Álbum VIOLETTA: “Gira Mi Canción”



“Friends ‘till the end / Never break, never bend”
Embora o nome da primeira música marcante da última temporada seja “En Gira”, o álbum é nomeado a partir do verso do refrão, que é o que fica em nossa cabeça enquanto estamos assistindo aos capítulos da terceira temporada: GIRA MI CANCIÓN. Além de ter ótimas músicas, esse também é um dos álbuns de que mais gosto em relação à capa e à arte na mídia… está tudo muito bonito! Diferente do álbum da segunda temporada, acredito que esse retorna ao estilo da primeira e pode ser mais diversificado, sendo tanto dançante e animado (como em “En Gira” e “Supercreativa”), ou mais romântico (como em “Amor en el Aire” e “Descubrí”), e ainda tem um tom clássico com Ruggero (em “Rescata Mi Corazón”) e a minha finalização favorita de álbum, com “Friends ‘till the End”, que é uma música sobre a AMIZADE que tem tudo a ver com “Violetta”.
O álbum foi lançado no dia 18 de Julho de 2014, antes da estreia da temporada!


ALGUNS SINGLES

Como o Disney Channel lança como “single” todas as músicas que tiveram apresentação de clipes durante a novela, mesmo que seja depois do lançamento do álbum propriamente dito, o álbum contou com SEIS singles, mas não vou incluir todos nesse primeiro comentário, pois alguns deles eu quero comentar mais adiante em outras “categorias”. Vamos nos ater à abertura do álbum, que, excluindo o solo de Jorge Blanco, é bem animada. A primeira música é “En Gira”, que assim como inicia a temporada, também inicia o penúltimo álbum… E EU AMO TANTO ESSA MÚSICA! Com os instrumentos bem fortes e as vozes se misturando, eu gosto de como a música passa a ideia de “turnê”, que é como a temporada começa, e como cada personagem principal tem o seu momento na canção – além de o refrão soar como um uníssono muito bonito. Dançante, feliz, essa música é UM MÁXIMO!

“Gira mi canción
En tu dirección
Somos el reflejo en el espejo
De tu corazón”

O primeiro solo de Martina Stoessel no álbum é “Supercreativa”, e antes de assistir à temporada, eu sempre pensei que essa música combinava muito com Ludmila, talvez mais do que com a Violetta… a música é ótima, com uma pegada eletrônica e dançante, e eu gosto muito de como ela foi usada na novela como sendo composta a partir de influências em Michael Jackson, o que se reflete não apenas na letra, mas também na coreografia que os jovens criam para ela. Em seguida, ouvimos “Encender Nuestra Luz”, interpretada por Martina Stoessel, Mercedes Lambre, Candelaria Molfese, Lodovica Comello e Alba rico, A MÚSICA DAS GAROTAS. “Chicas, amigas de verdad / Haciendo realidad / Los sueños y las fantasías”. A música é divertida, leve, animada, fofa… e sempre me faz pensar em animes como “Sailor Moon” e “Guerreiras Mágicas de Rayearth”. Talvez seja o “Somos las chicas guerreras”.
Vai saber?

Yo no soy un zombie, yo no soy un robot
Hago mi camino y descubro quién soy
Vivo como siento y eso me hace cambiar
Soy diferente, única, única”

SOLOS

Além de “Supercreativa”, que é um solo de Martina Stoessel, outras seis (!) músicas do álbum são de solos, o que é uma grande parte do álbum. Jorge Blanco tem o seu solo em “Amor en el Aire”, e independente de todas as críticas que eu tenha ao personagem (e são muitas), eu sempre digo que eu amo a voz de Jorge Blanco. Em “Amor en el Aire” ele está fofo e romântico, com a voz suave, nos envolvendo em uma balada romântica que é encantadora. Diego Dominguez, por sua vez, canta “Ser Quien Soy”, que é completamente diferente do seu primeiro solo na novela, na temporada anterior… aqui, semelhante à música de Jorge Blanco, talvez, ele está mais calmo e mais fofo, provavelmente tentando explicitar a maneira como o Diego “mudou” para a terceira temporada… mas apesar de ser uma balada romântica, ela é rápida, animada e tem a intensidade do personagem! Adoro a marca de instrumentos de corda, que fazem toda a diferença…
E eu tenho um crush IMENSO no Diego, então…
[E eu ADORO quando ele fala durante a música!]

“Es el amor lo que arrancó el dolor
Es mi valor, la fuerza, el corazón
Lo que cambió
Y estoy mejor, estoy mejor
Por ti, por mí”

Adoro que Mercedes Lambre tenha um solo que não fala sobre como ela é uma “estrela” ou como é “melhor que todo mundo”, ou qualquer coisa assim. Na trama, “Quiero” foi composta por Violetta, mas usurpada por Ludmila, que a usou para fazer sucesso na YouMix quando Vilu abandona a carreira… mas tem tudo a ver com a nova Ludmila que conhecemos nessa temporada! E a música é UM MÁXIMO. Adoro como o refrão é rápido e dá vontade de cantar, de dançar, de sorrir… Martina Stoessel, por sua vez, tem outro solo no álbum, que é “Descubrí”, e é diferente do solo de Mercedes e do primeiro da própria Tini. Aqui, em uma música mais calma e emotiva, com destaque para o piano como instrumento, ela entrega uma performance forte e, embora comece mais calma, eventualmente sobe e a permite demonstrar toda a capacidade e o alcance de sua voz… é muito lindo!

“Hoy quiero cantar, decreto el sueño real
Sé que podemos confiar y nada nos detendrá
Hoy quiero cantar, y el miedo no volverá
Porqué mi ángel guardián sabrá el camino a tomar”

No mesmo estilo, Martina Stoessel ainda interpreta, sozinha, “Underneath it All”, que é uma tendência da terceira temporada que muito me agrada – nos Estados Unidos, onde a novela também fez muito sucesso, as músicas estavam sendo dubladas, e eu não gosto muito dessa ideia! Quer dizer, c’mon, os artistas estão ali entregando tudo de si e vocês dublam os caras cantando? Na segunda temporada de “Violetta”, a produção tentou traduzir algumas músicas originais para o inglês, mas também não deu lá muito certo, com algumas exceções – até porque existe uma diferença imensa entre traduzir e compor direto na língua: a música sempre tende a soar melhor na língua em que foi composta. Desse modo, a terceira temporada trouxe, pela primeira vez, músicas compostas diretamente em inglês, e soam ÓTIMAS. Martina Stoessel fica maravilhosa em inglês também!

“Oh, baby, I wish I could tell you
How I feel, but I can't 'cause I'm scared to
Oh, boy, I wish I could say that

Underneath it all
I'm still the one you love
Still, the one you're dreaming of
Underneath it all
I'm missing you so much
Baby, let's not give it up”

Eu sempre, sempre, sempre digo isso, mas não me canso de dizer: COMO EU AMO A VOZ DO RUGGERO PASQUARELLI! Sinto que sua escalação em “Soy Luna” foi para fazer jus à sua voz e dar-lhe mais músicas nos álbuns. “Rescata Mi Corazón” é uma das minhas músicas favoritas no CD, sem dúvida. Ainda com um sotaque italiano, Ruggero está animado, quase posso ouvi-lo sorrir enquanto canta, e a música é dançante, animada e tem algo que me faz pensar em cantores mais antigos que eu amo! RUGGERO ESTÁ PERFEITO NESSA CANÇÃO! E se Ruggero é o meu cantor masculino favorito no elenco, Lodovica Comello é DE LONGE a minha cantora favorita, e “Aprendí a Decir Adiós” é uma música TÃO FORTE na qual ela pode colocar toda sua intensidade, todo o seu talento e é sempre um prazer escutá-la. Há emoção, há força, há tudo!
Quando escuto “Aprendí a Decir Adiós”, eu não quero ouvir mais ninguém…
Apenas a Francesca. LINDA. MARAVILHOSA. TALENTOSA. PERFEITA.
QUE VOOOOOOOOOOZ! *-*

“Hoy puedo morir de amor
Rescata mi corazón
Quédate conmigo”
__________________________________

“Todo es posible
Busco en mi destino, un sueño mágico
Porque yo aprendí a decir adiós

No voy a rendirme
Sigo mi camino siendo lo que soy
Porque yo aprendí a decir adiós

Hace falta valor para decir adiós”

FINALIZAÇÃO DO ÁLBUM

Eu adoro tanto os solos quanto as músicas em grupo, e acho que ambos os estilos de música transmitem emoções fortes, embora distintas. A escolha da Disney foi fechar o álbum com músicas interpretadas por várias artistas e que transmitem a mensagem de AMIZADE, que é algo muito forte em “Violetta”. Primeiro, temos “A Mi Lado”, interpretada por Martina, Lodovica e Candelaria, trio que sempre têm uma música, em todas as temporadas… e, por fim, “Friends ‘till the End”, que é outra música composta em inglês, e que fala sobre o sentimento entre eles, e foi trazida como um novo tema para o estúdio, expressando a amizade e a união deles, que foi forte em todo o processo de tentar salvar o estúdio, ameaçado de ser fechado várias vezes ao longo da temporada. Eu amo a música, o ritmo, a maneira como as vozes se alternam… TUDO!

“If you need me in a heartbeat, just say so
You can count on me, count on me
I will come in a heartbeat 'cause you know
You will always be, always be number one”


EU AMO MUITO ESSE ÁLBUM! <3

Para mais postagens de Violetta, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz


Comentários