What I Like About You – O relacionamento de Val e Jeff

“You’re my little over competitive Scrabble cheater”

Eu confesso que o término do relacionamento deles, como vemos no fim da temporada, me deixa um pouco triste – porque a minha impressão, nos episódios da primeira metade da temporada, era de que eles eram o casal perfeito. Um perfeito para o outro. No entanto, independente dos momentos lindos que eles compartilham, a diferença de interesses fala mais alto, e eu acho que isso é plenamente compreensível. Doloroso, não nego, mas dá para entender. Não sei exatamente qual foi a história nos bastidores para a escolha – acho que o Jeff era um personagem que funcionava bem. Não sei se esse término sempre esteve nos planos ou se o ator precisou/escolheu sair e, por isso, “What I Like About You” terminou o romance de Val e Jeff. De todo modo, sendo essa a única temporada de Simon Rex, eu achei que ele merecia uns comentários.

Vocês se lembram, por exemplo, lá em Tankini quando o Jeff descobriu que a Val às vezes dormia com o moletom antigo de um ex-namorado? Bem, eu teria reagido exatamente como ele, embora a cena do topizinho rosa tenha sido uma ideia genial que talvez eu não teria – RI DEMAIS. Ou então, em The Party, um dos meus momentos favoritos dos dois na série: aquele jogo de SCRABBLE (basicamente um Words with Friends antes do celular). A cena é tão leve e tão divertida. Mostra o Jeff ganhando com “boobies”, depois percebemos que ele SEMPRE perde porque ele sempre deixa a Val ganhar, jogando coisas como POOP ou ME quando tem coisas como ENZYMES… isso é uma declaração de amor, e é fofinho. “You’re my little over competitive Scrabble cheater” e eu acho que um relacionamento é muito construído em cima de coisas “simples” como essa, às vezes mais do que grandes feitos de amor, ou grandes cenas…

Como de finais de comédias românticas.

EMBORA EU ADORE FINAIS DE COMÉDIAS ROMÂNTICAS!

Amizade Colorida SEMPRE me faz chorar! <3

Em The Other Woman foi a vez da memória de uma ex-namorada DELE ressurgir, mas é muito mais forte do que um simples moletom, porque Dana EXISTE e ESTÁ ALI. E o pior: a ex-namorada “legal” do Jeff, que é modelo, acaba sugando Holly também para dentro do Dana Vortex com aqueles ingressos, com aquele vestido lindo que a Natalie Portman vestiu e tudo o mais… é uma tentação, mas Holly valoriza mais seu amor pela irmã quando percebe que Dana é, mesmo, uma b*tch, porque ela fica dando em cima do Jeff, NA FRENTE DA HOLLY. A parceria dos dois, por fim, em não contar nada para a Val é bacana, porque mostra que Jeff era uma boa pessoa e tinha uma ótima relação com a irmã adolescente da namorada. É legal, depois do término, por exemplo, ver que Jeff e Holly ainda se dão bem, embora não tenham a mesma relação de antes.

A primeira briga que vemos do casal é uma briga leve, mas sensata – e estabelece algumas coisas. “So you and Jeff got into a fight… what did you do?” Aconteceu em The Cheerleading Incident e eu acho que fazia todo o sentido. Jeff só chamou Val pra dormir na casa dele, por exemplo, mas é uma preparação excessiva que é cansativa, então ele desabafa: “I just wish you were more spontaneous. There. I said it. It’s out there”. Então, seguindo um conselho de Holly, Val tenta, realmente tenta, ser espontânea – e faz aquele show de líder de torcida, sem calcinha, e Jeff chega em casa com uma senhora: “Val, this is Linda… my mom”. Como NÃO conhecer os pais de seu namorado. Mas é superdivertido, ela adora a Val, e as loucuras dali em diante são um máximo, como aquela festa grega, os pratos quebrados, a Val meio bêbada… “Your girlfriend has given me, huh, the courage to do something I have been wanting to do for a very long time. […] I’m not going back to your father”.

Ouch.

Isso não interfere, de fato, em nada no relacionamento de Val e Jeff, mas estabelece uma coisa: que nenhum dos dois deve mudar e ser quem não é pelo outro. Vale para qualquer relacionamento! Mas eles se separam justamente no episódio do Dia dos Namorados – porque eles descobrem que suas intenções com o namoro são muito diferentes. Jeff não acredita em casamento, não é para ele. Aí vem The Breakup, o episódio em que eles oficialmente terminam, e Val NÃO lida com os seus problemas, enlouquecendo Holly com um monte de coisas, como acordar às 5:30 para correr, jogar comidas fora e instituir umas comidas “saudáveis” como uma imitação de carne extraída de um fungo que nasce no subsolo… enfim. “Call Child Services”. Holly passa o episódio todo oferecendo um abraço, quer que Val se abra, mas ela NÃO lida com a dor, esconde de si mesma o sofrimento… até que, eventualmente, Holly exploda.

“It’s not Henry, it’s not dad, it’s not me, it’s you! You’re the one who needs to talk about things!” – o que aconteceria mais cedo ou mais tarde para começar a ACORDAR a Val, pois não há seguir em frente até que a dor tenha sido enfrentada. “For God’s sake, show some emotion, woman!” Compadecemo-nos mais de Holly que de Val nesse episódio! “Look at this! I spent $30 on depressing videos to get you to cry. […] SO YOU CAN DEAL WITH YOUR FEELINGS, get on with your life, and just get out of mine!” Assim, para “lidar”, Single Val começa a sair com Cheating-On-Her-Long-Distance-Boyfriend-Lauren, e é uma loucura. Chegam bêbadas em casa às 2 da manhã para encontrar uma Holly enfezada e preocupada, de roupão, pronta para dar um sermão: “She’s so not over it. She’s just doing everything she can to avoid dealing with it”. Holly entende muito mais que Val a necessidade de lidar com toda essa dor do término do namoro…

Então, quando Lauren e Val ameaçam fazer tatuagens, Holly age…

…e faz a única coisa que lhe vem à cabeça: BUSCAR AJUDA EM JEFF. Ela foi uma irmã excelente na sequência toda, chegou ao estúdio de tatuagem, no meio da madrugada, e arrastou com ela o Jeff, para que eles pudessem conversar – e, ali, mal pareceu uma cena de sitcom, porque o momento era sério e doloroso. Val e Jeff conversam, veem que é isso mesmo, eles não querem as mesmas coisas, então ele vai embora, mas pelo menos ela coloca as coisas para fora, e ao fazê-lo, ela CHORA e aceita o abraço de Holly, finalmente. “You’re the best”. É ali, colocando a sua dor para fora, FINALMENTE, que Val pode COMEÇAR, talvez, a seguir em frente. Não é uma dor fácil de ser superada, mas o caminho precisa ser começado e é natural começar com lágrimas… então Holly finalmente conseguiu o seu objetivo, e isso é fantástico.

Dali em diante, as coisas mudam de figura. Jeff é mantido precariamente na série com roteiros fracos como chamar a mãe de Gary para sair e depois não dar conta da presença do garoto. Val, por sua vez, começa a seguir em frente. Em Loose Lips, por exemplo, ela mostra interesse em Vic, seu chefe, depois que todos saem depois do trabalho e, na volta para casa, ele quase a beija. Ah, e Val ainda fica extremamente popular (Lauren não gosta disso) quando conta a história sobre como acidentalmente apareceu em um pornô. Nem pergunte. Mas nós até que aprovamos Val e Vic, talvez. “I think I almost, just kind of… kissed my boss”. Holly aprova, mas é que o Vic é mesmo bem gatinho. Uma das melhores cenas está na Holly interessada no “quase beijo”, perguntando como foi, como estavam os lábios de Vic, explicando e mostrando… AQUILO FOI UM MÁXIMO! E na manhã seguinte Vic está particularmente provocante. Aquela bunda, depois quando tira o casaco, levanta aquela cadeira, se inclina sobre Val… wow. Por fim, eles REALMENTE se beijam.

Quem diria?

“Oh my God, Val, you’re doing it again. You’re looking for reasons not to date”

A trama não é levada adiante por enquanto, no entanto. Dois meses depois do término com Jeff, Val ainda está, como diz Holly, “procurando motivos para não sair”. E em The Fix Up, Holly conhece o irmão gatinho do Henry (aquela cena em que ela pergunta para Henry se ele está solteiro e ele diz, todo tristonho e conformado “Yes, I’ll give you his number” foi muito bonitinha. Triste e de partir o coração, mas ele é tão fofo!), o Noah. E mesmo que Henry NÃO goste da ideia e peça para que Holly não o apresente para Val, ela o faz. “Val, this is Henry’s brother, Noah. And Noah, this is my sister, Val”. E a Val gosta, É CLARO. Porque, quem não gostaria? Então é, depressa, um encontro: “Let me ask you something, would it be weird if I asked out my younger brother’s girlfriend’s older sister?” E Henry não fica NADA feliz com Holly por isso, e desabafa: “I asked you not to do something and you did it anyway”. Mas por quê tanta insistência?!

O QUARTO.

O assustador quarto.

Enfim, um desastre.

A história de Val e Jeff, passando por tudo isso, chega ao fim, de fato, no último episódio da temporada, The Talk. Quando Val se sente incomodada com Holly e Henry sozinhos em casa e no quarto com a porta fechada, ela começa a fazer um discurso sobre sexo, sobre como é uma conexão mágica e mística, como é importante que se esteja em um relacionamento sério para fazê-lo… enfim. Depois de uma “conversa sobre sexo” com Holly, Val reencontra Jeff no restaurante: “It was really nice seeing you again”. Parece um momento altamente desconfortável, mas isso leva a quê? UMA RECAÍDA. Ou um flashback, como você quiser chamar. Descobrimos por acaso quando Holly volta embora mais cedo e vê Jeff sair do chuveiro só de toalha (e que maravilha, huh, mal dá para culpar Val por aceitar uma recaída dessas!), mas Holly chama a atenção para a hipocrisia do caso: “I wouldn’t understand? No, I understand. You have a set of rules for me and another one for yourself”.

Cadê o discurso todo sobre sexo?

Assim, chega ao fim o relacionamento de Val e Jeff, porque eles sabem que não vão poder ficar se entregando a essas vontades loucas de se reencontrarem se nenhum deles mudou suas opiniões sobre o futuro, sobre casamento… eles continuam querendo coisas diferentes, o que quer dizer que não há esperança para o relacionamento. Mas eles precisavam desse ponto final, realmente conversar e estabelecer tudo. “Last night, it cannot happen again. I can’t keep giving Holly mixed messages, I can’t keep giving myself mixed messages”. Tudo chegou ao fim, e por mais doloroso que seja, eu acho que foi a coisa certa a se fazer. A partir da segunda temporada, então, Simon Rex não retorna à série como Jeff, e nós temos um conjunto de novas histórias para Val, uma Val solteira amiga de Lauren. Mas precisávamos daquilo para terminar a temporada e realmente fechar essa história sem a sensação de que faltou algo.

Lamento.

Mas continuo adorando a caminhada do casal na primeira temporada!

 

Para mais postagens de what i like about you, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Só consigo gostar da Val com o Jeff, os outros pretendentes dela, e aquele bombeiro no final simplesmente não rola pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira vez que eu vi eu fui pego de surpresa com o término, eles pareciam um casal tão sólido, e daí terminaram.

      Excluir

Postar um comentário