Maria Mercedes – O casamento e a morte de Santiago

“Está bien, Santiago. Voy a casarme contigo”

Toda a vida de Maria Mercedes estava fadada a mudar quando ela conheceu Santiago del Olmo. Tudo começou porque ela era uma garota fofa e um tanto quanto “irritante”, insistindo para que ele comprasse bilhetes de loteria do portão de seu jardim… então eles se aproximaram, ele aprendeu a gostar dela, e ofereceu-lhe muito dinheiro para que se casasse com ele, como a parte final de seu plano contra a “Malvada Malvina”, mas ela se recusou. Disse que não se casaria, a não ser que fosse por amor. Na próxima vez em que eles falam sobre “casamento”, no entanto, eu acho absolutamente fofo… porque ele diz que a ama, e se ela se casar com ele, ele terá a chance de ajudar alguém que ama e que merece: ela perguntando se ele “não podia fazer isso como amigos” é fofo, mas ele tem razão: ele quer garantir que ninguém vá contestar o seu direito à herança!

Maria fica pensativa, talvez pela primeira vez – até porque ele promete que não vai obrigá-la a nada, ele só quer deixar-lhe seu dinheiro. A intenção é boa. E Maria pensa. “Essa seria a solução: casar-me com ele”. Essa oportunidade a atormenta, e eu fico pensando no quanto isso é uma tentação e uma grande responsabilidade, afinal é ela quem tem que prover à sua família, como diz na canção de abertura! “Ai meu Deus, o que eu faço?” Então a tormenta vem em forma de sonhos, com todos lhe cobrando dinheiro, com o irmão Andrezinho dizendo que “está com fome” e um monte de outras coisas… assim, parece que ela está pronta para aceitar a proposta, pela família. E quando ela vai até ele novamente, ele está morrendo. Com a voz gasta sofrida, dolorosa, ele pede novamente que ela não o deixe morrer sem cumprir seu plano.

Ela está ao lado da cama, não se importa mais com o dinheiro, está chorando, segurando a sua mão, pedindo para ele não morrer, o que é uma cena forte e triste. Ambos choram. Ele pede que ela se case, como um agradecimento por ter sido tão boa com ele nesses últimos tempos, e ela aceita: “Está bien, Santiago. Voy a casarme contigo”. Mas ela garante que não é pelo dinheiro, embora ela precise dele, mas porque ele está pedindo assim. Deprimente e bem “drama mexicano”, ela beija-lhe a testa, diz que também o ama, o ama muito e sai para assinar os papéis, ainda em lágrimas. Assim, ela se torna a ESPOSA DE SANTIAGO DEL OLMO. Isso tudo é uma expressão da boa e inocente alma de Maria Mercedes, que tanto precisa do dinheiro, mas não tem a malícia daqueles que dizem que ela tem que estar feliz pela morte do “marido”…

…ela só quer poder continuar conversando com ele!

De todo modo, Santiago del Olmo morre. Ele já estava condenado. O casamento é validado com uma autorização do pai de Meche, que tinha apenas 17 anos na época, enquanto Malvina assiste ao sobrinho morrer cruelmente, jogando fora a máscara de oxigênio, por exemplo. É revoltante e cruel a expressão de satisfação que Malvina ostenta, e a única que sofre é Maria. Quando ela chega para visitá-lo, em outro momento, o mordomo avisa que ele faleceu, e ela SOFRE. Sofre de verdade. É angustiante ver como todos são frios. Como todos presumem que ela estará contente, por ser agora milionária, mas ela continua triste. No funeral, ela deve comparecer exatamente como estiver vestida quando souber, e deve estar no primeiro carro, com a família. E sinceramente? Os advogados estão se divertindo fazendo as vontades de Santiago…

Chega, assim, enfim o momento de Maria Mercedes ser apresentada como A VIÚVA DE SANTIAGO DEL OLMO. Jorge Luis a despreza, como uma mera “bilheteira”, mas o advogado a defende, a cama de “senhora”, e a cena é pesada. Jorge Luis é grosseiro, diz que a família não reconhece esse casamento e que ela não tem direito nenhum sobre a herança, e aquele nervosismo todo só nos mostra que ele é tão interesseiro quanto a mãe. Um babaca. A cena do cemitério é de partir o coração. Maria é a única pessoa que está sofrendo de verdade, que está chorando, que está sentindo saudade. A única pessoa que gostava de Santiago de verdade. Tão triste. Se saiu alguma coisa engraçada disso tudo foi a expressão de Malvina e o seu grito horrorizado quando Jorge Luis fala sobre o casamento de Santiago com a bilheteira. Pelo menos isso!

Ha! Começou.

 

Para mais postagens de Maria Mercedes, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários