Último Capítulo de “Amy, a Menina da Mochila Azul” (30 de Julho de 2004)

“Hoy fue el mejor día de mi vida”

Eu não acredito que minha novela está chegando ao fim… foi uma DELÍCIA assistir a “Amy, a Menina da Mochila Azul” novamente. Passei raiva do Adrián lá no início da trama, sofri com o peso que a novela ganhou quando Amy foi para San Felipe, mas a história é consistente e bem apresentada, e teve uma reta final exemplar – e é o que fica mais guardado na memória, não é? Gosto de novidades como o fato de Octávio não ser seduzido pela vilã e nunca ter, de fato, terminado com Emília, e gosto de como a novela conseguiu misturar uma parte mais mística com sereias, estrelas mágicas e bruxas, sem perder a sua seriedade. É uma das novelas infantis mais pesadas que a Televisa fez, com direito a drama e a quase morte da protagonista, o que gerou uma última semana intensa que me arrancou lágrimas várias vezes. A novela está incrível, e vai deixar saudade!

O último capítulo começa na Caverna dos Espíritos… depois que todos os planos de Cláudio foram por água abaixo e ele se machucou, ele procurou um lugar onde se esconder, e acabou na caverna do tesouro. Pecas e Germán decidem ir atrás do pai porque, apesar de tudo, ele é o pai deles e eles se preocupam, e Raúl e os demais, mesmo com todo o mal que Cláudio já lhes fizera, acabam acompanhando os meninos: não por Cláudio, mas por Pecas e Germán, que são seus amigos! Os Piratas do Risco seguem os Caçadores de Tesouros porque acreditam que eles estão indo atrás do tesouro… então, um grupo de 8 crianças é colocado em risco dentro da caverna quando Cláudio atira para cima e um deslizamento de pedras começa. A polícia está do lado de fora da Caverna, cercando para capturar o Cláudio e contendo os pais preocupados das 8 crianças.

Matías é autorizado a passar, porque conhece o lugar, e Bruno o acompanha… Amy, mesmo sem autorização, passa pela segurança porque quer ajudar os amigos. E ela acaba se mostrando muito útil quando os bombeiros encontram uma passagem muito pequena para um adulto e Amy diz que ela pode ir… Matías tenta impedi-la, mas ela vence com o “E se fosse eu que estivesse lá dentro?” O Cláudio, por sua vez, só começa a pensar melhor em seus atos dentro da caverna quando escuta Raúl e Adrián, separados dos amigos, gritando por Pecas e Germán: ao saber que os filhos estão ali e presos embaixo das pedras por culpa dele, ele se desespera – no fim, mesmo com toda a sua maldade e insensibilidade, ele não quer que nada aconteça a eles… quando os encontra, Cláudio pede que eles saiam da caverna, mas os dois dizem que só saem dali com ele…

Afinal de contas, vieram ajudá-lo e não vão embora enquanto não conseguirem fazer isso.

Uma vez dentro da caverna, Amy procura não apenas pelos amigos, mas pelas quatro pestes que, se você me perguntar, nem mereciam sua ajuda… especialmente Marcial e Mary Loly! Primeiro, Amy encontra Raúl e Adrián, e então os três partem para resgatar os ingratos e maldosos Piratas do Risco, e um novo rolamento de pedras na caverna instável faz com que Germán, o Chayote, acabe pendurado – o que causa um desespero expresso no rosto de Cláudio, e qualquer que fosse o final daquela trama, eu estava feliz pelo Germán por poder ver que o pai se preocupa com ele, mesmo depois de como o tratou ao longo de toda a novela. Ele merecia aquela atenção, aquele carinho que nunca recebeu. Enquanto isso, Sebastián e Bruno também entram na caverna, encontram as crianças, e Sebastián manda Bruno levá-los até a saída, ele se encarrega dos filhos de Cláudio.

A ironia…

Eventualmente, eles encontram Cláudio gritando por ajuda, e ele promete que não vai fugir, mas, naquele momento, ele precisa de ajuda para salvar o seu filho – e eles salvam Germán, que recebe um abraço aliviado do pai… talvez o primeiro abraço que Cláudio lhe dera na vida! Com mais um deslizamento de pedras e instabilidade da caverna, quem acaba caindo é o Cláudio e, diferente do filho, ele não fica pendurado… por um momento, eu achei que ele tivesse morrido, mas acho que seria traumatizante demais para Germán e Pecas e, por eles, eu torci que isso não tivesse acontecido. Felizmente, Cláudio não está morto, mas toda a experiência o ajuda a reconhecer alguns erros, e ele é levado para fora da caverna em uma maca, onde ele pode conversar com os filhos, pedir perdão a todos a quem causou mal e, depois, pagar pelos crimes que cometeu.

Justo.

Antes de saírem da caverna, o grupo de crianças que é acompanhado por Bruno e Matías acaba fazendo uma descoberta e tanto… “Encontramos o tesouro da Caverna dos Espíritos”. O tesouro sobre o qual tanto se falou ao longo da novela, e que gerou tantas brigas entre os Piratas do Risco e os Caçadores de Tesouro, faz sua estreia e a porta simplesmente se abre para eles… todos podem ver o tesouro, mas ficam todos fixos no lugar, sem poder se mover, sem poder entrar e tocar nas coisas… todos menos um: o Raúl. Segundo Matías, ele é “o escolhido”. Foi muito fofa essa finalização para a história do tesouro, mostrando que pessoas como Mary Loly ou Marcial nunca poderiam ter conseguido o tesouro, mesmo que o encontrassem. Raúl, encantado, olha para tudo aquilo e diz que o tesouro vai ser dividido entre todas as pessoas do povoado.

<3

A cena de Cláudio conversando com os filhos antes de ser levado é UMA DAS CENAS MAIS EMOCIONANTES DESSE ÚLTIMO CAPÍTULO, e tudo graças ao tanto que eu sempre gostei de Pecas e quanto me afeiçoei ao Germán ao perceber todo o seu sofrimento… os dois são crianças boas que não mereciam o pai que tinham. Ambos dizem ao pai que, mesmo que ele tenha feito coisas erradas, ele é o pai deles… Cláudio, por sua vez, reconhece que não foi o melhor pai do mundo, nem um bom exemplo, mas diz que eles são melhores do que ele e não podem deixar que o dinheiro e o poder os corrompam, como aconteceu com ele. Então, ele diz que “tem contas para acertar com a justiça”, mas os ama muito e sempre os amou, e os deixa aos cuidados do avô… a cena é LINDÍSSIMA de Cláudio com os filhos. Depois, ele pede perdão a Sebastián (que não entende), a Soledad, a Adrián, a Matías e a Amy…

Depois de toda a aventura intensa das crianças (e adultos) na Caverna dos Espíritos, Amy volta para a casa de Octávio só para ganhar um monte de presentes, e eu devo dizer que eu fiquei com muita pena do Matías vendo tudo aquilo e indo embora… e eu o entendo. Gosto da mensagem de que não é o dinheiro que importa, é o AMOR, e de como Amy não se importa, na verdade, com todo o luxo que Octávio pode proporcionar, mas, no lugar de Matías, eu também me sentiria muito mal assistindo àquela cena – até porque o Octávio não tinha por que dar uma cama cheia de presentes pra Amy daquele jeito. Desnecessário. De todo modo, Octávio e Amy vão atrás de Matías e o encontram no elevador, pedindo que ele fique e até o convidam para morar ali, já que o Bucanero naufragou e ele não tem onde ficar agora: seu lugar é onde está Amy.

Amei a Amy dizendo que precisa dos dois: o seu pai da terra e seu pai do mar.

Naquela noite, Amy sonha com Coral dizendo para ela que ela cumpriu suas missões, e manteve seu coração nobre até o fim, sempre pensando antes nos outros do que nela mesma, generosa até nos momentos mais difíceis… por isso, a vida vai premiá-la comum desejo que está em seu coração desde sempre: PASSAR UM DIA AO LADO DE SUA MÃE. Amy ainda ganha três pequenas estrelas para presentear os amigos: a cada pessoa para quem ela entregar uma estrela, algo especial acontecerá. Amy é acordada, então, por Coral, agora em sua forma de Marina, a mãe de Amy…  é um dia especial e lindo, tudo o que Amy sempre sonhou, e uma ótima maneira de terminar a novela; esse dia que Amy passa ao lado de Marina é usado, também, para apresentar alguns detalhes finais da trama, e toda a sequência acaba sendo incrivelmente bonita e emocionante.

Depois de deixar que a mãe penteie seu cabelo e de elas cozinharem juntas, elas saem para comprar vestidos e encontram Adrián. É para ele que ela entrega a primeira estrela. Ali, Octávio agradece a Adrián, dizendo que não tem nada que lhe perdoar, porque é graças a ele que ele está vivo… por isso, ele quer fazer uma surpresa para Adrián, e então o pai dele aparece. Eu estava todo emotivo, então chorei nesse momento, com Adrián, Soledad e o pai, além do Adrián agradecendo ao Octávio. Depois, Amy dá a segunda estrela a Mary Pily, que também tem um reencontro quando os pais reaparecem, depois de tanto tempo longe… achei legal pela Mary Pily, mas eu não acho que o Marcial e a Mary Loly merecessem, ainda não gosto dele – que bom que, pelo menos, a novela não ficou insistindo em mostrá-los como “bonzinhos” nem nada assim…

Por fim, Amy leva Marina para conhecer seus amigos de San Felipe, e chega justamente no momento em que Minerva e Benigno estão inaugurando o “Hogar Feliz”, e é ela quem tem o privilégio de cortar a fita que inaugura o lugar… achei lindo Minerva a chamando, e linda aquela última conversa breve entre as duas, quando Amy entrega a última estrela para todas as crianças que não têm pais – simbolicamente, ela entrega a estrela para Minerva, desejando que ela tenha muitos dias especiais com todas essas crianças… só queria que tivesse um pouquinho mais de Amy e Raúl no último capítulo, mas o pequeno discurso que ele faz é lindíssimo, fofo e emocionante… Raúl fala sobre como, quando chegou a Puerto Esperanza, não sabia que no mar ia conhecer o seu primeiro amor: Amy, a garota que o ensinou a ser valente. AQUILO É TÃO TERNO!

<3

Por fim, Amy volta para casa ao fim do seu dia com a mãe, e Marina a coloca para dormir, lê uma história para ela, lhe dá a bênção, e Amy fala sobre como aquele foi o melhor dia da sua vida. “Amy, a Menina da Mochila Azul” termina com uma mensagem linda que fala sobre como fazer as outas pessoas felizes também nos faz felizes a nós mesmos… Coral diz a Amy que ela não está sozinha e que sempre a terá a seu lado e, em sonhos, as duas continuam juntas… nadando como duas sereias nas praias de Puerto Esperanza. O fim da novela traz Jerónimo, agora um guia turístico, falando sobre as sereias que são “a lenda de Puerto Esperanza”, e é uma finalização perfeita para uma história tão emocionante e tão bem contada… “Amy, a Menina da Mochila Azul” termina lindamente e, com toda a certeza, deixará saudades novamente. A novela tem um lugar muito especial em meu coração!

 

Para mais postagens de “Amy, a Menina da Mochila Azul”, clique aqui.

 

Comentários