Smash 2x03 – The Dramaturg

Hit List.

Eu sempre fui APAIXONADO por “Hit List”, desde a primeira das três vezes em que vi “Smash” na minha vida, e é sempre TÃO BOM ver esse musical nascendo! Depois da apresentação de “Broadway, Here I Come!” e “Caught in the Storm” nos primeiros episódios da temporada, e enquanto os trabalhos em “Bombshell” continuam um pouco enrolados (agora com um novo desenvolvimento que não agrada muito a Julia), o musical escrito por Jimmy Collins e Kyle Bishop começa a ganhar forma… temos um título, uma sinopse inicial, uma possível conclusão para a história (embora ainda haverá muita transformação nesse roteiro), e a prévia da primeira cena vista como ficaria no palco, finalizada – “Good for You”, interpretada por Karen, é apenas um teaser do que veremos a seguir!

“Bombshell”, enquanto isso, continua um tanto quanto enrolado. Eileen conseguiu autorização para que os ensaios voltassem, e fez um acordo perigoso com o ex-marido para conseguir dinheiro para seguir com a produção, mas depois de o musical ter se apresentado em Boston no fim da temporada passada, parece que retrocedemos tanto com todos os problemas que vieram à tona – o principal deles talvez sendo o texto de Julia. Eileen surpreende Julia e Tom com uma notícia bombástica da qual eles não gostam nem um pouco: ela marcou uma reunião com um dramaturgo para que ele possa dar sugestões e ajudar a corrigir os problemas no texto de “Bombshell”. É claro que Julia está inconformada e quer ao máximo “proteger” o seu trabalho de “parasitas”.

Peter Gillman, o dramaturgo contratado por Eileen, tem muitas ideias a respeito do que precisa ser mudado em “Bombshell”, e, contra sua própria vontade, Julia resolve dar uma chance a ele e ouvir o que ele tem a dizer (acho que ela é parcialmente motivada pelo fato de que ele é extremamente bonito, porque eu até perdi o fôlego quando vi aquele homem entrar no restaurante, de verdade!), mas rapidamente percebe que ela tinha razão em ser tão resistente desde o começo, porque Peter parece querer mudar tudo… com um roteiro repleto de anotações em todas as páginas, aparentemente, Peter diz que “Bombshell” é muito bidimensional e o único elogio sincero que ele tem a fazer é que “Marilyn Monroe é uma ótima ideia para um musical da Broadway”.

Wow.

Eu juro que eu entendo a resistência de Julia, e eu acredito que deve ser horrível ter alguém dando pitaco em um trabalho seu dessa maneira, mas eu também acho que Peter tem potencial para dizer coisas que Julia precisa ouvir e não consegue ver sozinha – “Bombshell” pode ser muito mais do que é! Querendo provar que Peter está errado a seu respeito e tentando mostrar que “entende de calor”, Julia escreve “Our Little Secret”, uma cena para Marilyn e John F. Kennedy, mas ainda não é exatamente aquilo de que o musical precisa… afinal de contas, ela traz Marilyn como a presa e talvez essa ainda não seja a visão ideal para o musical. Talvez eles precisem ousar mais e trabalhar com camadas. Não sei, mas ver Peter trabalhando com eles é promissor.

Enquanto isso, Ivy está fazendo de tudo para seguir em frente – e eu preciso dizer que eu fico feliz por ela. Ela conseguiu uma audição para um grande papel de protagonista na Broadway, e agora ela só precisa se preparar da melhor maneira possível para ele, e talvez ela não precise da ajuda de Derek, como inicialmente acredita… ela tem uma cena com “Dancing on my Own” enquanto Karen trabalha em “They Just Keep Moving the Line”, que é um momento de realização para ela: ela não pode ficar duvidando de si mesma. Assim, acreditando em si mesma e seguindo alguns conselhos de Tom, que a ajuda a ver a personagem que deseja da maneira que melhor saberia interpretá-la, IVY CONSEGUE O PAPEL. E, de quebra, ainda diz a Tom que ele “seria um ótimo diretor”.

Será que vem mudanças por aí?

Afinal de contas, o número de musicais em “Smash” está aumentando – não tem como Derek Wills dar conta de “Bombshell” e “Hit List” ao mesmo tempo, tem? Além disso, ainda temos “The Wiz”, mas esse musical é descartado da mesa, mesmo que tenhamos Ronnie cantando “Soon As I Get Home” da melhor maneira possível… depois de assistir a um ensaio de “Bombshell”, Ronnie decide que ela não quer mais interpretar a Dorothy em “The Wiz”, e que ela quer a ajuda de Derek para montar um espetáculo de uma noite para mostrar à Broadway e a todos que ela não é mais a garotinha de antes, e esse é mais um projeto que deve tomar algum espaço da temporada de “Smash”, enquanto “Bombshell”, outrora o centro da série, se torna apenas 1/3 dela.

Estou mesmo interessado em “Hit List” – que é meu musical favorito de “Smash”. Depois de ser colocado contra a parede por Kyle em uma cena excelente, Jimmy procurou Karen para entregar seu trabalho para ela, e ela convenceu Derek a dar uma chance para os garotos… afinal de contas, as músicas são realmente boas. O problema é que Derek não sabe se são apenas músicas avulsas (ele diz que compraria um álbum se eles lançassem um), ou se eles realmente têm um musical em mãos… por isso, ele marca uma reunião com eles, para que eles possam falar sobre o roteiro. O problema é que parece que o roteiro não está tão avançado quanto Kyle fez todos acreditarem, e se resume a ideias e anotações que os dois fizeram enquanto estavam chapados, e que nem sabem onde estão.

Mas eles vão dar um jeito.

Até porque eles têm ideias e são talentosos.

Derek e Karen acabam não aparecendo para a reunião marcada com Jimmy e Kyle em um restaurante, e Jimmy resolve ir pessoalmente atrás de Derek Wills para mostrar o trabalho – e apesar de Jimmy ser um personagem potencialmente problemático e difícil, eu gosto da maneira como ele se importa com o Kyle… ele sabe o quanto isso significa para o Kyle, por isso vai até o fim! Quando ele se apresenta como “Jimmy Collins” e Derek parece nem reconhecer o nome, no entanto, ele vai embora furioso. Aqui, temos uma das minhas cenas favoritas de Jimmy até o momento, quando Karen o procura e ele explica que não se importa com nada disso, mas Kyle está esperançoso e acreditando que seu maior sonho pode enfim se realizar, e se isso não for acontecer, a própria Karen devia dizer isso para ele.

Jimmy bem irmão mais velho protetor.

Só que Karen faz melhor: Karen convence Derek a ir até o apartamento dos meninos – E QUE CENA MARAVILHOSA. Ficamos apreensivos, sabemos que muita coisa pode dar errado, mas acaba sendo uma cena linda, com o Derek esboçando sorrisos sinceros, tentando esconder a empolgação de realmente ter gostado do trabalho deles, enquanto Jimmy e Kyle se empolgam contando a história do musical que chamarão de “Hit List”, seguindo uma ideia do próprio Derek. COMO É GOSTOSA AQUELA CENA DE VER O MUSICAL FINALMENTE TOMANDO FORMA. As boas músicas de Jimmy ganham uma trama de um garoto com mil problemas cujo talento é a música, e uma aspirante a popstar que rouba a sua canção e, viciada na fama, busca por mais. Amo a cena em que eles contam a história de “Hit List” em detalhes, é lindíssima.

E eu amo a história. Certamente um musical que eu assistiria.

Importante o diálogo de Jimmy dizendo que “todos morrem no final” e Derek dizendo que não, porque “tudo de que eles precisam é de uma morte”. Bem… mas vou falar mais sobre isso eventualmente.

 

Para mais postagens de “Smash”, clique aqui.

 

Comentários