[Series Finale] Raven’s Home 4x19 – So You Think You Can Drive

“Raven is not home”

Eu não sei direito por onde começar a escrever esse texto… por isso, eu vou voltar no tempo, mais de 15 anos. Eu me lembro de quando eu era adolescente e assistia “As Visões da Raven” diariamente, e de como aquela série me divertia. Foi uma das minhas primeiras séries do Disney Channel e, consequentemente, uma das mais importantes… foi “As Visões da Raven”, exibida na TV aberta no Brasil, que abriu as portas para tantas outras produções para mim, como “Hannah Montana”, “Zack & Cody: Gêmeos em Ação” e “Os Feiticeiros de Waverly Place”: as quatro séries que eu assistia o tempo todo em minha adolescência. Por isso, quando o retorno de Raven em uma nova série foi anunciado para 2017, eu fiquei muito feliz – Raven e Chelsea estariam de volta, e eu poderia ver um pouquinho da vida adulta dessas personagens que me marcaram tanto.

“Raven’s Home” estreou em 2017 e contou com quatro temporadas… teve seus altos e baixos, chegou a ter episódios cansativos no meio do caminho, patinou com a ausência de Chelsea durante grande parte da segunda temporada, mas é uma série que nos conquistou, de toda maneira. Temos referências a “As Visões da Raven”, mas também se sustenta como uma série independente, sendo a história de duas mães e seus filhos crianças/adolescentes – é diferente da série original, o que pode ter incomodado algumas pessoas que queriam mais uma “continuação” do que um “spin-off”, mas a verdade é que a série entrega aquilo que prometeu, e acaba sendo uma delícia… uma série adolescente e divertida para o público novo, e uma série nostálgica com excelentes momentos entre Raven e Chelsea para aqueles que estavam aqui por “As Visões da Raven”.

Com “So You Think You Can Drive”, “Raven’s Home” chega ao fim em sua quarta temporada – 2021. Nesse momento, eu só consigo sentir que, novamente, a Raven me proporcionou risadas e momentos felizes, e que a série vai deixar saudade… a última cena, protagonizada apenas por Raven e Chelsea, é um momento simples e inteligente que nos emociona. Nesse último episódio, Nia e Booker conseguiram suas permissões para dirigir (para você ver o quanto eles cresceram desde o início da série!), mas eles precisam de um adulto que possa ensiná-los, e embora Raven tente se esquivar disso a qualquer custo, eles acabam a convencendo a enfrentar essa experiência traumática… o humor da cena de Nia e Booker dirigindo com a mãe no estacionamento da igreja é sensacional, e então Raven diz que ela não pode mais fazer isso – é bonita e jovem demais para morrer.

Então, graças a uma visão de Booker, ele decide que pode chamar o pai para vir ensiná-los a dirigir, o que quer dizer que temos Devon no último episódio de “Raven’s Home”. A história acaba se tornando muito menos sobre Devon de fato ensinar os filhos a dirigirem e mais sobre Booker e Nia quererem o pai por perto – então eles começam a quebrar coisas pela casa para que o pai precise ficar e consertar. O episódio deixa em aberto a questão de Devon e Raven voltarem, o que eu não acho que vai acontecer, mas é o que Booker gostaria que acontecesse, e algumas dicas podem até sugerir essa possibilidade, mas, na verdade, eu não vejo a Raven voltando com o ex-marido, por mais legal que ele seja… de qualquer maneira, Devon consegue um emprego na cidade e, de agora em diante, ele poderá ficar mais perto dos filhos, em Chicago…

Em paralelo, também acompanhamos o Levi entrando em uma nova fase de sua vida: ele está indo passar um tempo em Londres, na casa dos avós, e Chelsea está querendo ensinar tudo o que sabe sobre Londres para ele, tudo o que ele pode fazer lá, até que ela eventualmente perceba que as experiências que ele vai ter na cidade não são as mesmas que ela teve… e que está tudo bem. A relação de Chelsea e Levi, que foi mudando ao longo das temporadas, sempre foi um ponto alto de “Raven’s Home”, e de fato eles mereciam um plot bacana no Series Finale, e eu adorei aquele momento em que o Levi fala sobre o quanto a Chelsea é maravilhosa e tudo o que ela sempre fez por ele – porque, como sempre soubemos, A CHELSEA É MARAVILHOSA. A despedida de Levi e Chelsea no aeroporto é, provavelmente, um dos momentos mais fofos do episódio.

Depois de Nia ficar com muito medo para dirigir, ela acaba “obrigada” a fazer isso quando tanto Booker quanto Chelsea machucam o tornozelo, e foi uma boa finalização para toda a trama da direção… mais tarde, depois de deixarem o hospital, Devon anuncia para os filhos que está se mudando para Chicago, então os filhos acabam indo com ele para ajudá-lo a arrumar as coisas para a mudança, o que quer dizer que Raven também tem que se despedir brevemente nos filhos no aeroporto enquanto Chelsea se despede de Levi, o que resulta em uma última cena rápida, mas essencial e como tinha que ser: Raven e Chelsea. A última cena, das duas naquele terraço, é um agrado aos fãs, uma breve declaração de amor que conta com metalinguagem, com referências à música de abertura e ao título da série e, claro, muitas emoções… adoro a Chelsea falando sobre “quem diria que elas estariam juntas ali, depois de todos esses anos”.

Isso não é a Chelsea falando… isso não é a personagem. E eu fui às lágrimas. O “Tell them, Rae” da Anneliese sai engasgado.

 

“Who would’ve thought we would’ve wound up together again after all these years?”

“Yeah… you have your vision all worked out, but life has other plans”

“Tell them, Rae”

[…]

“You’re gonna get that?”

“No, not right now. Raven is not home

 

Série linda. Vai deixar saudades!

 

Para mais postagens de Raven’s Home, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. vai ter a 5° temporada, e muito provavelmente esse "No, not right now. Raven is not home" já é uma brecha para a 5° temporada, pois a raven vai voltar pra são francisco pra cuidar do pai dela, o victor, que sofreu um pequeno infarto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, na época que eu escrevi o texto ela tinha sido suspensa, a princípio "cancelada". Ela acabou de ser renovada, agora no dia 01/10, mas não estou nada animado para a quinta temporada, sinceramente... não vai ter Levi, Nia, Tess, Chelsea... bastante estranho, mas vou assistir... vamos ver o que sai.

      Excluir

Postar um comentário