[Season Finale] Smiley 1x08 – El Hilo Rojo

J

QUE SÉRIE MARAVILHOSA! Eu fico muito feliz quando somos presenteados com séries como “Smiley”, que tem representatividade e toca em assuntos pertinentes à comunidade LGBTQIA+, mas que também sabe ser aquele clichê de comédia romântica com final feliz que nos faz tão bem! Baseada em uma peça de teatro escrita por Guillem Clua, “Smiley” tem uma linguagem teatral notável que me é fascinante, além de ser aquele romance belíssimo entre Álex e Bruno, que colocou um sorriso no meu rosto… causou angústia e nervosismo com todos aqueles encontros, desencontros, provocações e coisas não ditas? Com certeza, mas também é assim que se constrói uma boa história de amor na ficção – dito isso, eu admito que não me incomodaria de ver mais dos dois sendo felizes.

Bruno e Álex tiveram suas oportunidades… e ambos as desperdiçaram – mas, em defesa do meu Bruno querido, eu vou dizer que o Álex as desperdiçou mais vezes. Talvez o Bruno tenha se apaixonado primeiro, e Álex não estava preparado para responder da maneira correta quando Bruno lhe deixou um smiley no boxe do banheiro ou quando lhe mandou um smiley por mensagem mais tarde. E, então, quando Álex decidiu fazer o certo e buscar Bruno, ele o encontrou sendo beijado por Ramón, e tudo saiu de controle depois daquilo… mais distantes do que nunca, mas sempre desejando estar perto, os dois se buscaram se afastar, enquanto o pensamento de um sempre retornava ao outro, e o destino encontrava maneiras de fazer com que se encontrassem.

Afinal de contas, tem um fio vermelho que os une.

O sétimo episódio trouxera um dos momentos mais intensos de “Smiley” até aqui, quando Bruno falou sobre “cerveja” e disse com todas as letras a Álex que queria beber a sua cerveja, mas Álex deveria tê-la oferecido quando ele achou que poderia aceitá-la… agora é tarde demais. Ambos estão muito tristes, cada um no seu lugar, quando “El Hilo Rojo” começa. Bruno está tentando fazer com que Ramón se sinta melhor, mas não há desculpas que faça com que ele o perdoe por tê-lo magoado daquela maneira… Álex, por sua vez, está sonhando continuamente com um fio vermelho que, por mais que às vezes talvez ele não saiba enxergar, o está conectando a Bruno. Mais cedo ou mais tarde, ele vai ter que admitir o que já sabe e deixar que o fio o conduza ao lugar correto.

Enquanto isso, as histórias paralelas também vão se resolvendo… enquanto Albert e Núria ganharam uma conclusão lindíssima no episódio anterior, durante o Ano Novo (emocionante!), Patri e Vero precisam enfrentar uma verdade da qual estão fugindo desde o começo da série: o fato de que Vero não é feliz ao lado de Patri. Quando o novo apartamento delas fica pronto (e era um projeto de Bruno, porque vivemos em um mundo menor do que gostamos de imaginar), elas não ficam radiantes e saltitantes como deveriam estar, e Patri sabe que Vero não é mais feliz com ela, e se Vero não é feliz com ela, então ela também não pode ser feliz… por isso, elas precisam conversar e tomar a única decisão possível nesse momento: terminar. É uma decisão dolorosa e madura.

Ramiro, por sua vez, faz uma última tentativa de se desculpar com Rosa, enviando para ela uma fita que Juan gravara, e é um momento emocionante que culmina, finalmente, na Rosa buscando Ramiro para que eles conversem – tudo vai ficar bem, como deveria ficar. E eu fico muito contente em ver os dois sendo amigos novamente. E, agora, Ramiro também não tem mais por que ir embora, e Javi não tem mais por que afastá-lo, e foi emocionante vê-lo ir corajosamente de volta ao bar para contar ao Javi que arrumou as coisas com Rosa e com Álex. Ramiro sente que está “atrasado” em relação à própria vida, porque passou muito tempo apaixonado por um fantasma e nunca amou ninguém de verdade, mas ainda não é tarde demais… Javi está ali, e eles estão começando algo lindo.

Ao mesmo tempo em que Álex está se dando conta do que sente por Bruno, Ibra está tentando começar algo mais sério com ele – aquele mesmo que escapou na primeira oportunidade quando Álex tentou dizer que eles podiam passar mais tempo juntos, se conhecer melhor, fazer alguma coisa além de transar… agora, Ibra está fazendo o papel de “namorado apaixonado”, com direito a um jantar romântico à luz de velas surpresa para Álex e uma passagem para o Senegal de presente, para que eles possam passar férias juntos na praia e, de quebra, Ibra pode apresentar Álex aos seus pais. No fundo, Álex sabe que não quer ir, que existe outro homem que ele ama e que ele está ali mesmo em Barcelona, mas ele acredita que perdeu a chance que tinha com ele.

No caminho para o aeroporto, então, Álex tenta ligar para Bruno e, como ele não atende, ele deixa uma mensagem de voz – o que é SENSACIONAL em vários sentidos! Eu adoro o fato de o Álex ser quem está fazendo alguma coisa, porque é como se o Bruno tivesse sido quem tomou a iniciativa ao mandar o smiley ou ao dar o filme de presente, e Álex também precisa fazer algo, e eu também adoro o fato de que uma mensagem de voz vai ser o que vai reconectar os dois, sendo que foi justamente uma mensagem de voz equivocada que os colocou em contato lá no início da série, quando tudo começou. Fora isso, o que Álex diz é LINDÍSSIMO, uma declaração de amor que é uma resposta ao discurso da cerveja no episódio passado, e é lindo ouvi-lo admitir que não deveria tê-lo deixado ir embora na primeira noite que dormiram juntos…

Ou quando ele mandou aquele smiley.

Se no episódio passado nos partiu o coração ver as lágrimas apaixonadas de Bruno enquanto colocava todos seus sentimentos para fora, aqui foi a vez de nos emocionarmos com Álex – mas como eu sou apaixonadinho pelo Bruno, fiquei todo bobo enquanto o via ouvir a mensagem e correr para o aeroporto, no maior clichê possível de comédias românticas, tentando chegar a tempo de impedir o homem que ama de embarcar. Mas ele chega tarde demais, e volta para casa chorando, arrasado, sozinho… e Álex está ali, esperando por ele para chamar o seu nome e para dizer, pessoalmente, algo parecido com o que dissera na mensagem… para dizer que eles são, sim, diferentes, mas que não há nada que os impeça de tentar, e ele quer tentar. Sorri feito um bobo, feliz por eles.

AQUELE BEIJO APAIXONADO NO MEIO DA RUA.

Um fim perfeito de comédia romântica. APAIXONADO POR ELES E POR ESSA SÉRIE!!!

 

Para mais postagens de “Smiley”, clique aqui.

 

Comentários