Eu o associei imediatamente ao Félix.

Que triste!

Angelina acabou de sair do almoço, ela ainda está muito brava com a Daisy e muito chateada com a maneira como o Gustavo ficou do lado dela, então não era a melhor hora para conversar… e o Gustavo ainda aparece se sentindo no direito de fazer exigências, de ser grosso com ela, então só podia acontecer uma coisa: OS DOIS BRIGAM. E Angelina não deixa de dizer as coisas que pensa, como que “tem um monte de regrinha para ser elegante, mas humilhar e pisar nas pessoas aparentemente pode”. Angelina diz que, no fim, a mãe dele estava mesmo certa, e talvez eles sejam muito diferentes para ficar juntos. E agora, com isso tudo acontecendo, a tendência é que Gustavo e Angelina se afastem cada vez mais e, de uma maneira ou de outra, Bruno vai ganhar espaço se aproximando de Angelina… mesmo que, por ora, ele seja só “um garoto misterioso”.

Ela conta para Domingas a história do garoto que pulou o muro do colégio, e Domingas se pergunta se “não é o garoto novo que está para chegar no dormitório”, e quando Bruno chega, ele é todo rebelde e antissocial. Chega no dormitório derrubando coisas e correndo para o banheiro para tirar a roupa molhada, sem falar com ninguém… mais tarde, ele é oficialmente apresentado pelo Capitão, mas ele continua sem falar com ninguém. Em silêncio, não fala para a câmera da Domingas, fica completamente quieto… quando a Angelina chega, ela o reconhece imediatamente como “o garoto da piscina”, e o cumprimenta, para o assombro de todos, respondendo às perguntas afoitas dizendo que “pode-se dizer que eles já se esbarraram”. Bruno, no entanto, não aceita a sua mão estendida, e a Angelina não insiste… simplesmente deixa pra lá.

“Não liga, não, Angelina… parece que o gatinho aqui veio sem língua”

Durante a noite, Guga aparece no dormitório para “conversar” com a Angelina – ele diz que quer “conversar”, mas ele está ali para julgá-lo e acusá-la novamente, porque é tudo o que ele parece saber fazer agora. “A gente tem que decidir isso… a gente vai ficar junto ou não?” Angelina diz que não quer falar sobre isso, e eles acabam brigando novamente, porque Angelina ainda está muito brava e ELA TEM TODA A RAZÃO. Ele parece achar que eles vão se entender, que vai ser fácil, e que ela vai “esquecer tudo”, mas ela não tem mais o que dizer para ele, pelo menos até ele admitir que ELE E A MÃE ESTAVAM ERRADOS. Ela volta a comparar as duas por causa da atitude de Daisy, dizendo que “a mãe dele era convidada e a dela era empregada”, e diz que todos torceram o nariz para ela quando ela chegou, e o Gustavo a acusa de “estar querendo discutir”.

Sério, o ranço nascendo…

Gustavo e Angelina ainda vão tentar voltar, mas, sinceramente, eu acho que naquele momento algo se rompeu, e não dava para fingir que não… Gustavo pede que eles parem de brigar, diz que gosta dela, e quando os dois estão quase se beijando, Bruno interrompe jogando uma bolinha de papel na Angelina, e dizendo que “eles estavam fazendo barulho demais e que lugar de lavar roupa suja é em casa”. Bruno foi desaforado mesmo, mas o Gustavo não tinha que ficar tão irritado daquela maneira, porque isso demonstra um perigoso ciúme possessivo que certamente faria a Angelina sofrer eternamente em um relacionamento abusivo. Quando Angelina diz que “o Bruno é sem noção mesmo”, Gustavo fica ainda mais bravo, achando que ela está defendendo o garoto, além de o estar chamando pelo nome daquele jeito… sério, o Guga não cansa de pisar na bola.

“Quer saber? Eu tô cansada de ser acusada do que não fiz!”

Assim, os dois ACABAM TERMINANDO. E, sinceramente, eu assisti à cena com ALÍVIO. Claro que é revoltante porque a Daisy vence no final, e ainda liga toda felizona para “contar a novidade” para a Débora, mas para Angelina… é o melhor que pode lhe acontecer. No dia seguinte, Guga volta a tentar falar com Angelina, e o grande problema é que ele acha que está certo e que tem razão – com o pai, ele fala sobre a sua “preocupação”, sobre “querer arrumar as coisas”, mas é só ele estar na frente da Angelina que ele se transforma… ele chega ao dormitório bem na hora que o Bruno está respondendo alguma coisa que a Angelina falou e a chama de “gata”, e o GUSTAVO SURTA. Talvez no fim ele e a Débora se mereçam mesmo… vão ser desequilibrados juntos. Possessivo, ciumento e machista, Guga volta a brigar com a Angelina…

Ué, não estava ali para “consertar as coisas”?

E, infelizmente, eles resolvem voltar, por enquanto. Guga diz para a Angelina que “passou uma noite horrível e queria fazer as pazes”, mas “chega na escola e vê aquilo”, SENDO QUE ELE NEM VIU NADA. “Mas eu não fiz nada e você já começou a…”, e o Gustavo interrompe Angelina dizendo que ficou com ciúme, como se essa fosse uma explicação satisfatória – é meio que uma perigosa romantização do ciúme. Ele diz que ficou com ciúme e que teve medo que ela não quisesse mais voltar com ele, e Angelina diz que ela quer (?), e que na verdade nem queria ter terminado e novamente, pela 54284ª vez, eles resolvem começar de novo. Das outras vezes, eu torci… dessa vez, no entanto, eu já percebi que não adianta insistir, que isso NÃO VAI DURAR, e as provas disso começam a aparecer naquele mesmo dia, porque o Gustavo dá outro ataque de ciúme.

Angelina não tem dupla para um trabalho de teatro, então ela convida o Bruno para fazer com ela, durante o café-da-manhã no refeitório, e é claro que o Gustavo chega bem nesse momento e dá outro showzinho, dizendo que “é sempre esse cara”, e dizendo, novamente em tom acusatório, que “eles estão bonitinhos, tomando café juntos”. Angelina está de saco cheio, e ela tem que dar um basta, que não dá para ela continuar com o cara que o Guga está se tornando. Eles brigam novamente, Guga diz que “era melhor ela fazer o trabalho sozinha”, e eu fiquei COM TANTA RAIVA DO GUSTAVO. Débora, por sua vez, aproveita o momento para se aproximar do Gustavo, para se sentar ao lado dele e conversar, e então o Guga se aproxima dela, segura sua mão e, na verdade, não tem nada demais naquele momento, ASSIM COMO NÃO TEM NADA DEMAIS NA APROXIMAÇÃO DE ANGELINA E BRUNO!

“Angelina, para com isso, você sabe que eu não tenho nada com a Débora!”

“E eu não tenho nada com o Bruno, mas por que eu tenho que acreditar em você se você não acredita em mim?”

Ouch.

PONTO PARA A ANGELINA!

É engraçado como a base disso tudo é o machismo estrutural, né? Para o Guga, a Angelina não pode estar conversando com outro cara que não seja ele, mas está tudo bem que ele esteja conversando com a Débora, segurando a sua mão, sendo a Débora justamente uma garota que TODO MUNDO SABE que está apaixonada por ele e faria qualquer coisa para eles estarem juntos… por enquanto, o “namoro” de Angelina e Gustavo continua, mas não sei por quanto tempo, e espero que não muito, porque as coisas estão saindo de controle. No fim, ele pede desculpas e a abraça (“O que tá acontecendo com a gente, Gustavo?”), mas um relacionamento não pode sobreviver dessa maneira, com tanta desconfiança, briga e pedido de desculpas… naquele mesmo dia, Gustavo já olha morrendo de ciúme quando Bruno conversa com a Angelina sobre o trabalho na quadra…

Isso não vai prestar.

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários