Último Capítulo de “Os Ricos Também Choram” (13 de maio de 2022)

“Mariana… ¿volvería a casarte conmigo?”

Chegou ao fim a versão da “Fábrica de Sonhos” para “Os Ricos Também Choram”, novela original de 1979, que ganha uma adaptação moderna, carismática e competente, em apenas 60 capítulos. Foi uma jornada interessantíssima! Embora eu sempre vá ter um carinho imenso pela versão mais famosa da história (“Maria do Bairro”, de 1995, protagonizada por Thalía), a versão protagonizada por Claudia Martín e Sebastián Rulli traz algumas adaptações inteligentes e bem-vindas no roteiro, que nos permitem continuar enxergando a história original guiando essa “nova” trama, mas também a torna mais crível para os dias atuais, além de atualizar relações entre os personagens, devido aos avanços que felizmente fizemos nos mais de 40 anos desde que a história foi escrita. É com muito carinho, satisfação e um sorriso no rosto que me despeço hoje desses personagens.

Nos últimos capítulos, vimos Soraya assumir as Empresas Salvatierra e sequestrar Mariana e Betito – e quando Luis Alberto tenta bancar o herói e ir sozinho ao resgate da esposa e do filho, ele também acaba preso. E, com os três como seus reféns, Soraya quer se vangloriar de tudo o que fez para garantir que eles sofressem, em um último capítulo com direito a breves flashbacks que nos levam de volta a pontos importantes da trama e monólogos da vilã – não sei se gosto do abuso de flashbacks no último capítulo, preciso dizer. Soraya relembra a chegada de Mariana, relembra como convenceu Luis Alberto de que ela o estava traindo com Santiago, com um vídeo armado, relembra as ligações com informações falsas sobre o filho que fez a Mariana ao longo dos últimos anos… conta também que empurrou Elena da escada, que a drogou, que mandou matar a enfermeira no hospital…

Mas o que Mariana e Luis Alberto ainda não sabiam, e precisavam saber, é que Soraya estava por trás do roubo de Betito. Quando ela pergunta se eles sabem qual foi o momento que ela mais gostou dessa história toda, Mariana se dá conta de que foi ela quem roubou o Betito antes mesmo de ela dizer, e ainda percebe que ela sequestrara Pulgoso como parte de seu plano cruel – destaque à Soraya reclamando que “ela está estragando seu jogo de revelações”. Soraya segue, então, contando que foi ela quem colocou a antiga rival de jogos de Luis Alberto de volta no seu caminho, ela que a matara e que plantara o corpo para conseguir o que sempre quis: a empresa. Soraya Montenegro está feliz com todo o sofrimento que causou e, para completar a sua vingança, ela quer matar os três, colocando fogo na casa em que os prendera e os deixando lá… para que “fiquem juntos para sempre”.

Luis Alberto consegue derrubar Soraya e a arma, mas enquanto ele corre para soltar Mariana e Betito, Soraya pega o isqueiro e acende o fogo – ela já tinha espalhado gasolina pela casa toda. Enquanto a casa começa a pegar fogo, Elena tem um mau pressentimento, mas, felizmente, Luis Alberto, Mariana e Betito conseguem escapar antes que sejam consumidos pelo fogo… Soraya fica para trás, encurralada por vigas que começam a cair, gritando para que “não a deixem ali”, e embora Luis Alberto eventualmente fale de voltar para “salvar Soraya”, eu gosto do fato de ele, primeiro, ajudar Mariana e Betito a saírem em segurança… eles são mais importantes. Então, Luis Alberto não tem tempo de voltar por Soraya, mas não há muito o que lamentar em sua morte. Isso, no entanto, deixa Luis Alberto pensativo… como Soraya os enganou e se aproveitou de suas fraquezas.

Agora, no entanto, talvez seja finalmente a hora de os Salvatierra serem FELIZES.

Inusitadamente, a minha cena FAVORITA do último capítulo de “Os Ricos Também Choram” (e a única que me fez chorar) não é do núcleo principal – mas de Guadalupe. Lupe é uma personagem querida que descobriu uma doença degenerativa na primeira fase da novela, enquanto estava iniciando uma história com Diego, e que consegue sobreviver ao salto de 18 anos, mas agora o seu estado de saúde é cada vez pior e todos sabem que está chegando sua hora de partir… temos duas cenas lindíssimas com a personagem: a primeira é com Pati, sua melhor amiga, em uma despedida triste e bela na qual elas choram e dizem que se amam; a segunda é com Diego e a enteada, quando eles a levam para a praia para que ela possa olhar para o mar, que tanto ama, pela última vez. É uma cena silenciosa, mas repleta de tanta verdade, tanta emoção…

Uma mistura de dor, perda e amor. O momento mais lindo do último capítulo.

As últimas cenas de “Os Ricos Também Choram” acontecem durante a RENOVAÇÃO DOS VOTOS de Mariana e Luis Alberto, em uma celebração simbólica do amor entre eles e da felicidade da qual eles enfim poderão desfrutar – e é um momento importante, também, por reunir grande parte do elenco que ajudou a contar essa história… e os brindes nos ajudam a recordar outras pessoas importantes. Mariana cita os pais, a Guadalupe e o Don Alberto, e o agradece por ter salvado a sua vida. Luis Alberto, por sua vez, tem um brinde lindíssimo, também citando o pai, a mãe, a babá, a esposa, o filho e agradecendo ao pai por ter deixado Daniela nas suas vidas, mas o momento mais bonito e inesperado é quando ele diz que faz esse brinde a um homem que soube ganhar seu carinho e seu respeito, e o agradece por toda a paciência: SANTIAGO, SEU IRMÃO.

“Gracias, Santiago, por ser como un hermano para mi”

Não cheguei a chorar como nas cenas de Guadalupe, mas esse brinde de Luis Alberto e o seu abraço com Santiago fica em segundo lugar no ranking de “cenas mais emocionantes” desse último capítulo. Por fim, temos Mariana e Luis Alberto trocando declarações de amor novamente, e o anúncio de Mariana de que ela está grávida mais uma vez. É um último capítulo bastante simples, na verdade. Não é verdadeiramente expressivo ou marcante, porque parece que pouco ficou a ser “resolvido” aqui, a não ser o sequestro, e há um excesso de flashbacks que não eram realmente necessários, mas eu gosto do capítulo por ele ser uma celebração dessa história contada em 60 capítulos e, como eu disse várias vezes durante meus comentários da novela, essa é uma versão de “Os Ricos Também Choram” de que eu gostei BASTANTE. Valeu a pena acompanhar!

Vai deixar saudades!

 

Para mais postagens de “Os Ricos Também Choram”, clique aqui.

 

Comentários