VIOLETTA – “Un nuevo final trae un nuevo comienzo”



Preparando-se para o primeiro espetáculo do ano!
De alguma maneira, as coisas parecem mais rápidas na segunda temporada de “Violetta”. Na verdade, ainda estamos lidando com todo o plano iniciado por Jade, mas agora dominado por Matías e Esmeralda, para deixar Germán na miséria… isso quase o leva para a cadeia em caráter definitivo, e a solução, que vem bastante depressa, tem consequências que devem ser sentidas ao longo de toda a temporada. Enquanto isso, as coisas no estúdio parecem ir muito bem, e a parceria com a YouMix exige a montagem de um espetáculo bem depressa, que acontece no fim do 20º episódio da temporada. E é tão bom ver os personagens se preparando para algo grande tão depressa. Até porque essa é a tendência de “Violetta”, que apresentou os personagens no primeiro ano, mas agora os mostra crescendo e, quiçá, atingindo a fama!
A semana (entre os episódios 16 e 20) começa com Germán de volta em casa, e 24 horas para deixá-la, pois a usou para pagar a fiança. Ele tinha que fazer isso, e ninguém o julga, mas é bastante triste – mesmo assim, é bonito, de algum modo, porque ele pede desculpas a Violetta por “falhar” com ela, já que tinha prometido não se mudar mais, mas ela diz que dessa vez é diferente, que esse é um problema que eles, como uma família, precisam enfrentar juntos. É lindo ver como a Vilu é compreensiva e querida com o pai, e ela guarda o seu sofrimento para si. León é o único, talvez, que saiba o quanto ela está sofrendo, e se coloca à sua disposição, para ouvi-la, para cuidar dela, para abraçá-la, e é muito bonito. Violetta também tem o carinho e o apoio de todos os seus amigos do estúdio, enquanto Ludmila celebra que, enfim, Vilu está indo embora.
Ou não.
Quem também está indo embora é Angie, por uma decisão injusta e intolerante do insuportável novo Pablo. Não basta isso, ela ainda tem que lidar com os problemas em casa, com o seu ciúme, e com a desconfiança de que “tudo começou a dar errado quando Germán conheceu Esmeralda”. Além do mais, existem várias situações estranhas que a faz questionar, ao lado de Olga, a integridade de Esmeralda, como o diário de Maria que Vilu misteriosamente encontrou embaixo da cama, embora Olga tivesse limpado o quarto e procurando pelo diário inúmeras vezes. Ah, e Angie a vê no escritório de Germán no dia em que o seu computador é levado para investigação, e os arquivos estão apagados. Mas, naturalmente, Germán não acredita em Angie quando ela tenta alertá-lo sobre Esmeralda, e até o apoio de Olga ela perde eventualmente.
Esmeralda é boa no jogo, conquistando Olga.
No meio de toda essa confusão, Violetta vai ao estúdio, onde é recebida com tristeza e preocupação, mas com muito carinho de todos os seus amigos que a apoiarão em tudo. Então, ela diz que decidiu deixar o estúdio, chorando, e todo mundo se une dizendo que, se o problema for o dinheiro, eles darão um jeito. Mas o problema não é só esse. É muito triste ver a Violetta chorar e sofrer nessa despedida, ver o abraço dela e de León, ver o abraço de Cami e Fran, ver Ludmila fazendo cena… mas também é bonito, porque as suas amigas abandonam o ensaio para ir ajudá-la a arrumar as coisas (“La amistad antes que tudo”). Eventualmente, Diego também aparece na casa, e por fim o León, e as meninas escondem Diego no armário e tudo o mais… é DIVERTIDÍSSIMO, mas Vilu não sustenta a mentira, puxa Diego para fora e conta a verdade a León.
O que é bem bonito.
Enquanto isso, Naty se volta contra Ludmila, de algum modo. Francesca verificou a letra de “EUFORIA” e viu que ela estava perfeita, mas eles tiraram a parte de Ludmila, e ela não tem coragem de fazer isso. Por isso, ela joga a letra fora, mas Naty a recupera, leva para o Pablo, explica porque tiraram a parte da Ludmila, e diz que “não podem desperdiçar essa letra, que é tão boa”. Assim, Naty garante que essa versão da música seja a oficial, ou porque “é o certo” ou porque ela quer provocar a Ludmila, mas de todo modo é ótimo. Eu gosto da firmeza que Naty assume quando Ludmila vai enfrentá-la sobre a música, embora seja algo bem passageiro… e essa semana guarda mais sofrimentos a Naty, quando DJ faz Maxi e Cami ver que, talvez, eles devam estar juntos, e Maxi lhe dá forças e coragem antes do show, a elogia, e a Naty escuta tudo, tristonha.
Violetta e sua família, por fim, precisam deixar a casa: “En esta casa fuimos felices, ¿no?”, e temos uma sequência emocionante de memórias com cenas da primeira temporada, e Vilu e Germán, juntos, se despedem da casa… É TÃO TRISTE. Mas a trama não se estende. No capítulo seguinte, Esmeralda aparece para “salvar o dia”, dizer que eles não precisam ir embora, que ela pode pagar peça fiança/casa, e como Germán fica meio em dúvida se deve aceitar uma proposta assim, Violetta sugere que ele chame, então, Esmeralda para morar com eles… afinal, a casa também seria dela então. E essa é a principal consequência que deve durar toda a temporada: Esmeralda vem de mala e tudo para morar ali, e não importa o quanto Angie esteja incomodada, ou como tente falar com Germán sobre como ela esconde algo. Esmeralda a escuta e lhe dá o prazo de uma semana (!) para deixar a casa.
Ao menos Angie consegue retornar para o estúdio, por intercedência de Antonio, que diz a Pablo que ele errou em demitir uma professora sem consultá-lo antes, e eu amei a maneira como ele tirou o poder de Pablo naquela decisão: Pablo não pode ter todo esse poder, ele está se tornando intolerante. Com Angie, Violetta também retorna ao estúdio, recebida de braços abertos, mas nem deu tempo de ter saudade, então o drama me pareceu exagerado. Acredito que teria sido mais eficaz se tivéssemos guardado o plot por mais tempo, mantido Violetta longe do estúdio pelo menos por alguns capítulos, e então o seu retorno seria mais significativo. Mas, de todo modo, isso tudo está acontecendo porque o dia do show da YouMix está chegando depressa, e é um problema para León, também, que tem um investidor do motocross que virá vê-lo no mesmo dia.
Agora ele precisa escolher entre suas duas paixões.
No show, Violetta terá que cantar com Diego e, mais, beijá-lo no fim da canção. Insegura a respeito da cena, Violetta pede a Pablo que ele passe a canção para Ludmila, mas a garota se recusa a aceitar a canção. Portanto, não há mais tempo para preparar ninguém, e Violetta tem que seguir sendo a voz de “YO SOY ASÍ”. No primeiro ensaio da música, Diego quase a beija, e embora eles não cheguem a se beijar, Diego estava gravando tudo e, pelo ângulo da câmera, parece que eles se beijaram. A câmera era de Marco, então Francesca é a primeira a descobrir o vídeo, mas ainda que eles façam de tudo para encobrir o vídeo, a memória da câmera eventualmente desaparece. É Andrés quem a rouba para mostrar para León, e ele já tinha deixado o amigo encucado pensando se Violetta não sente mesmo nada por Diego, porque “fala dele o tempo todo”.
Ouch.
O “beijo” de Diego e Violetta causa todo tipo de confusão. Afinal de contas, Germán aparece no estúdio todo paizão para agradecer a Antônio pela oportunidade a Violetta, e quer vê-la cantar e tal, coisa que ela dispensa veementemente, porque se ele a vir ensaiar, verá o ensaio do beijo. De todo modo, Ludmila tenta usar isso contra Violetta, e comenta com Naty sobre o “beijo de Violetta com um garoto”, justamente para Germán ouvir… então, ele entra na sala de ensaio bem na hora do beijo e o impede, gritando “¡NO!” Parece divertido, mas é meio invasivo e infantil, da parte dele. Ele é bem antiquado julgando o beijo “de ficção”, e Pablo, Angie e Vilu tentam conversar com ele, sobre como não é preciso o escândalo. Pablo diz que aquele é um estúdio sério e a formação de sua filha está a cargo de profissionais competentes! Mas Germán só se acalma quando Pablo explica que o beijo pode ser simulado para parecer um beijo.
Como está na câmera de Marco.
Mesmo assim, Germán e Violetta continuam em uma briga constante e infantil, que é até divertida. Ficam mandando Angie e Esmeralda passarem recados, por exemplo, até que Germán peça desculpas. Mas embora com o pai tudo fique bem, as coisas não estão tão bem assim com León. Ela vai conversar com ele exasperada, falando sobre o pai e sobre como “não vai mais ter que beijar o Diego”, e ele está todo bravo e enciumado quando pergunta: “E qual seria o problema, se já o beijou?” Ele diz que não acredita nela, e mesmo que ela se defenda, diga que o ama e o abrace, ele não fica suficientemente satisfeito, e Diego ainda coloca mais lenha na fogueira dizendo a León que eles se beijaram sim, e provoca Violetta enquanto León canta “ENTRE DOS MUNDOS”, só para deixá-lo cada vez mais fora de si, e ele se torna cada vez mais magoado e bravo.
Então ela termina com ele.
O término do namoro, ainda não definitivo, é doloroso. Ela diz que lhe dói o que ele diz, porque parece que ele não sabe quem ela é, mas também é difícil para ele acreditar nela e controlar o seu ciúme. Também é difícil para ela, que pensa que ele duvida dela. De todo modo, a conversa definitiva fica para depois do show e, por ora, eles estão juntos. Durante o ensaio de “YO SOY ASÍ”, no entanto, Marotti está preocupado com a dissimulação porque são muitas câmeras e muitos ângulos possíveis, e não pode parecer que o beijo não é real. Jaque diz que tudo o que importa é a interpretação e a atitude, eles precisam passar a sensação de que realmente se amam. Quando León aparece, ele dá toda a força do mundo para a Violetta, ela lhe pede um abraço e ele o abraça, mas também está no limite. Pelo estúdio, por Violetta, e porque foi substituído no motocross, ao fazer sua escolha.
Dividido entre dois mundos, como diz sua canção.
Então o show começa, com várias canções e armações…
Mas vamos falar sobre isso nas próximas duas postagens!

Para mais postagens de Violetta, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz



Comentários