Manifest 2x10 – Course Deviation



Os Chamados são bons ou ruins?
AH, EU ACHEI BEM FORÇADO! Temos dois problemas nesse episódio. O primeiro é que nós tivemos uma informação bombástica no outro episódio, com o barco de Al-Zuras e o fato de “tudo estar conectado”, e esse episódio ignorou a história por completo. Nós queríamos mais informações! O segundo, por sua vez, é que ele foi excessivamente baseado no personagem de Jared, supondo que ele tenha um carisma que ele não tem. Eu sei que existem pessoas que gostam dele, mas eu deixei de gostar dele ainda na primeira temporada, muito antes de qualquer história dos Xers, e embora nós já soubéssemos que ele era um infiltrado, ficou tudo exageradamente forçado para ele ser o herói “bonzão”. Eu achei bem sofrível… mas o episódio traz uma visão interessante sobre os Chamados, e é algo que a maioria das pessoas nunca tinha pensado.
E, de algum modo doentio, faz sentido.
Michaela foi presa por Jared no fim do episódio passado, e ele lhe disse que “estava salvando sua vida”, e agora ela fica toda pensativa a respeito disso… tanto que, quando sai da delegacia, ela vai direto ao “lugar deles” no parque, e ficou parecendo que eles estavam empurrando à força um romance que já era pra ter chegado ao fim. Revivemos o pedido de casamento do Jared à Michaela, e ainda ganhamos a sua presença agora para explicar-se para Michaela e para dizer que “ela está fazendo isso por ela” e que “o melhor jeito de destruir um grupo como os Xers é de dentro”. Eu entendo a lógica, todo mundo já tinha matado a charada que ele estava infiltrado há muito tempo, mas ainda assim… agora, Michaela se junta a ele na “equipe”, para derrubar os Xers, e sua primeira (importantíssima) missão é salvar a vida de Zeke…
Eu amo o Zeke, defendo o Zeke e vou torcer pelo Zeke! Foi angustiante vê-lo amarrado nos fundos daquele bar dos Xers, sangrando, com o babaca do Billy batendo nele… e a verdade é que o Jared tem que interpretar, para não ser descoberto, mas no fundo nós sabemos que ele estava gostando. Mas ele ajuda o Zeke, porque tem que ajudá-lo. Como tem uma escuta no bar, e ele espera que Michaela esteja ouvindo, ele começa a falar sobre o que está acontecendo, e a dar todas as informações que ela precisa para invadir e salvar. Enquanto isso, ele tem que impedir os Xers de matar o Zeke para culpar a Michaela (!), e isso envolve dar um soco nele, humilhá-lo, e fingir que quem quer dar o tiro é ele mesmo… só para no fim ele se voltar contra os Xers e “salvar a pátria”, todo heroico. O roteiro foi bem clichê e bem forçado, mas vamos relevar.
Por ora.
Enquanto isso, Grace tem um Chamado que a leva até uma ponte, onde ela e Ben encontram Adrian, que teve o mesmo Chamado. A bolsa de Grace acaba estourando, dois meses cedo demais, e parece que a vida de sua bebê ou a sua correm riscos, e a situação fica extremamente difícil. Eventualmente, é como se Ben tivesse que escolher entre salvar a sua esposa ou salvar a sua filha, e isso é de arrepiar. Também sofri com o Cal e a Olive, até porque as cenas deles estavam MARAVILHOSAS ao longo do episódio… quando Ben os vê chorando ao lado da mãe na cama de hospital, ele volta atrás na sua decisão… primeiro, ele pede que os médicos salvem o bebê, porque era o que Grace queria, mas depois ele não tem coragem, e a cena é emocionante, porque ele pede perdão a Grace e conversa com a bebê, pedindo que ela seja forte.
Eventualmente, GRACE E A BEBÊ, EDEN, SÃO SALVAS. E a história é inusitada: o médico que podia realizar a cirurgia estava morrendo afogado, e Adrian o salvou e o levou até aquele hospital, e então ele estava lá no momento perfeito para salvar Grace e a filha. Eu estava achando lindo e emocionante, porque as cenas são lindas, e Ben chega a dizer a Adrian que esse era a prova de que ele precisava para entender que os Chamados são bons, mas Adrian diz algo pertinente: e se não forem? Afinal de contas, Grace só estava em risco porque o Chamado a levou àquela ponte… e se os Chamados estiverem criando situações e os manipulando para fazê-los acreditar que podem confiar neles, até um momento em que eles obedecerão sem questionar? Infelizmente, faz todo o sentido, e é um pouco assustador… perturbador. Enquanto isso, as sombras de Cal se aproximam.
Ameaçadoras.
Sabe do que eu me lembrei? Do “Chamado de Cthulhu”.
Será?

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.


Comentários

  1. Do primeiro episódio da temporada até esse 10° tive uma pequena evolução com meus sentimentos com o Zeke, amém!

    Tipo, ainda não shippo ele com a Michaela e talvez por implicância desnecessária eu continuo com a sensação que ele esconde alguma coisa, não sei dizer, mas enquanto assisto fico esperando todo momento uma bomba estourar...
    Mas o ranço de desejar a morte dele já tá diminuindo kkk

    ResponderExcluir
  2. Eu continuo sem gostar do Zeke, e esse episódio reforçou o meu ship de Michaela e Jared! Mas, sei q eles não ficam juntos! No fim, o episódio foi bom, mas continua dando mais perguntas do q respostas

    ResponderExcluir

Postar um comentário