Sítio do Picapau Amarelo (2003) – Os Bandeirantes: Parte 4



O lanchinho do Rabicó…
A CONCLUSÃO DA HISTÓRIA DOS BANDEIRANTES. Na última semana, Gavita tomara, em uma confusão, uma poção da Cuca, que Piracema trouxera achando que era uma poção do amor – ela pretendia fazer com que Tucuna se apaixonasse por ela. A jacaroa traiçoeira, no entanto, apenas enganara a inocente índia para que ela ficasse na sua mão, e então fosse obrigada a dizer onde está o ouro. Assim, Gavita é quem sofre as consequências da poção da jacaroa, e acaba encolhendo até ficar mais ou menos do tamanho que o Visconde de Sabugosa tinha lá na primeira temporada do programa… agora, eles já descobriram como fazer com que a Gavita volte ao normal: ela só precisa tomar um banho no riacho à meia-noite, em uma noite de lua cheia. Parecia razoavelmente simples, mas um pé de vento acaba levando a bandeirante da varanda, e agora ninguém mais a encontra…
A reta final de “Os Bandeirantes” traz, então, a busca pela bandeirante perdida com o prazo da meia-noite, para que ela possa voltar ao normal e eles não tenham que esperar até a próxima lua cheia – e se ela encolher ainda mais até o próximo mês? Não é fácil encontrá-la tão pequena, no escuro, e com aquela ventania que toma conta do Sítio do Picapau Amarelo. E quando surge o comentário sobre como “eles são muito grandes para ver a Gavita”, o Bartolomeuzinho tem uma ideia: toma o restinho da poção da Cuca que ainda resta no frasco para ficar tão pequeno quanto a Gavita: assim, talvez ele possa encontrar a irmã… e, para voltar ao normal, tudo o que ele precisa fazer é também mergulhar no riacho à meia-noite. Achando que a irmã talvez já tenha ido para lá, Bartolomeuzinho pede que Narizinho o leve até lá também.
Bartolomeuzinho acaba encontrando a Gavita na beira do riacho, mas Narizinho perde os dois, enquanto eles se refugiam em uma casca de abóbora para escapar de um sapo… quando todos vão até o riacho, achando, assim como Bartolomeuzinho, que talvez a Gavita já tenha ido para lá sozinha, o Rabicó, sempre esfomeado, fica feliz em ver a casca de abóbora, e nem percebe que ela está “recheada” antes de devorá-la e, assim, os dois bandeirantes acabam na barriga do Rabicó, o que quer dizer que eles não conseguem tomar o banho à meia-noite para voltar ao seu tamanho normal. Quando amanhece o dia, os dois ainda estão sumidos, e Bartolomeu expressa real preocupação por eles: “Como é que eu vou conseguir viver sem meus filhos?”, ele se pergunta, se dando conta de que tudo é sua culpa, por sua ganância e sua cobiça… talvez ele esteja “sendo castigado”.
É hora de aprender, de mudar sua atitude.
Gavita e Bartolomeuzinho não entendem o que aconteceu. Eles caem no bagunçado estômago do Rabicó, onde encontram de tudo, como uma garrafa, uma bola de tênis e um despertador! Logo, jabuticabas começam a cair. Bravo com a repentina prisão, Bartolomeuzinho começa a chutar e socar para todo lado, o que deixa o Rabicó bem incomodado, com dor no estômago, e ele fica gritando de dor, pobrezinho… com a dor do Rabicó, Emília manda os seus besouros irem até o Reino das Águas Claras atrás do Dr. Caramujo, mas o Rabicó é medroso demais para deixá-lo abrir sua barriga, e acaba fugindo para o meio da mata, onde ele é novamente capturado pelo Pesadelo e levado para a caverna da Cuca, para servir de almoço. Agora, então, o Sítio precisa procurar tanto pelos “bandeirolinhas” quanto pelo leitão fujão do Rabicó.
Enquanto isso, Emília meio que resolve o problema do encolhimento – as pílulas do Dr. Caramujo são eficientes contra tudo, e se ele tem uma pílula para encolher, ele pode criar uma para desencolher… “é só fazer ao contrário”. Enquanto o Dr. Caramujo trabalha na nova pílula, a bonequinha de pano envia o Poti e o Tucuna à mata em busca do Rabicó, porque “desconfia” que ele saiba algo sobre o paradeiro de Gavita e Bartolomeuzinho. Rabicó, por sua vez, não fica preso na caverna da Cuca por muito tempo, porque, devido à sua dor, a jacaroa prefere jogá-lo fora, dizendo que “ele está estragado”, e o marquês cai justamente em cima da Piracema, e é levado de volta ao Sítio de Dona Benta… uma vez de volta no Sítio, o despertador em sua barriga desperta (bem num estilo “Peter Pan”), o que quase deixa os bandeirantes lá dentro surdos, e Emília bate nas suas costas para “desentalar”.
Então, o Rabicó cospe a Gavita e o Bartolomeuzinho…
Graças ao Dr. Caramujo, então, eles voltam ao seu tamanho normal, Gavita pode ficar com o Tucuna, e os bandeirantes encontram o ouro que tanto buscavam, o que quer dizer que eles podem ir embora. O momento da despedida é tristonho, com destaque para a despedida de Dona Benta e Bartolomeu, de um lado, e do Bartolomeuzinho e Narizinho de outro… chorando, ela pergunta se ele vai voltar, mas, como ele diz, ele é um bandeirante, e nunca sabe onde estará amanhã. Gavita, por sua vez, vai embora completamente diferente, vestida finalmente como uma mulher, e ao lado do amor de sua vida, o Tucuna. Mas o “Sítio do Picapau Amarelo” nunca tem descanso. Com a partida dos bandeirantes, notícias de “biopirataria” começam a circular nos jornais, e conhecemos rapidamente o Louro João, um papagaio azul que liga para o Louro José, tentando falar com ele…
Mas Louro José está ocupado demais apresentando o “Mais Você” para atender.
ANSIOSO POR ESSA HISTÓRIA.


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários