Doctor Who 11x06 – Demons of the Punjab



“We can’t have a universe with no Yaz!”
TRISTÍSSIMO PONTO FIXO NA HISTÓRIA. Já passamos da metade da temporada, e eu gosto bastante do caminho de Jodie Whittaker em “Doctor Who” até então. Nesse episódio, centrado em Yaz, a avó de Yaz está fazendo aniversário e deixando presentes para sua filha e suas netas – para a Yaz, “sua neta favorita”, ela entrega um relógio quebrado que ela diz que não deve ser arrumado. No entanto, ela não quer falar sobre as suas histórias, embora aparentemente as tenha aos montes. Como Yaz quer saber mais sobre a avó e ela mesma não quer contar, ela resolve pedir a ajuda da Doctor, que não está muito contente em misturar viagem no tempo e família (pode ser complicado, vide “De Volta Para o Futuro”!), mas acaba sucumbindo aos desejos de Yaz, que também tem o apoio de Graham e de Ryan – mas é apenas uma hora, e sem interferir.
Ou assim deveria ser.
Doctor e os demais chegam a um lugar MUITO LINDO, mas a Doctor é imediatamente capaz de interceptar um sinal, algo que está atormentando o lugar. Gosto muito de como o episódio é guiado, de como Yaz abraça a avó com emoção ao encontrá-la jovem e linda (“Oh my God! You’re Umbreen!”), e a TARDIS os levou, lendo os sinais do relógio que a avó deu de presente a Yaz em 2018, até o dia anterior ao casamento de Umbreen com Prem – que não é o avô de Yaz, como ela esperava que fosse. Um pouco confusa e transtornada, Yaz nota que o relógio, ainda funcionando, está no pulso de Prem. Mas, como a regra da Doctor dita, eles não podem fazer nada – Yaz não conhece essa parte da história da avó, o que quer dizer que ela não pode interferir! Aparentemente, a avó teve um “marido secreto” antes de casar-se com o seu avô.
A regra de “apenas uma hora” e de “não interferir” da Doctor, no entanto, logo acaba se desfazendo, e ela fica angustiada ao descobrir em que momento da HISTÓRIA eles estão. 1947. “Partition. We’re in the middle of the Partition of India” – quando a Índia se separa e nasce o Paquistão, e isso trará todo tipo de revolta, luta e milhões de mortes. A Doctor está tentando convencê-los a partirem, em um momento repleto de tensão, quando os “demônios” aparecem oficialmente pela primeira vez, elevando o espírito do episódio e nos colocando em um suspense e um mistério interessantes. Prem, por sua vez, não está tão surpreso ao vê-los, ele já os viu antes! Então, a Doctor, Ryan e Prem entram na floresta para “caçar demônios”, e acabam em uma NAVE ALIENÍGENA, com um efeito que parece muito o de aparatação, então, naturalmente, eu adorei!
Somos apresentados aos THIJARIANS, uma raça alienígena assassina, e inicialmente eu me perguntei se eles estavam ali especialmente para acabar com o casamento de Umbreen e Prem – afinal de contas, Prem já o tinha visto na guerra, e agora eles supostamente mataram o homem que realizaria o casamento no dia seguinte. Acho muito legal como “Doctor Who” cria novas criaturas, e essa é uma criatura bem interessante, tanto em sua aparência física como na maneira como se comunica com as pessoas, jogando suas palavras em forma de pensamentos dolorosos diretamente dentro da mente das outras pessoas! A Doctor escapa levando com ela alguma coisa da nave dos Thijarians, e alguns aparelhos de “aparatação”, que ela usa para mantê-los longe da fazenda por algumas horas. Então, eles têm aproximadamente 12 horas para realizar o casamento.
Durante a preparação para o casamento, as cenas se tornam emotivas e LINDAS. Umbreen ama Prem mais que tudo, é com ele que ela quer se casar, é ele quem ela conhece durante toda a vida, e Yaz ainda está tentando se acostumar a isso. Mas de ambos os lados existem pessoas que não estão felizes com o futuro casamento. Na reunião das mulheres com Umbreen, a mãe tenta de toda maneira impedir o casamento. Na reunião dos homens com Prem, o irmão mais novo dele também é contra, por conta de toda a separação da Índia e Paquistão e o fato de eles terem religiões diferentes. Mesmo assim, o casamento segue em pé, e Umbreen pergunta se a Doctor não pode oficializar esse casamento, e a Doctor aceita, mesmo com a Yaz a repreendendo – “I haven’t officiated a wedding since Einstein’s!” E SABEMOS QUE VAI SER ÓTIMO.
Minha parte favorita no episódio, no entanto, é quando a Doctor é levada pelos Thijarians, os “demônios” do episódio, e então conhecemos MAIS sobre essa nova raça alienígena. “Is it me? You’ve come to assassinate me?”, ela pergunta, mas os Thijarians explicam que não são mais assassinos, que eles mudaram. O mundo deles foi destruído sem que ninguém estivesse lá para honrar a sua morte, e então agora eles viajam pelo universo como TESTEMUNHAS, assistindo às mortes de pessoas que estão morrendo sozinhas, para honrá-las. Como foi o caso do irmão mais velho de Prem na guerra, e como agora será o caso de Prem. A Doctor implora a eles por um dia mais a Prem, mas eles explicam que não são deuses, e estão ali apenas para testemunhar, não para causar ou impedir a morte de ninguém… não há nada que possa ser feito.
Aquele é o dia da morte de Prem.
No mesmo dia de seu casamento com Umbreen.
Por isso ela nunca contou nada à família, por isso Yaz nunca conheceu essa história, PORQUE ELA É MUITO DOLOROSA. A Doctor conta a Yaz, Graham e Ryan sobre isso, mas diz que eles não podem saber do que eles sabem, e então eles apenas assistem enquanto tudo acontece, como fizeram com Rosa Parks. Prem se arruma para o casamento, Umbreen se alegra em ser “a primeira mulher a se casar no Paquistão”, e a Doctor celebra uma união LINDÍSSIMA e emocionante, com a participação de Yaz, que também ajuda a oficializar a cerimônia. E então, depois do casamento, as coisas ficam mais tristes. Manish, o irmão mais novo de Prem, não aceita a tentativa de “reconciliação” de Umbreen, em um momento que teria sido bonito, e ali a Doctor entendeu tudo o que estava acontecendo e quem era o responsável pelas mortes, de antes e de agora.
Enquanto Yaz assiste a Prem dar o seu relógio de presente a Umbreen e derrubá-lo, quebrando-o como ela o conheceu em 2018 (“This i sus, forever. Our moment in time”), a Doctor vai falar com Manish, o homem que matou quem celebraria o casamento, e que agora vai matar o próprio irmão. É TRISTÍSSIMO, porque as pessoas intolerantes marcham para “reivindicar a terra”, liderados por Manish, e enquanto Prem pede que Umbreen e os demais fujam, ele fica para trás para conversar com o irmão e atrasá-lo. E nós sabemos que ele não sobreviverá a essa conversa. Prem conversa tristemente com o irmão, em uma conversa que sabemos que não pode levar a nada, enquanto Doctor e os companions assistem à distância. Próximo à hora da morte de Prem, os Thijarians aparecem e dizem que “eles testemunharão dali em diante”. Então, enquanto Doctor, Yaz, Graham e Ryan caminham, eles escutam o tiro que mata Prem.
E É TÃO TRISTE!
Destaque para a trilha sonora poderosa… um episódio LINDÍSSIMO, sem dúvida! <3
Infelizmente, era um ponto fixo na história, não havia nada que podia ser feito. A Doctor avisou, desde o início, que “mexer com viagem no tempo e família ao mesmo tempo era complicado”. Por isso ela não queria ter levado a Yaz para lá, mas, como disse, ela “é legal demais”. O tempo todo, no entanto, a Doctor avisou Yaz de que ela devia ter cuidado, de que ela estava mexendo com a própria história, e que eles “não podiam correr o risco de um universo sem Yaz”. Assim, eles sabiam que Umbreen amava Prem, e eles sabiam, quando Prem ficou para trás para “conversar” com o irmão, que aquele seria o momento de sua morte, mas eles também sabiam que não podiam fazer nada para mudar essa história. Se Prem não morresse naquele dia, Yaz nunca existiria… essa era a história de Umbreen como tinha acontecido. Como os Thijarians, eles eram apenas testemunhas.
L

Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.


Comentários