Power Rangers Super Ninja Steel – Game Plan

Uma batalha dentro do videogame!

Bem-vindos ao mundo dos videogames… mas ele não é tão divertido quanto você pode esperar. “Power Rangers” é uma franquia cujo principal público-alvo são as crianças, e por isso a série nunca escondeu suas “lições de moral”. Em “Game Plan”, episódio exibido em 24 de fevereiro de 2018, a lição de moral claramente é: não deixe de fazer suas tarefas de casa e suas outras obrigações para ficar jogando videogame. A ideia é válida, mas o episódio quase comete o erro de colocar os videogames como “grandes vilões”, mas acho que se salva no final e dá um passo atrás focando apenas na questão da obsessão e do vício. Esperava um visual diferente para representar o “Mundo dos Videogames”, efeitos próprios para o episódio, num estilo meio “Kamen Rider Ex-Aid”, mas no fim o episódio acabou não entregando nenhuma dessas coisas, infelizmente.

O episódio começa com um novo videogame portátil que todo mundo parece estar jogando… Preston é o primeiro dos Power Rangers que vemos vidrado na tela, mas assim que apresenta o jogo para os demais, ele diz que comprou um para cada um dos amigos (!), e logo todo mundo parece estar grudado no videogame – quer dizer, todo mundo menos o Brody… que, por sinal, eu devo ressaltar que estava lindo demais com aquela camisa vermelha. O vício acaba se tornando tanto que ninguém parece escutar a professora enquanto ela dá uma aula sobre vulcões, Preston deixa de fazer uma tarefa que precisava ser entregue naquele dia, e nem mesmo o treinamento ninja parece estar indo muito bem, porque apenas o Brody está focado o suficiente. E é claro que, eventualmente, as coisas dão muito errado e eles vão ter que enfrentar as consequências de suas escolhas.

Hayley, Calvin, Sarah e Brody (que pega o videogame de Levi bem na hora!) acabam sendo sugados para dentro do jogo, o que era o plano do monstro da semana enviado pela Madame Odius desde o começo: Game Goblin. É aqui que eu comento sobre a decepção na questão visual dessa parte do episódio, porque os quatro Power Rangers foram sugados para dentro deum videogame, e não temos nenhuma cena curta em que eles de fato pareçam personagens de videogame, ou um cenário que se pareça com um cenário de videogame – é só o mesmo lugar em que eles sempre lutam e enfrentam os monstros do Galaxy Warriors. Agora que já conseguiu sugar quatro Power Rangers para dentro do seu mundo, Game Goblin usa o poder que recebe das pessoas que continuam jogando suas partidas para jogar um raio que controla cada um dos Rangers.

É aquela ideia típica de vermos membros da equipe se voltando contra os outros – Power Rangers vs Power Rangers. Isso é tão forte no “Sentai” que chegou a ser tema de uma temporada inteira, “Kaitou Sentai Lupinranger VS Keisatsu Sentai Patranger” (uma das minhas temporadas favoritas no “Sentai”, por sinal). Assim, vemos primeiro o Brody sendo controlado pelo monstro da semana para atacar os amigos, e depois Hayley… quando Levi começa a descobrir o que está acontecendo do lado de fora e como é que o monstro está conseguindo energia para enfrentar seus amigos, Preston resolve se deixar capturar e ir para dentro do jogo, para que possa ajudar os demais – aqui, então, Preston acaba sendo a terceira vítima de Game Goblin, e eu não posso negar que é mesmo interessante ver o Preston, o Power Ranger Azul, enfrentando sua própria equipe.

Do lado de fora do jogo, Levi percebe que precisa fazer com que as pessoas parem de jogar para que Game Goblin perca seus poderes, e então ele e Mick armam um plano com uma “mentira” sobre o Nível 10 para que todos larguem seus jogos, e quando eles o fazem, o poder do monstro diminui, Preston volta a ser ele mesmo, e é ele quem destrói o monstro, que fica gigante sem a ajuda da plateia dos Galaxy Warriors – de alguma maneira inexplicada (!), os Rangers conseguem convocar seus Zords, mesmo que eles estejam, teoricamente, “em uma outra dimensão”, e eles podem destruir o monstro, se salvar do jogo e conversar brevemente sobre o que aprenderam com toda essa experiência… agora, “Power Rangers Super Ninja Steel” está entrando em uma outra fase importante, quando os Rangers começarão a ter que enfrentar os NINJAS GALÁCTICOS.

 

Para mais postagens de “Power Rangers Super Ninja Steel”, clique aqui.

 

Comentários