Todas as Flores – Maíra termina com Rafael

“Seu nome não é Maíra. É Traíra”

Romance entre protagonistas de novela precisa de drama – ou então não funciona. A situação de Maíra e Rafael é bastante complicada, não vou negar – deveria ser fácil, como alguns personagens como a Guiomar e a Judite tentam fazer parecer, baseado no amor deles e no fato de que Rafael não ama Vanessa, mas não é tão simples assim quando Maíra se apaixona pelo noivo da sua irmã… irmã essa que está doente e, agora, grávida! Sério, eu nem julgaria a Maíra, como julgo algumas mocinhas mais bobas, por querer se afastar – mas, surpreendentemente, ela resolve dar uma chance a Rafael. Ela acredita que o que importa é o que eles sentem, e que ela não está roubando o noivo de ninguém, por isso talvez eles ainda possam fazer o romance funcionar.

Ou pelo menos é o que ela acredita até descobrir a última novidade: Vanessa está grávida. Maíra tinha ouvido os conselhos de Judite finalmente, tinha se recusado a abrir mão da própria felicidade, tinha dito isso diretamente ao Rafael na Rhodes, o que o deixara radiante, mas Maíra chega em casa e se depara com a notícia da gravidez de Vanessa, e então toda a esperança de que ela e Rafael pudessem ficar juntos parece cair por terra… Vanessa parece contente com a gravidez, e Zoé está falando sobre como “o destino quer que Vanessa e Rafael fiquem juntos”, e Maíra tem que sentir aquilo tudo sobre ela e processar a informação, enquanto as duas pedem que ela não vá embora e Vanessa a abraça, repleta de falsidade, dizendo que a ama e que precisa dela.

Agora, Maíra está confrontando a realidade: acabou toda a chance de ela e Rafael ficarem juntos… está tudo errado e não tem como dar certo uma história que começa assim: Rafael vai ser pai do filho da sua irmã, que está doente e sofrendo por causa dele… ainda assim, quando Rafael vai falar com ela na Rhodes, os dois acabam se beijando uma última vez enquanto ele pede que ela tenha calma e promete que eles vão passar por isso juntos (eu entendo o amor deles, eu torço por eles como protagonistas, mas eu também entendo a atitude de Maíra porque realmente é uma situação bem complicada), e Vanessa os vê. Letícia Colin está MARAVILHOSA no papel de Vanessa: uma pessoa maldosa, cruel e falsa, mas inexplicavelmente divertida, como quando ela chega em casa furiosa, dizendo: “Eu vou dar na cara dela”.

Quando Maíra chega em casa naquele dia, Vanessa está com todas as armas apontadas para ela: pergunta como ela é capaz de perguntar se está tudo bem depois do que ela viu hoje, e a acusa de ter roubado o amor de sua vida, de ter acabado com a sua vida… Vanessa grita, completamente descontrolada, pergunta como Maíra teve coragem de fazer isso com ela, doente e grávida, e diz que não esperava essa traição “de alguém que ela ama tanto”. Conforme a cena avança e a tensão cresce, Vanessa dá um tapa na cara de Maíra, e é nesse momento que Zoé interfere, dizendo que aí já é demais e que Maíra é sua irmã e salvou a sua vida… Vanessa reverte a situação dizendo que “preferia ter morrido do que ter conhecido uma irmã dessas”. Maíra está acabada.

Vanessa acredita que finalmente tem a chance de separar Maíra e Rafael – tudo parece estar ao seu lado: a situação é complicada (“Olha lá a idiota. Grávida. Doente. Corna”), e a própria Zoé lhe diz que Maíra é íntegra e não vai querer nada com o Rafael depois disso tudo, mas, ao mesmo tempo, Vanessa não tem certeza de que será o suficiente… ela não para de ver a Maíra e o Rafael juntos o tempo todo! Maíra sofre com tudo, mas ela sabe que precisa abrir mão da decisão que tomara: ela decidira dar uma chance a Rafael, mas isso antes de saber da gravidez, e agora a história ganhou uma camada extra de complicação com a qual ela não sabe se quer lidar… então, quando vai para a casa de Judite para poder tentar espairecer um pouco, ela chama Rafael para conversar e terminar tudo com ele.

Oficialmente.

Para tentar garantir o afastamento de Maíra e Rafael, Vanessa incumbe Pablo da missão de seduzir Maíra – algo que deve levar um tempo, mas que pode dar certo, desde que Pablo tire o pé do acelerador. Ele começa jogando até bem, perguntando como Maíra está depois de tudo, mas ele avança depressa demais, falando que ela não deveria confiar na Vanessa, na Zoé e no Rafael, e que deveria confiar nele, “o único que gosta dela de verdade”, e então a beija. É absolutamente abrupto e sem preparação, e Maíra o afasta, diz que não é para ele fazer isso nunca mais, porque invadiu o seu espaço, e ele entende que vai ter que ir com mais calma se quiser resultados. Então, ele se aproxima aos poucos, jogando pequenas sementes sobre como Rafael não vale nada, por exemplo.

Enquanto isso, Vanessa diz a Rafael que “Maíra está com Pablo”.

Outra semente de dúvida plantada.

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários