Riverdale 3x05 – Chapter Forty: The Great Escape



“Tudo está conectado”
UM JOGO DE RPG NA VIDA REAL. No último episódio, Betty descobriu que Alice e os demais “pais de Riverdale” jogaram Grifos & Gárgulas no passado, mas não falam sobre isso porque um homem morreu e, possivelmente, um dos nove jogadores é o assassino. Quando ela vai atrás de Jughead para contar a respeito de suas mais novas descobertas, ela o descobre completamente envolvido pelo jogo ele mesmo, e é um pouco assustador ver como isso transforma uma pessoa! A teoria de Jughead, no entanto, parece fazer muito sentido, e ele fala sobre como o jogo maior está acontecendo há muito tempo, e Grifos & Gárgulas é apenas uma alegoria a Riverdale propriamente dita. E o episódio deixa isso extremamente claro com a fuga de Archie, o Paladino Vermelho, da prisão, tudo narrado por Jughead, o MESTRE DO JOGO – é uma sequência genial.
Kevin e Josie estão interessados em entender o envolvimento dos pais nisso tudo e, junto com Reggie e Betty, eles se perguntam por que os pais ainda sentem tanto medo de algo que aconteceu há 25 anos – e Jughead tem a resposta para isso, mas ninguém vai escutá-lo quando ele parece tão alienado e envolvido no jogo, falando como uma pessoa que perdeu a razão. Mas existe a cidade, as tribos, e tudo em Grifos & Gárgulas é apenas uma alegoria mesmo – agora, o pessoal que está jogando com Jughead já começa a pensar em “levar o jogo para fora do tabuleiro”, e é aí que tudo fica muito mais perigoso. Jughead, no entanto, como Mestre do Jogo, se sente o dono de tudo, e ele diz que ele vai decidir quando isso acontece, e marca um novo jogo para o dia seguinte… um jogo que será uma missão de resgate, para SALVAR UM AMIGO.
Enquanto isso, vemos o Archie na prisão liderando uma tentativa frustrada e um pouco patética de fuga. Como punição por essa tentativa, o Diretor Norton amarra Archie seminu à cama (!) e o marca brutalmente a ferro – quando Veronica vem visitá-lo, ela diz que eles a ajudaram a escapar, e então convoca os amigos para a missão. É totalmente GENIAL como “Riverdale” trabalha com duas cenas em paralelo dali em diante… em paralelo, mas perigosamente pertencentes a apenas uma realidade. De um lado, Veronica reúne as pessoas que vão ajudar Archie a escapar e conta o plano; de outro, Jughead começa o jogo para salvar o “Paladino Vermelho”. Na prisão, o jogo começa mais cedo… Joaquin beija Archie (!) e então o golpeia com uma faca, pedindo desculpas, mas dizendo que o diretor disse que “assim ele ascenderia”.
Destaque para o termo: ASCENDER.
A edição da FUGA DA CADEIA é excelente, porque tudo é um jogo de Grifos & Gárgulas, e o que está acontecendo em Riverdale é uma encenação do jogo de RPG. Como quando Jughead fala à “Ferreira Blossom” dos obstáculos e ela diz que vai usar “a carta da intimidação”, por exemplo, e é justamente o que Veronica está fazendo na realidade. Quando chegam à arena de luta, Jughead fala sobre “contratempos” e o “Dragão Negro”, e Veronica realmente encontra Hiram, mas ela o ataca e causa a distração para começar o seu plano de fuga… então, eles ainda ganham a ajuda extra de Mad Dog, que decide atrasar os guardas enquanto Archie escapa, e então ele realmente consegue escapar, saindo do outro lado, onde Betty o espera, completamente sujo, suado e ensanguentado. Mas AINDA NÃO ACABOU, pois eles precisam escapar.
Também AMEI a cena da fuga, com Betty e o suposto “Paladino Vermelho” fugindo em uma moto, mas quando eles finalmente são detidos, é Kevin na garupa de Betty, enquanto Archie é resgatado por Reggie e Veronica e levado para o bunker de Dilton Doiley, ao mesmo tempo em que o jogo das Serpentes chega ao fim e eles perguntam ao Jughead se eles conseguiram salvar o Paladino Vermelho ou não – quando Jughead diz que “já esperava ter uma resposta a essa altura”, Archie cai dentro do bunker, e a conexão é PERFEITA. Destaque também para o Diretor Norton perguntando para Kevin onde está “o Paladino Vermelho”, usando um termo suspeito que só deveria ser usado pelos jogadores de Grifos & Gárgulas, ampliando os nossos horizontes e nos fazendo perceber que Jughead tem razão: O JOGO É MUITO MAIOR QUE ELES.
Archie fica escondido no bunker e Veronica lidera um pacto para que ninguém o descubra ali. Em paralelo, vemos Kevin, Reggie e Josie pensando em começar o jogo, em busca de respostas, e também confirmamos que O DIRETOR NORTON É UM JOGADOR DE GRIFOS & GÁRGULAS. Mas não, ele não é o Rei Gárgula, como pensamos por alguns minutos… sabemos que ele joga pela maneira como se referiu ao Archie e pelo símbolo gravado em sua pele, mas ele não é o Rei, pois sua missão era matar o Paladino Vermelho, e ele falhou. Assim, tendo falhado na sua missão, ele prepara o seu próprio cálice e morre, de lábios azuis, como tantas outras mortes. Tudo está CRESCENDO, e eu adoro o tom de mistério que “Riverdale” está tomando… por fim, na floresta, Jughead também vê o Rei Gárgula, e me pergunto o que isso significa.
Ele está prestes a ascender?

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários