Todas as Flores – A gravidez de Vanessa

“Entre a minha vida e a do meu filho, eu escolho a do meu filho”

Gosto do ritmo de “Todas as Flores”, e gosto do fato de ela ter várias características e elementos de uma novela clássica (João Emanuel Carneiro é um ótimo autor de novelas, é só olhar o seu currículo com “A Favorita” e “Avenida Brasil”, por exemplo), mas, ao mesmo tempo, ter um quê de surpresa que me faz perguntas em vários momentos: para onde vamos agora? Afinal de contas, temos o golpe clássico da vilã que surge grávida para segurar o mocinho (embora, nesse caso, nem tenha sido planejado e a Vanessa esteja realmente grávida), mas a novela sabe que está no século XXI, então o efeito não é exatamente o mesmo de novelas do passado: Rafael continua não querendo estar com Vanessa, por exemplo. E sobre Maíra… acho que ela é bem menos boba do que aparenta.

Curioso!

Assim que descobriu que a mulher que Rafael estava vendo era Maíra, “sua irmãzinha”, Vanessa planejou um encontro entre eles, só para se divertir das possíveis reações quando eles se encontrassem, com direito a um discurso falso sobre como “a Maíra é uma luz na sua vida” e sobre como “Maíra a salvou e Rafael a salva todo dia”. Maldosa e certeira, Vanessa está apostando na culpa, e ainda conta para Maíra, por exemplo, que Rafael é dono da Rhodes, uma informação que Maíra desconhecia até então. Naquele dia, Maíra volta para casa devastada, chorando, dizendo que “está tudo errado” e que talvez ela deva voltar para Pirenópolis… decidido, Rafael termina com Vanessa naquela mesma refeição, assim que eles ficam sozinhos. Ele não pode seguir com essa mentira.

Naturalmente, Vanessa chega em casa espumando, e contando para Zoé que “o Rafael é um insensível”, porque ele nem hesitou para terminar com ela, mas ela também está contente com o seu plano e com a reação de Maíra quando ela a apresentou ao Rafael, e agora ela sabe que só precisa manter o seu jogo de vítima e apelar para a bondade da irmã… na manhã seguinte, então, ela conta para Maíra sobre o término, diz que “está muito arrasada”, que “o Rafael era tudo para ela”, e quando Rafael procura Maíra para que eles possam conversar, ela diz que não tem hipótese alguma de eles ficarem juntos. Em contrapartida, Judite dá uma defendida em Rafael para a afilhada, e diz que o conhece há muito tempo e que ele tem um coração bom… por isso, Maíra deveria lutar por esse amor.

Afinal de contas, eles se amam.

Enquanto Maíra tenta lidar com todas essas informações que caíram feito uma bomba sobre ela (e começa a escutar a Judite, que fala sobre como ela não pode abandonar um sonho “por uma família que não liga para ela”), Vanessa segue seu teatrinho – e eu preciso dizer: a Vanessa é uma ARTISTA. Ela é excepcional em fazer cena, toda teatral… e, por isso, eu acabo me divertido horrores com a personagem. Ela faz uma cena indo à casa de Rafael para “devolver todos os presentes que ele deu para ela”, mas as coisas não saem bem como ela planejou, porque temos o Rafael sensato e irredutível, porque não vai cair nesse joguinho ou voltar atrás, e temos a Guiomar toda cética e um pouco debochada, aconselhando Vanessa “a ter dignidade”. E eu me diverti.

A aparente solução para os problemas de Vanessa surge quando ela começa a ter uns sintomas e vai ao hospital, com medo de estar doente de verdade, como está mentindo que está, e então ela descobre que está grávida… no fundo, ela sabe que o filho é de Pablo, na verdade, mas não importa: ela está grávida e essa é a melhor carta que ela poderia ter para segurar o Rafael. Ou assim acredita. Ironicamente, a gravidez de Vanessa (que nem foi planejada, tampouco inventada) aparece bem no momento em que Maíra estava começando a dar ouvidos à Judite e pensando em “dar uma chance para Rafael”. Ela chega a anunciar isso para ele, que quer esperar um mês e, se depois de um mês, ele ainda tiver certeza do que quer, então eles poderão ficar juntos…

Mas ela ainda não sabe da gravidez.

E Vanessa vai usar a gravidez para O DRAMA MAIOR. Quando conta para Rafael que está grávida, Vanessa também anuncia que decidiu parar a quimioterapia, explicando: “Entre a minha vida e a do meu filho, eu escolho a do meu filho, Rafael. Eu vou interromper o meu tratamento”. Como a artista que é, Vanessa está toda investida no drama, e chega a pedir que Rafael cuide do filho deles se ela não sobreviver – e assistimos enquanto o Rafael tenta processar toda a informação, sem nunca cogitar voltar com Vanessa por causa disso: ele quer que ela tenha certeza do que está fazendo, que procure outra opinião para ver se não precisa parar o tratamento, e está disposto a dar ao filho tudo o que ele precisar, inclusive amor e carinho, mas isso não vai fazer com que eles fiquem juntos.

Talvez as coisas não saiam exatamente como Vanessa esperava.

Além disso, Guiomar está repleta de dúvidas em relação a essa história de gravidez e doença. Tanto que ela resolve marcar um médico que ela conhece e tentar obrigar Vanessa a ir “ouvir uma segunda opinião”, mas Vanessa se recusa, e joga bem, dizendo que “Guiomar nunca indicou médico nenhum quando ela estava à beira da morte”, e a acusa de não ter carinho, zelo ou cuidado no seu olhar… diz que percebe que ela a está avaliando, e duvidando de tudo o que ela diz… ela tem o drama perfeito nas mãos, mas Guiomar não se abala, firme e cética até o fim. Infelizmente, ela não consegue obrigar Vanessa a acompanhá-la à consulta marcada, com Vanessa dizendo que vai continuar com o seu médico – mas essa recusa tão veemente é meio que uma confirmação das suspeitas, não?

Talvez.

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários