MacGyver 4x06 – Right + Wrong + Both + Neither



“I made him. This is all my fault”
Não foi o episódio que eu esperava, mas foi um episódio importante para a trama de “MacGyver”. A quarta temporada da série nos apresentou Russ Taylor como o novo dono da Phoenix Foundation, e ainda sabíamos muito pouco sobre o seu passado – tudo o que sabíamos era que ele tinha a capacidade de reconhecer padrões e era um tanto paranoico. Isso, inclusive, nos levou a uma provocação no fim do episódio passado, em que, aparentemente, Matty era reconhecida como Titan, a líder da Codex, a grande vilã da quarta temporada de “MacGyver”. Felizmente, isso é rapidamente descartado, porque sabemos a Matty não pode estar por trás disso, mas alguma coisa parece ter se rompido na Phoenix Foundation, e talvez esse seja justamente o plano da Codex… de todo modo, parece que a Matty está sabendo mais do que conta para os outros?
Será que teremos uma “gêmea do mal”?
A trama do episódio, depois de resolver a história de Matty em pouquíssimos minutos, se foca em um pedido de socorro que chega ao celular de Russ Taylor: Emilia, uma mulher de seu passado, parece estar em perigo, e eles precisam ir até uma cidadezinha com atividades ilegais para salvá-la do cativeiro. Em paralelo, acompanhamos flashbacks de 5 anos atrás, quando Russ Taylor trabalhou nessa mesma cidade e tomou decisões erradas e bem condenáveis. Quando ele chega de volta à cidade, em 2020, ele conhece o marido de Emilia, um homem que anuncia que a esposa foi sequestrada, e que imediatamente reconhece Taylor como “o homem que destruiu aquela cidade”. Mac e toda a equipe querem explicações, querem saber o que aconteceu com Russ naquela cidade há 5 anos, mas eles sabem que a prioridade é salvar a vida de Emilia.
Mesmo assim, é meio enervante acompanhar Russ Taylor, porque EU FIQUEI COM MUITA RAIVA DELE. Ele é extremamente intenso, como pudemos ver enquanto ele interrogava a Matty (protejo a Matty com todas as minhas forças!), e foi revoltante ver como ele falava com o pessoal da Phoenix dando ordens à torto e à direito, colocando-se acima deles, dizendo que “ele é o chefe deles e eles têm que obedecê-lo”. Mas não é assim que eles normalmente agem. De todo modo, eles descobrem que Russ cometeu erros no passado, e agora ele precisa consertá-los. Inclusive, quando eles descobrem uma fábrica produzindo produtos ilegais com trabalho escravo na cidade, o cara responsável por essa fábrica é Anton, alguém do passado de Russ, e ele pode ter alguma coisa a ver com a ascensão desse cara… foi ele, realmente, quem destruiu a cidade.
Não é o meu episódio favorito na temporada, porque não tem o ritmo e a trama que mais me agrada, e o Russ ainda não é um personagem que tenha me conquistado – diferente da Desi, que me conquistou de imediato. E talvez porque eu quisesse saber mais sobre a Matty e sobre todo o mistério da Codex. O episódio coloca Russ Taylor em uma posição de redenção, e ele tem que tomar uma decisão diferente da tomada no passado para consertar erros que ele mesmo cometeu – inclusive quando eles finalmente encontram Emilia. Existem vários outros reféns, e embora Russ queira tirá-la de lá o mais rápido possível, ela decide que não vai sair de lá enquanto não forem todos salvos, ou então serão mais pessoas que morrerão naquela cidade por culpa de Taylor. Mas, sob a liderança inteligente de Mac, eles felizmente conseguem salvar a todos!
Tá… e a Codex?


Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários

  1. Concordo com vc. A Desi me conquistou de imediato. Já o Russ, não gosto dele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário