Todas as Flores – A prisão de Diego

“O Luís Felipe e o Olavo passaram a perna na gente!”

Comentei brevemente no meu texto sobre o primeiro capítulo de “Todas as Flores” sobre o personagem de Nicolas Prattes na novela e volto a dizer: Diego tem PESO DE PROTAGONISTA. Além de ser sofredor (ao extremo) e carismático, Diego conta com uma atuação impecável de Nicolas Prattes, capaz de transmitir muita verdade em todo o sofrimento pelo qual o personagem está passando… no primeiro capítulo, o vemos voltar para casa e descobrir que tudo está sendo evacuado e demolido, porque as construções ilegais aparentemente “são um perigo para eles e para a cidade”. Em uma sequência desesperadora e angustiante, vemos Diego e a família perder o pouquíssimo que têm (como ele diz: não tinham o que comer, agora não têm nem onde morar) e acabar em situação de rua.

A parte principal da trama de Diego da Silva começa na saída do evento da Rhodes no qual ele estava trabalhando, onde ele tenta ser legal com Olavo, um cara que estava caçando confusão na festa, e claramente bêbado demais para dirigir o próprio carro para casa. Diego tenta convencê-lo a pegar um táxi, mas Olavo pede que ele o leve embora então – e é aí que Diego cai em uma cilada feia. Ele diz que não sabe dirigir aquele carro, mas Olavo diz que vai ensinar para ele e, por algum motivo, Diego realmente entra no carro, no banco do carona, mas Olavo não o deixa dirigir… pelo contrário, ele liga o carro e sai dirigindo ele mesmo, bêbado como está, o que é um perigo e tanto. Toda a tensão da cena constrói um suspense crescente até que Olavo cause um acidente.

E quando Diego corre até o outro carro capotado, ele encontra uma pessoa quase morrendo.

Que morre logo em seguida.

Toda a frustração de Diego explode naquele momento enquanto, furioso, ele grita com Olavo, empurra e bate nele, o chamando de assassino e de “playboy de merda”. Diego já tinha um monte de coisa com que se preocupar, mas ele se mete nessa confusão sem querer, e quando Luís Felipe, o sogro de Olavo (!), lhe oferece dinheiro (“Quanto você quer pra dizer que tava no volante e assumir a culpa desse acidente?”), a situação complicada faz com que ele cometa uma burrice… é difícil acreditar nas promessas de Luís Felipe (ele oferece 50 mil reais, que Diego sobe para 100 mil, e diz que vai contratar um bom advogado que vai tirá-lo da cadeia em no máximo 2 ou 3 meses), mas a mãe de Diego está doente, os irmãos estão passando fome e em situação de rua.

Ele vê ali a sua única oportunidade.

Então, ele aceita.

Levado para a delegacia, ele conta para a mãe tudo o que aconteceu, e ela implora para que ele não faça isso, e doeu muito ouvir ele dizer que “essa é a grande chance deles” – COMO ISSO É TRISTE E INJUSTO! Diego está decidido, e mesmo que parte de mim o julgue por sua inocência, outra parte entende que, na situação em que ele estava, ele só queria uma solução para ajudar a família, fosse ela qual fosse… a mãe deixa claro a Luís Felipe que não concorda com nada disso, e tudo é tão desesperador porque sabemos que, mesmo com todo o sacrifício e o sofrimento de Diego, a família não vai ficar bem, porque nunca verão esse dinheiro de verdade. Luís Felipe entrega à mãe de Diego um cheque de 100 mil reais, mas como ela não tem como sacar esse dinheiro, ele diz que vai mandar o dinheiro para a casa dela…

Parece tão inocente acreditar que tudo aquilo é verdade, mas Diego assume a culpa e é acusado por homicídio doloso. Olavo, por sua vez, sai quase impune de tudo. Me surpreendeu, no entanto, a cena em que Luís Felipe chama sua atenção e diz que “essa brincadeira vai custar 100 mil reais”, porque eu não achei que ele tivesse intenção de realmente pagar a família de Diego, mas ele tem… ele pega o dinheiro para emprestar a Olavo, e diz que vai cobrar (!), mas deixa para que Olavo o leve “para a favelada” e rasgue o cheque… e então sabemos que Olavo nunca vai dar esse dinheiro de verdade para ela. Até porque Olavo não tem dinheiro para pagar os 35 mil reais que estão cobrando para arrumar seu carro, e ele está devendo dinheiro para gente perigosa…

Então, ele arma um golpe.

Enquanto Diego é transferido para uma cela (fortíssima a cena do cabelo de Diego sendo cortado, toda a intensidade e a dor no olhar e nas lágrimas, mas também não vou negar que logo em seguida o Nicolas Prattes me distraiu todinho mostrando a bunda enquanto veste o uniforme da penitenciária), Olavo encontra a mãe de Diego em uma lanchonete e entrega para ela uma bolsa cheia de dinheiro… e é uma cena complexa que mistura emoções, porque ela continua triste, e diz que isso não paga o sofrimento pelo qual Diego está passando e ainda vai passar, mas parte dela, como mãe, está feliz porque vai poder pegar mais um lanche para os filhos, e porque eles vão poder dormir sob um teto de verdade naquela noite… ou assim esperava.

Porque roubam a mochila dela assim que saem da lanchonete, a mando de Olavo.

**** *** * *****!

Quando ela vai visitar Diego na cadeia, ela manda ele “esquecer o dinheiro”, e quando conta sobre o assaltante em uma moto, com uma arma, que a fez entregar a mochila, ele percebe que tudo foi um golpe… “O Luís Felipe e o Olavo passaram a perna na gente!” Conforme vai percebendo que provavelmente não tem advogado nenhum e ele vai passar a vida toda ali, a explosão de Diego em um grito singular é de arrepiar – não tem como não admirar a atuação de Nicolas Prattes. Há tanta verdade naquele grito cujo volume nos é roubado, uma escola que poderia dar muito errado, mas funciona de maneira perfeita artisticamente, porque a trilha sonora vai em um crescente enquanto o volume do grito diminui, mas a expressão está toda ali… sentimos cada segundo daquele extravasamento.

Como desgraça pouca é bobagem, o irmão mais novo de Diego quase é atropelado, a mãe passa mal novamente e tem mais um AVC, acaba no hospital, e as crianças sozinhas na rua… Diego, por sua vez, lida com a sensação de que sua vida acabou e que ele não tem mais nada a perder – um sentimento que tende a criar excelentes personagens. Quando Diego quase é espancado até a morte por um preso perigoso, ele é “resgatado” misteriosamente por Samsa, alguém que tem algum interesse escuso que ainda precisaremos explorar… ele diz a Diego que também foi mandado lá para dentro por Luís Felipe por um crime que não cometeu, e promete arrumar uma defesa e tirá-lo de lá, se ele aceitar ajudá-lo em um plano para acabar com a vida de Luís Felipe quando sair.

Sinceramente? Eu não acreditei em Samsa nem por um segundo. Eu duvido que ele seja realmente inocente. Ao mesmo tempo, que alternativa Diego tem? Os irmãos precisam dele! Diego pede um tempo para pensar, mas quando Jéssica aparece para visitá-lo e conta que a mãe está no hospital, ele toma uma decisão: enquanto estiver ali, ele se sentirá impotente, sabendo que tem pessoas lá fora que dependem dele… então, ele resolve aceitar o acordo com Samsa, seja ele qual for. No fundo, ele sente que vai ter que fazer coisas ilegais quando Samsa diz que ele “vai ter que tocar uns negócios lá fora”, mas é aquilo que eu acabei de comentar: qual é a alternativa que Diego tem naquele momento? Estou MUITO CURIOSO pelos rumos da história de Diego.

Sinto que pode ser minha parte favorita de “Todas as Flores”.

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários