Club 57 – “Una Dura Decisión” (26 de Julho de 2019)

O reinício do tempo…

ÚLTIMO CAPÍTULO DA TEMPORADA. “Club 57” fez um ótimo caminho ao longo de sua primeira temporada… ela tem aquele ar juvenil que adoramos nas produções da Nickelodeon, ela tem muita música boa, e ainda traz um tema da viagem no tempo! Não é nada científico e nem tenta ser… é uma grande brincadeira, com alguns furos e coisa que não é devidamente explicada, mas você escolhe ignorar isso tudo para se divertir. Ao longo de 60 capítulos, nos apaixonamos por cada um desses personagens (especialmente Sofia e Aurek, meus dois amores em “Club 57”), e o encerramento da temporada é interessante e diferente do que pensamos… O QUE EU AMEI. O último capítulo consegue ser nostálgico, nos retornando ao primeiro capítulo, por exemplo, e outros momentos importantes, ao mesmo tempo em que avança a história e nos deixa curiosos pelo que vem a seguir.

Eu queria muito que a segunda temporada tivesse mais do Aurek…

Sabe, ESSE Aurek, antes de ser guardião do tempo. Tão lindo!

(Mas, infelizmente, não foi possível)

No penúltimo episódio, Vero e a Dama dos Gatos tentaram acabar com o mundo transmitindo ao vivo e simultaneamente um salto no tempo – felizmente, elas foram devidamente impedidas, e agora os guardiões do tempo precisam que tudo volte ao normal. E, para isso, eles vão resetar a memória de todos. Atendendo a um pedido de Eva, Aurek permite que ela se despeça de seus amigos antes de tudo voltar a ser antes das viagens no tempo, mas Eva e JJ, se recusando a se separar, acabam tentando escapar, e pedem a ajuda de Manuel e da Franken TV para serem enviados juntos para o futuro… quando a máquina funciona, no entanto, apenas Eva é enviada para 2019, e JJ fica para trás… ele quer fazer algo, tentar de novo, esperar o próximo buraco negro, mas Manuel lhe diz que, agora, já é tarde demais. Conseguirá JJ seguir adiante?

Enquanto isso, no futuro, Eva se preocupa com JJ. Ela quer voltar a 1957 mais uma vez, quer poder falar com JJ, quer trazê-lo com ela, ou quer se despedir… e as cenas de Eva são de partir o coração, mas eu não torci por ela e JJ. Há muito tempo que não o faço, e eu acho que seria um fim muito bonito se ficasse assim. É doloroso, sim, mas é real e a mensagem é muito bonita… Manuel, em sua versão avô de 2019, conversa com Eva sobre isso e a conversa é EMOCIONANTE. Ela está com os olhos cheios de lágrimas, e o avô também está quando lhe diz que, às vezes, viver é ficar com vontade de “mais”. Ela quer voltar, quer se despedir, mas Manuel fala sobre como ela precisa aceitar que sua história com JJ chegou ao fim, mas isso não significa que não foi importante. E essa é a primeira parte de uma conversa que vai ficar ainda mais bonita depois.

Enquanto isso, JJ pede ajuda a Diana, que fala sobre eles resetarem o tempo e JJ diz que “eles podem fazer isso mil vezes que ele não vai desistir”. Tipo a Eleanor em “The Good Place”, mas eu acho que isso não é um bom sinal… eu queria tanto que aquelas cenas lindas, tristes e emocionantes do último capítulo fossem uma finalização para JJ e Eva, porque foi belo e importante. Eva insiste em saltar no tempo, e Diana diz que isso só pode acontecer mais uma vez, para preservar as linhas do tempo, e lhe oferece um acordo: ir para 1957 e ficar com JJ para sempre, ou ficar e salvar Amelia, que continua perdida no tempo. Ela dá a Eva 24 horas para pensar, mas, a meu ver, não havia outra escolha possível, não era “uma decisão difícil” como eles querem dizer que é: EVA PRECISA SALVAR A AVÓ. JJ está bem, lá no passado, e ambos vão superar sua história…

mas ela realmente cogita deixar a avó PERDIDA?

Seria cruel.

Enquanto isso, no passado, antes de acontecer de fato o REINÍCIO DO TEMPO, temos uma cena bem bonita dos meninos do clube de ciências com a ajuda de Meche e JJ – os cinco se juntam para fazer uma cápsula do tempo… a ideia parte de César, Xavier e René: eles não querem correr o risco de esquecer Eva, então vão juntar coisas que os façam lembrar-se dela. Da mesma maneira, se Eva encontrar essa cápsula no futuro, ela também poderá lembrar-se deles, e por isso eles colocam fotos dos três, Mercedes coloca o seu caderno de colagens e o troféu do festival de talentos, e aquela cena é UMA DAS COISAS MAIS LINDAS DO CAPÍTULO. JJ pouco participa… mas Xavier, César, René e Mercedes, juntos, transmitem toda a emoção desse momento lindo. E, logo que eles terminam de fazer isso, Diana cumpre a sua promessa e reseta o tempo.

AQUILO FOI NOSTÁLGICO, DE UMA MANEIRA ENGRAÇADA. É como se voltássemos no tempo. Eva fez sua escolha, e agora ela e Rubén estão de volta onde estiveram no primeiro capítulo, com os figurinos do primeiro capítulo, um minuto antes da primeira viagem – mas, ao invés de viajar, Eva cobre a máquina, e é quase como se nada tivesse acontecido… embora descubramos, ao longo do restante do capítulo, que as sementes ficaram. Seu Luís se lembra de Rubén, por exemplo, e Sofia continua sendo a Sofia incrível que NÓS AMAMOS, e não aquela Sofia chata do início. Eva e Rubén se lembram de tudo, porque foram eles que iniciaram essa nova linha do tempo, e é emocionante quando Rubén pergunta se ela ainda se lembra de JJ, e então a abraça – é um abraço carinhoso e protetor, e ele diz que “isso não é justo”. ESSES IRMÃOS SÃO MARAVILHOSOS!

<3

Dali em diante, o capítulo segue REPLETO DE EMOÇÕES… quando saem da oficina do avô, Eva e Rubén se reencontram com Galileo (o mesmo Galileo de 1957, porque “existem certos privilégios em ser o dono do animal de estimação dos guardiões do tempo!), e reencontram o avô – o abraço de Manuel nos netos é lindo, mas então vem o momento de grande emoção, o momento que esperamos por tanto tempo: quando ouvimos a voz de Amelia chamando por Galileo. E A AVÓ ESTÁ DE VOLTA. É lindo ver a Amelia do futuro, e é impressionante como, embora eu não consiga ver a Amelia na aparência de sua personagem 62 anos depois, a voz da atriz que a interpreta agora soa exatamente como a de Isabella Castillo, e isso fez com que nos conectássemos à personagem, com que sentíssemos que era a mesma pessoa… e foi emocionante.

Rubén e Eva abraçando a avó!

Manuel assiste a tudo com olhos cheios de lágrimas… no fim, ele também se lembra!

Também temos um momento incrível do Rubén e da Sofia. Antes de saber os efeitos do reinício do tempo, eu estava apreensivo, porque eu não queria que a Sofia legal dos últimos capítulos tivesse desaparecido (ELA É MINHA PERSONAGEM FAVORITA!), e foi um alívio ver que ainda era a Sofia que nós amamos que estava ali… Sofia e Rubén visitam o Media Luna Diner abandonado há anos, e encontram a vitrola que Rubén tanto ama, mas quando ele tenta colocar sua música favorita para tocar, embora Sofia não entenda como ele pode conhecer essas músicas, ele não consegue – porque tem um papel dentro da vitrola. Então, os dois juntos (Sofia estava hilária!) abrem a vitrola e resgatam o papel e DESCOBREM UM CERTIFICADO DO SEU LUÍS DEIXANDO O DINER DE PRESENTE PARA O RUBÉN. Eu fiquei TÃO FELIZ com essa notícia… o Rubén merece!

Eventualmente, Eva tem o seu pedido atendido… ela queria ir para 1957 mais uma vez, ela queria ver JJ, saber como ele estava, e Diana resolve lhe dar esse “presente”. Mas ela a avisa que pode não ser o que ela queria. “Tem certeza de que quer ir? O JJ tem outra vida”. Eva precisa ver com seus próprios olhos, no entanto… JJ está na Itália, porque se ele nunca gravou aquela música para Eva e Jéssica Renata nunca a escutou e se encantou, JJ nunca voltou para Manzanares. E quando soubemos que JJ ficou na Itália, eu meio que já esperava o que estava por vir – eu não sei o que virá na segunda temporada, e eu tenho medo de insistirem nessa história de Eva com JJ e finalizar o que foi tão bonito, embora triste. Eu entendo que a maior parte do público de “Club 57” é infantil ou adolescente e não vai entender a profundidade disso, vai achar que JJ e Eva têm que ficar junto, que é amor para vida toda…

Afinal de contas, eles acham que “tudo é para sempre”.

Mas não é.

Acho que a mensagem de “Club 57” falou muito bem com audiências mais velhas – com pessoas que passaram por um amor de escola e que, por mais intenso que ele tenha sido, seguiram adiante. A gente pode achar, naquela época, que nunca mais vai se apaixonar ou qualquer coisa assim, mas a vida nos faz ver que não é bem assim. Eva sofre, mas os conselhos de Manuel são SÁBIOS e verdadeiros. Eva chega à Itália durante aquele show do JJ no restaurante do pai, ela vê o panfleto no chão… ele está cantando com Nico, uma versão em italiano de “Te Regalo la Luna”, e já era possível perceber o que estava acontecendo dessa vez: ele estava com Francesca. A cena toda é emocionante e nostálgica, porque nos leva de volta a um momento importante da trama de “Club 57”, em uma versão reimaginada da cena… sabe, tipo o Mundo de Eva em “Dark”.

JJ canta “Te Regalo la Luna” com todo o coração, cheio de sentimento, mas ele não muda ao ver Eva chegar, ele não a conhece… quando desce do palco, diferente da outra vez, ele para em Francesca, a abraça – exatamente como fez com Eva, mas dessa vez com Francesca. Inclusive, ele dá de presente um colar para a nova namorada, possivelmente a mesma lua que ele deu a Eva da outra vez – vez que, para ele, agora não existiu. Depois, ele olha para Eva, achando que é uma cliente, pergunta se ela precisa de uma mesa, e como ela não responde, JJ abraça Francesca e sai com ela para falar com o pai e com os amigos… como se a Eva não existisse para ele. É triste, mas Manuel via fazer uma leitura muito bonita disso. De coração partido, Eva sai cantando, sofrendo e chorando, ao som de “Aliviame”, enquanto revisitamos várias cenas do casal.

E são muitas!

Antes de voltar para 2019, Eva derruba seu colar em forma de lua… no fim do capítulo, JJ a encontrará e todas suas lembranças retornarão – o que, para mim, é meio estranho: ele viu a Eva, falou com ela, e não se lembrou de nada, mas o colar no chão desencadeia todas suas memórias bloqueadas? Enfim… quando Eva volta para casa, ela encontra Manuel. A garota está chorando de soluçar, e é muito triste, e então ela conta tudo ao avô, conta que esteve novamente em 1957, que viu a nova vida de JJ, que o viu com Francesca, e Manuel diz uma coisa muito bonita: Eva sempre quis saber o que foi de JJ, de sua vida, e agora ela sabe que ele foi feliz. Seria muito triste se JJ tivesse passado o resto da vida procurando a Eva, infeliz e frustrado, e Eva tampouco ia conseguir seguir sua vida adiante sabendo que ele foi triste no passado por causa dela.

Ver isso é triste… que JJ tenha seguido adiante é triste.

Mas era o que ambos precisavam para seguir em frente e viver a vida deles.

Cada um no seu tempo.

Manuel fala que o que eles viveram nunca será apagado, e ela tem que guardar esse sentimento – eles compartilharam muito tempo e isso foi importante. Ela o amou muito e ele também a amou muito, mas agora a vida segue, e talvez ela não consiga acreditar nisso agora, e não conseguiria mesmo, mas um dia vai aparecer outro garoto por quem ela vai se apaixonar como se apaixonou por JJ… ainda chorando, Eva diz ao avô que, apesar de estar triste, ela está feliz: ela não queria que ele vivesse triste o resto da vida, e é importante ouvi-la dizer isso, ouvi-la tomar consciência disso. Eu acreditei sinceramente que ela conseguiria seguir em frente, mesmo que doesse no início… JJ seria uma memória bonita e importante no passado, mas que não impediria seu futuro.

Então, Eva tenta seguir a vida…

AS CENAS FINAIS DE 2019 FORAM ÓTIMAS! Além de ter amado ver a Eva com Delaila e Sofia como melhores amigas, eu gosto de como o final foi cheio de esperança e como PARECEU IR PARA A FRENTE, como parecia que o roteiro queria que a Eva seguisse em frente mesmo… JJ construiu uma nova vida, e Manuel falara sobre a importância desse amor e sobre como “um dia apareceria outro garoto por quem ela se apaixonaria”, e então esse outro garoto aparece… E ESSE OUTRO GAROTO É O AUREK. Eu fiquei TÃO FELIZ em ver o Aurek chegando, sendo tudo novo para ele ainda, antes de ele ser um guardião do tempo – ali, ele é apenas o novo aluno gato que acabou de se transferir para a escola. E a maneira como esses dois combinam, como eles têm química, como eles ficam juntos… nas poucas cenas que tiveram juntos, e nesse final excelente, senti mais química entre eles do que Eva jamais teve com JJ.

Mas isso pode ser apenas por causa da atuação do JJ

De qualquer maneira, a CENA É LINDA. Eva fica sozinha para trás, arrumando as coisas da cápsula do tempo, quando vê um garoto se aproximando, ouvindo uma música – a música de JJ, que ele diz que “é uma música italiana da época do seu avô”. De certa maneira, o amor de Eva por JJ a aproxima de Aurek, o momento em que ela está virando a página… Aurek é um personagem novo agora, em branco, embora ela o reconheça e fique feliz em vê-lo! Ele é um humano como todos os outros, de uniforme da escola (lindo, por sinal), e supersimpático, fofo… AUREK TEM MUITO CARISMA, carisma que eu acho que falta ao JJ. E Eva gosta de conversar com ele, porque ela sente que já o conhece, de alguma maneira. Então, a última vez que vemos Eva nessa temporada é em 2019, ao lado de Aurek, quando os dois saem juntos para fazer qualquer coisa… e, ali, uma amizade está “nascendo”.

Talvez até alguma coisa mais que isso.

Torcia muito por eles, mas sem Martín Barba na segunda temporada…? Como eles vão lidar com essa história que começaram e, ao que tudo indica, não vão poder finalizar?

 

Para mais postagens de Club 57, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Voltei! Eu fiquei tão PISTOLA com esse final e o inicio do primeiro capítulo da segunda temporada que dei até um tempo da novelinha USHAHSUAHSA me apeguei demais ao Aurek e a história que eu queria que acontecesse D:
    Tirando meu favoritismo sobre o Aurek de lado, eu queria muito que a Eva seguisse em frente, seria um ótimo exemplo de como é realmente o primeiro amor: acontece e tem começo, meio e fim e por isso é tão bonito, mas acho que não rolaria por ser uma história da nick... (talvez eu pense isso também porque o JJ não me convence tanto como interesse amoroso?? talvez!) mas ainda assim, quando a Eva vai pra 57 e ve o JJ com a Fran super feliz eu fiquei arrasada, me coloquei muito no lugar dela nesse momento D: e ela cantando depois me matou em dobro KKKKKKKKKKKKK
    CHOCADA que voce falou tudo que eu penso sobre Eva + JJ e o primeiro amor (vou escrevendo enquanto leio kkkkkkk) e sobre a quimica dela com o Aurek!
    AGORA, SOBRE O PRIMEIRO CAPITULO DA SEGUNDA TEMPORADA:
    eu sei que você vai falar disso ano que vem, mas eu preciso saber se não sou a única que pensa que NÃO PRECISAVA DE UMA SEGUNDA TEMPORADA principalmente do jeito que eles fizeram?? o primeiro capítulo ignora um monte de coisas que aconteceram nesse último, a Sofía era a que viajou com o Rubén e de repente não era mais só que as coisas estavam acontecendo no mesmo dia! Eles poderiam der reiniciado a história sem o Aurek fazendo uma passagem de tempo, sei lá? AAAAARGH eu fiquei muito brava.
    Mas enfim, eu vi sua resposta sobre a segunda temporada! Eu acabei nem procurando nenhum link ainda porque vi o primeiro episodio no youtube, você conseguiu encontrar outros links?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU DEUS, O EVANGELHO SEGUNDO CAROLINE TOTAL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK desculpaaaaaaa, essa novelinha me pegou muito, eu to até chorosa escrevendo isso

      Excluir
    2. "O evangelho segundo Caroline" kkkkkkkkkkkkkk
      Mas ainda é menor que o meu texto, ué kkkkk É o último capítulo da temporada, está liberado :D

      Como já falamos várias vezes, é uma pena que o Martín tenha saído da série, porque eu sinto, no fundo do meu coração, que o plano da Nick era sim contar uma história de amor entre Eva e Aurek, e, como comentei no texto e como você também comentou, seria muito bom porque fugiria do clichê adolescente de que o seu primeiro amor é a pessoa com quem você vai passar o resto da vida e tal... JJ não seria menos importante para Eva por isso, ela só seguiria em frente, certo? Ainda estou no Capítulo 20 da segunda temporada (um por dia), mas acho possível que eles ainda contem uma história descente sobre o primeiro amor e seguir em frente... apesar de que estão insistindo bastante no JJ (e você sabe que eu também não gosto muito dele kkk)

      Sobre precisar ou não de uma segunda temporada: eu estou gostando, mas há alguns equívocos que, quando terminei a primeira temporada, achei que não existiriam, você sabe quais... e a saída do Martín acabou os obrigando a tomar decisões que talvez não tivessem tomado. Com Aurek ainda na série e com o JJ não se lembrando de Eva e vivendo sua vida normal teríamos uma segunda temporada muito melhor, de fato. A GENTE PRECISAVA DE EVA + AUREK.

      P.S.: Ainda não encontrei bons, paro no 30 porque é o último que eu tenho :(
      Mas consegui uma versão dublada em qualidade não tão boa assim... se quiser te mando no e-mail ;)

      Excluir
    3. Falando em comentários longos...

      Excluir
    4. Eu falo demaaaaaaais ainda mais quando é sobre coisas que eu não falo com ninguém aushausha infelizmente ninguém no meu cotidiano vê club 57 :( estão erradissimos.
      Eu também sinto isso, não teria sentido colocar aquele momento do Victor falando sobre como ele perderia tudo também se a Eva não voltasse pro tempo dela, e se a teoria de que eles tinham algo e isso acabou não acontecendo pela viagem dela... o Aurek é um mega injustiçado D: Merecia muito maaaais!
      Eu vi em alguns comerciais da nick que além de termos um JJ agora teremos DOIS JJ, não sei nem o que pensar dessa história de JJ dos anos 80, será que o rapaz ganha um temperinho? O Riccardo melhora essa atuação? KKKKKKKKK
      Agora, se o Aurek estivesse na segunda temporada e estivesse namorando a Eva, o que será que ela faria quando a Verô aparecesse dizendo que o chatinho JJ sumiu? Eu acho que a doida ainda iria fazer tudo pra encontrar ele :/
      Eu to pensando em ver a segunda temporada a partir de janeiro porque agora o fim de ano tá bem corrido, se você encontrar outros links até lá eu vou implorar por eles tá SUAHSUAHSA

      Comentários longos são vida! UAHAUAHA

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. "Será que o rapaz ganha um temperinho?" "O Riccardo melhora essa atuação?"
      Não. Não. SHAUHSAUHSUA
      (Comentei isso em uma resposta a outro comentário, mas a falta de carisma do JJ é ainda mais gritante na segunda temporada, se prepare... mas não significa que a temporada é ruim... só o JJ é ruim mesmo, mas está bem divertida de acompanhar, mesmo sem ter o Aurek, que faz uma falta tremenda, claro)

      Excluir
  2. Para ser sincero, sinto muito, o final dessa temporada foi tão perfeito, em todos os sentidos possíveis, um final lindo, triste mas satisfatório e então a segunda temporada é .... TÃO RUIM, vou te dizer a verdade , Eu não recomendaria a segunda temporada, na minha opinião ela é muito inferior à primeira temporada e a contradiz de maneiras absurdas em quase todas as formas possíveis, tanto é esquecido no final desta temporada que se torna um absurdo e todo o personagens parecem insuportáveis ​​em comparação com a primeira temporada, devido a tantas contradições, prefiro fingir que a segunda temporada não existiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro SEGUNDO da segunda temporada já é todo contraditório com a primeira com eles fingindo que é possível a Verônica ter impedido a Eva de se aproximar do Aurek (tipo isso nem tem como ter rolado no mesmo dia, na linha do tempo da segunda temporada já é 2021 e na primeira é 2019 ???)

      Excluir
    2. Sabe que essa coisa de a segunda temporada se passar em 2021 mesmo e a primeira ser em 2019 me incomodou muito? Porque, de acordo com como fizeram a história, é isso que você disse: não tinha como ser 2021, teria que ser 2019 ainda... enfim.

      Excluir

Postar um comentário