THE DALEKS (Doctor Who, 1963) – The Dead Planet



“I will not be questioned”
HOJE NOSSA SÉRIE FAVORITA ESTÁ COMPLETANDO 55 ANOS! Não consigo pensar em uma maneira melhor de celebrá-la do que através do arco que a fez explodir como sucesso, realmente iniciando a jornada até os dias de hoje. No ano passado, eu comentei sobre “An Unearthly Child”, o primeiro arco da história de “Doctor Who”, em duas postagens (você pode ler clicando aqui e aqui), então decidi seguir e comentar o segundo arco… o segundo arco da série, “The Daleks”, estreou com “The Dead Planet” no dia 21 de Dezembro de 1963, e contou com sete episódios, ao longo dos quais a audiência de “Doctor Who” cresceu devido à boa recepção dos Daleks, que se tornaram personagens imediatamente famosos, e elevaram a série a um interessante patamar de popularidade. Eles ainda são um dos vilões mais QUERIDOS do programa! É um episódio simples, e perfeito para introduzir o arco.
O episódio começa exatamente de onde o último parou, e “The Dead Planet” ainda não conta com a estreia completa dos Daleks, embora prepare bem o terreno para isso, com um quê delicioso de suspense que permeia todo o episódio – no fim do episódio passado, a TARDIS pousou em um lugar desconhecido, e Susan avisou ao avô que “o nível de radiação estava bom”, então os dois, ao lado de Barbara e Ian, saíram para ver o lugar, sem perceber que o indicador de radiação subia para o nível PERIGOSO. Do lado de fora, eles encontram um planeta totalmente devastado, coberto de pó e cinzas, e em que as coisas se desfazem ao toque. Enquanto Barbara e Ian anseiam por voltar embora, o Doctor (e todas as suas regenerações são iguais nesse sentido) anseia por INVESTIGAR… ele não pode ir embora sem entender o que aconteceu ali!
Eu gosto de como o episódio amplia os horizontes de “Doctor Who”, e como começa a explorar o NOVO – aqui, conhecemos um animal inerte que, segundo o Doctor, é feito de metal e sempre foi, o que Ian julga impossível. O Doctor responde com um inteligente “Why? Can’t you imagine an animal unless it’s flesh, blood and bone, hm?”, o que é tudo o que Ian precisava ouvir para reavaliar sua forma limitada de pensar, de alguém que só viveu na Terra e nunca imaginou vida em outros planetas. Ao longe, o Doctor percebe uma imensa e maravilhosa cidade – moderna, mas também sem nenhum sinal de vida… o que quer que tenha acontecido nesse lugar, acabou com tudo. Naturalmente, o Doctor quer investigar, mas Barbara e Ian o convencem a entrar de volta para a TARDIS, mas o mistério só cresce… no caminho, Susan se assusta com alguém tocando seu ombro.
Todos dizem que é impossível…
mas ela sabe o que sentiu!
Assim, Barbara, Ian, Susan e o Doctor entram na TARDIS (que tem um interessante sistema de comida, o que quer dizer que as atualizações da TARDIS da Twelfth Doctor não são assim tão novas) e, enquanto saboreiam uma espécie de “bacon e ovo” a la “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, eles escutam um barulho do lado de fora, confirmando a certeza de Susan de que existe alguém do lado de fora… portanto, é IMPOSSÍVEL que o Doctor aceite decolar sem entender tudo o que está acontecendo! Primeiro, ele assume uma posição rabugenta de “I will not be questioned”, depois de velhinho dissimulado. Quando Susan pede “por favor” que os leve embora, ele finge que está acatando o seu pedido, mas sabota a TARDIS que não pode decolar, a não ser que eles consigam um pouquinho de mercúrio e, para isso, teriam que ir à cidade para buscar.
“Well, I mean, what else can we do, hm?”
Portanto, “não existe alternativa além de ir para a cidade”, e o Doctor está feliz com a sua vitória temporária – E EU ESTOU FELIZ POR ELE! Na cidade do “Dead Planet”, eles caminham e exploram em busca de mercúrio, perigosamente se separando e marcando um encontro em 10 minutos. Ao fim desses 10 minutos, no entanto, Barbara está presa sozinha e não pode voltar para se encontrar com Ian, Susan e o Doctor, e é então que deixamos a parte introdutória para realmente começarmos a “aventura”. O episódio acaba em suspense, com Barbara encurralada por uma estranha forma de vida que o público ainda não conhecia – não é agora que vemos um Dalek completo ainda, ou que escutamos o “EX-TER-MI-NA-TE!”, mas vemos a sua arma apontada enquanto Barbara grita, E JÁ É UM MOMENTO APREENSIVO E EMOCIONANTE PRA QUALQUER FÃ!
No próximo episódio, a estreia completa dos Daleks!
E então “Doctor Who” explode para a fama!

Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.

P.S.: FELIZ 55 ANOS, “DOCTOR WHO”!

Comentários