Kikai Sentai Zenkaiger, No. 15-kai! – Tune in! A Sharp Turn into Retro!

“Naquela época…”

EU ACHEI UMA DELÍCIA! “Tune in! A Sharp Turn into Retro!” é um episódio bem típico de “Kikai Sentai Zenkaiger”, com um “monstro da semana”, dessa vez vindo de Retrotopia, atacando a cidade, e não há grandes avanços na trama da temporada, mas é um episódio extremamente simpático e cheio de brincadeiras bacanas tanto com os Super Sentais do passado (mesmo que apenas uma SentaiGear tenha sido utilizada), quanto com coisas nostálgicas para o público japonês – a maioria das referências feitas durante o episódio acabam passando despercebidas ou não fazem tanto sentido para o público ocidental, e ainda assim o episódio nos conquistou pela sua energia… imagino que tenha sido ainda mais interessante para quem é japonês e viveu pelo menos algumas daquelas referências! E esse episódio é a oportunidade perfeita para referenciar os Timerangers

O episódio começa com o Mundo do Retrô aparecendo e transformando o mundo em uma versão mais antiga de si mesmo, sem muito padrão, para dizer a verdade – enquanto um celular se transforma em um telefone como os que tínhamos em casa na década de 1990, uma caixa registradora vira uma espécie de ábaco… segundo as minhas (breves) pesquisas, se chama “soroban” e fez parte da história do Japão antes do século XVI. Por isso, a própria Yatsude fala sobre “uma mistura de eras”. De qualquer maneira, temos algumas mudanças no cenário e no figurino que deixaram o episódio bem divertido… gostei das ruas voltando a estilos antigos, gostei de referências como a da televisão que as crianças de hoje em dia nem conhecem, e dos figurinos que os Zenkaigers utilizam, de diferentes épocas… Kaito está mais para os anos 1970, enquanto Gaon para os 1960, por exemplo…

No início, parece tudo divertido… até mesmo as crianças estão se divertindo com as novidades, enquanto pessoas mais velhas relembram velhos tempos, e não parece que o monstro seja assim tão mau – até os Zenkaigers estão se divertindo, Vroon principalmente. Eventualmente, no entanto, a segunda parte do plano do Mundo do Retrô entra em ação, e então as pessoas acabam sendo consumidas por um perigoso sentimento de nostalgia que as coloca entristecidas, abaixadas no chão, pensando em tempos mais antigas e em como “as coisas eram melhores naquela época”, e destaque, aqui, para Kaito e Yatsude, que realmente têm motivos para essa tristeza, porque eles se lembram de uma época em que os pais de Kaito não tinham desaparecido ainda… os Zenkaigers kikainoides, no entanto, logo percebem que não faz sentido ficarem tristes…

…eles não eram mais felizes no passado!

Assim, temos uma “reformulação” da equipe dos Zenkaigers, que parte à batalha com quatro integrantes: Juran, Gaon, Vroon e Magine. A ideia do episódio é bacana, a batalha é interessante, e quando o monstro tenta usar uma técnica de “rebobinação” para se livrar de uma derrota, Juran usa a 24ª SentaiGear, dos “Timerangers”, para poder avançar novamente no tempo e tudo voltar ao normal…é uma boa vitória, e então Kaito e Zox podem se juntar aos amigos para a batalha gigante do episódio, que é repleta de referências quando o Mundo do Retrô faz com que tudo o que eles falem sejam referências a coisas antigas. A comunicação fica praticamente inviável, mas a ação funciona normalmente, então os Zenkaigers e o TwoKaizer conseguem derrotar mais um “monstro da semana”. Um episódio carismático, que realmente consegue nos divertir.

 

Para mais postagens de “Kikai Sentai Zenkaiger”, clique aqui.

 

Comentários