Smash 2x04 – The Song

“I can’t let go!”

O SHOW DE VERONICA E A GRANDE CHANCE DE JIMMY E KYLE. Com Eileen tentando de tudo para liberar “Bombshell” para a Broadway, mas com a produção razoavelmente parada até então, os personagens precisam encontrar o que fazer enquanto não têm a garantia de que o musical sobre a vida de Marilyn Monroe (que, por sua vez, precisa passar por uma reescrita desde que Julia consiga entender qual é o grande problema do roteiro e, para isso, ela precisa aceitar a ajuda de Peter, o dramaturgo) seguirá adiante. Karen está convencida de que o musical de Jimmy e Kyle é algo grande no qual deveria apostar, e Derek Wills está envolvido demais no show de uma noite só que Veronica Moore pediu que ele dirigisse para dar aos garotos uma chance.

Diferente de outros episódios de “Smash”, esse é um episódio quase que inteiramente dedicado à trama de Veronica Moore, Ronnie, interpretada pela incrível Jennifer Hudson. Ainda assim, o episódio consegue colocar as suas tramas que envolvem os musicais e os bastidores da Broadway para serem desenvolvidas, mesmo quando giram em torno do grande show. A ideia de Ronnie é desvencilhar-se da imagem de “garotinha inocente” que conquistou atuando desde muito nova, e que seria reforçado por ela mesma se seguisse adiante como Dorothy, de “The Wiz”. Para isso, ela quer que Derek Wills dirija o seu show, já que o assistiu dirigindo uma cena de “Bombshell” e aquilo despertou algo nela: é isso o que ela ama, é assim que ela quer se sentir…

O problema é que, por mais que queira essa “mudança”, Ronnie talvez não esteja preparada para crescer… e o show acaba gerando uma série de dores de cabeça que envolvem o Tom, a mãe de Veronica, o próprio Derek Wills e até a Ivy (ela e Karen trabalhando como bailarinas e backing vocals), que faz as vezes de “conselheira” de Ronnie. É uma trama complexa, na verdade, se pensarmos no quanto Derek a leva em outra direção e talvez a pressione, mas como recua, talvez pela primeira vez na vida, para deixar que Ronnie e a mãe façam as coisas “do jeito que elas querem”, então, e também não é isso o que Ronnie quer… no fim, tanto o Derek precisa ouvi-la e compreendê-la mais, quanto ela precisa estar de mente aberta para receber a direção que buscou.

No fim, o show é um espetáculo! E um sucesso!

Enquanto Ronnie ensaia “I Got Love”, sua marca registrada ou algo assim, Derek busca por algo novo para que ela possa cantar, algo que fale sobre e para essa nova era que ela está tentando abraçar – e Karen percebe que essa pode ser a oportunidade de Jimmy e Kyle. Depois de ouvir a proposta deles para “Hit List”, e ter gostado, Derek sugeriu que eles encontrassem uma maneira de fazer barulho e chamar atenção com o trabalho deles… e essa talvez seja a oportunidade. Se eles tiverem a música perfeita para Veronica Moore em um grande show de uma noite que será televisionado, eles farão um nome! Nenhuma das músicas parece agradar o suficiente Tom para aquela noite e para aquela proposta, no entanto – então, Kyle diz que Jimmy pode escrever uma nova.

Tudo é bastante tenso nessa parte do episódio, na verdade. Nós sabemos que Jimmy conseguiu escrever uma grande música (talvez com Karen como sua “musa inspiradora”), mas Derek está tão bravo e tão frustrado porque a sua visão não vai acontecer e ele sente que está “dirigindo algo em que não acredita” que ele nem mesmo se dispõe a escutar a música que eles escreveram, o que deixa Jimmy furioso e o faz desaparecer por algum tempo – o que deixa o Kyle tão preocupado que é angustiante. Ouvi-lo cantar “Everybody Loves You Now” é LINDO, até porque eu AMO ouvir o Andy Mientus cantar (foi com ele que eu vi “Spring Awakening” pela primeira vez). Enquanto isso, Tom dá uma olhada na música de Jimmy e convence Derek a usá-la.

A sequência final em relação à música é LINDÍSSIMA. Karen encontra Jimmy, eventualmente, do lado de fora do teatro, totalmente chapado, e o convence a entrar e mostrar que “sabe lidar com rejeição”, dizendo que é assim que ele ganha respeito nesse meio, e então Jimmy e Kyle são surpreendidos por um espetáculo belíssimo de Veronica Moore, que eles podem assistir dos bastidores, especialmente quando ela anuncia uma nova música que a tocou profundamente: “I Can’t Let Go”, uma música interpretada com tanta EMOÇÃO e VERDADE que faz com que o público aplauda de pé no fim da apresentação – uma música deles, que eles assistem com lágrimas nos olhos e sorrisos no rosto… achei emocionante, e é lindo ver Veronica os chamando para o palco, para apresentá-los.

Jimmy e Kyle chamaram atenção, como Derek queria.

Agora, “Hit List” tem uma chance?

Em paralelo, também acompanhamos brevemente alguns detalhes da trama de “Bombshell”. Peter está fazendo de tudo, como dramaturgo contratado para ajudar no texto do musical, para fazer com que Julia se convença de que o trabalho tem problemas que precisam ser corrigidos – mas isso não vai poder acontecer até que ela aceite isso, e ela continua protegendo o seu próprio trabalho com unhas e dentes, como se não houvesse nada que precisasse ser mudado… mesmo quando ele propõe uma dinâmica em uma aula de teatro que é uma técnica até bem boa, mas que não serve de muita coisa, já que Julia está na defensiva e não escuta nada. Até que, finalmente, ela resolve escutar… e percebe que Peter pode ter sugestões incríveis para que “Bombshell” possa ser o melhor que pode ser.

Eileen, por sua vez, tem uma decisão importante em mãos: chegou a hora da audiência sobre o dinheiro que usou para financiar “Bombshell”, e Jerry acredita que ela está em suas mãos, mas um encontro com Nick faz com que Eileen queira “fazer a coisa certa”, então quando ele se entrega para a polícia, ela não finge desconhecer a origem do dinheiro e faz um sacrifício imenso e doloroso: garante que “Bombshell” vá para a frente e chegue à Broadway, valorizando o trabalho de todos que se empenharam tanto, como ela diz em uma reunião com Tom, Julia e Derek, mas anuncia que a condição era que ela não fosse mais produtora do projeto. Jerry, com uma ajuda de Ellis (!), conseguiu o que queria, e está satisfeito por ter “provado” que Eileen não conseguiria sem ele.

Diz que ela nunca mais vai conseguir produzir nada sozinha

É hora de Eileen se voltar para “Hit List”, com Derek, Karen, Jimmy e Kyle… e fazer dele UM SUCESSO!

 

Para mais postagens de “Smash”, clique aqui.

 

Comentários