Elite: Histórias Breves – Nadia e Guzmán

“Para sempre” e “verdadeiro” são coisas diferentes.

EITA! Tive uma mistura de sentimentos ao assistir ao segundo “Histórias Breves” de “Elite”, dessa vez centrado em Nadia e Guzmán… no fim da temporada passada, Nadia se mudou para Nova York, e ela continua mantendo um relacionamento à distância com Guzmán, mas como ele ainda estará na escola (e na série) na próxima temporada e ela não, eu não acho que esse namoro vá durar muito tempo – e, de certa maneira, muita gente esperava que se fosse essa a trama, o “Histórias Breves” dedicado a eles concluísse essa história, mas ainda não foi o que aconteceu. O episódio (dividido em 3 partes, num total de aproximadamente 27 minutos) tem um tom agridoce, e eu não vou negar que me emocionei um pouco, especialmente pela história que foi construída para Nadia e Guzmán durante as três primeiras temporadas de “Elite”, mas também fiquei triste…

…e de coração partido.

É muito diferente do primeiro “Histórias Breves”, e devo dizer que gostei mais daquele – o tom escolhido para “Guzmán, Caye e Rebe” (que também mostrou um pouco do Guzmán surtando porque Nadia não respondia às suas mensagens e/ou ligações) foi muito mais escrachado, contou uma história bizarra, exagerada, repleta de momentos de comédia, me arrancou risadas… o de “Nadia e Guzmán” tem um tom mais sério, mas, ao mesmo tempo, mais novelesco, e acaba sendo melancólico e sem concluir muita coisa – mas tudo bem, acho que a proposta de “Elite: Histórias Breves” nunca foi chegar a conclusões de fato, pois não faz parte dos episódios da série… são breves histórias extras. Nesse especial, faz um mês que Nadia se mudou para Nova York, e agora ela tem a chance de voltar a Madrid para o casamento da irmã, mas ela não sabe se quer ir.

Fiquei um pouco incomodado com a Nadia mentindo para Guzmán ou dizendo que “não queria vê-lo”, porque me pareceu extremamente insensível… particularmente, eu acredito que relacionamentos a distância não dão certo em 90% dos casos, e por mais que eles tenham sido lindos juntos, eu não acho que o namoro de Nadia e Guzmán precise mesmo durar para sempre, mas o que me incomodou foi o fato de Nadia parecer não se decidir – por muitas vezes, parecia que ela estaria disposta a terminar o namoro, mas não tinha a coragem de fazer isso, e é um pouco cruel o que ambos estão fazendo um com o outro agora. Nadia acaba vindo para o casamento da irmã, sob a condição de não ver o Guzmán naquele fim de semana, e ela tem uma cena interessante no banheiro feminino com a irmã e com Omar (que estava incrível!), no qual ela muda de ideia…

A irmã de Nadia é uma participação interessante, e ela traz um discurso que eu apoio demais – as séries e filmes, de modo geral, acostumaram muito mal as pessoas a acreditarem em “um único amor para a vida toda”, e isso não é necessariamente verdade na vida real… o número de pessoas que passam o resto da vida felizes com o seu primeiro grande amor é muito pequeno, e isso não é algo ruim. Achei lindo a irmã de Nadia falando: “Que dure o que tenha que durar. E isso não o faz menos valioso”, porque É EXATAMENTE ISSO. O primeiro amor é certamente importante, a importância de Guzmán na vida de Nadia e na sua conquista de independência, por exemplo, nunca será apagado – mesmo que eles não fiquem juntos para o resto da vida. Sempre haverá um carinho especial entre eles, eles sempre terão feito parte da vida um do outro… que não é para sempre não significa que não seja verdadeiro.

No fim, Nadia acaba mudando de ideia e resolvendo ver Guzmán, e eu nem sei se isso foi bom ou ruim… fiquei emocionado quando ela apareceu de surpresa no restaurante, fiquei bobo com a alegria dele, mas ela pede “um encontro mediano”, para “não sentir tanto sua falta quando for embora”, e todo o clima do encontro acaba sendo bem estranho, no fim das contas, e eles até discutem em um momento, porque ele realmente não entende bem o que ela está dizendo, e ouvi-la falar sobre ele “prendê-la e não deixá-la voar” é doloroso e cruel. No fim, nada é decidido, nada muda de fato, mas parece prestes a mudar – eles decidem, em uma conversa pelo telefone final que é bem bonita, passar uns dias perfeitos juntos, se separarem quando ela voltar para Nova York e então voltar para o telefone… e então eles vão ver o que acontece depois disso.

A quarta temporada deve definir o que acontece com eles!

 

Para mais postagens de Elite, clique aqui.

 

Comentários