Riverdale 3x04 – Chapter Thirty-Nine: The Midnight Club



“And a group of misfits became unlikely friends”
DE LONGE, O MELHOR EPISÓDIO DE “RIVERDALE”! Já estou querendo um spin-off que se passe no passado com as histórias dos pais dos jovens atuais de Riverdale… e como foi ÓTIMO vê-los interpretando seus próprios pais, não? O episódio tem carisma, ficou divertido, um tanto quanto sombrio, e ainda nos deu um pouco mais de informação em relação à trama central da temporada, e entendemos qual é a conexão com Alice e os demais em seus tempos de juventude, já que era evidente que eles sabiam de algo que não queriam contar. Desde o início da temporada, coisas sinistras têm acontecido em “Riverdale”, que ganhou um tom mais sobrenatural, como “Stranger Things” e “O Mundo Sombrio de Sabrina”, especialmente com a chegada de um jogo chamado “GRYPHONS & GARGOYLES”, responsável já por duas mortes entre os jovens!
No episódio passado, Alice e FP Jones ficaram horrorizados ao encontrar Betty e Jughead com um manual do jogo, e o queimaram na expectativa de que isso fosse acabar com ele para sempre – diferente do que esperavam, no entanto, o jogo se espalhou. Quem quer que esteja por trás disso, sabe muito bem o que está fazendo! Para cada manual confiscado ou destruído, dois novos surgem no lugar. Em tom de súplica, Hermione conversa com os jovens de Riverdale High e pede que eles fiquem longe do jogo, mas como Veronica diz: proibir algo só o torna ainda mais intrigante. TODO MUNDO na escola, aparentemente, só fala nisso! Betty descobre, então, que na época em que sua mãe era jovem, uma morte misteriosa aconteceu na escola, e o corpo encontrado tinha os lábios azuis. Agora, Betty dá à mãe duas alternativas: contar o que sabe ou deixar que ela siga investigando.
Alice decide contar.

E ASSIM COMEÇA O FLASHBACK…

Devo dizer que, de imediato, o que mais me FASCINOU foi o fato de os atores que interpretam os personagens principais estarem interpretando seus pais. A “Betty”, por exemplo, estava LINDA como Alice, de jaqueta das Serpentes, cabelo maravilhoso, acabando de descobrir que está grávida… do lado de fora da sua cabine no banheiro estão Hermione e Sierra. Hermione? Nunca esteve tão linda. Mas quem roubou a cena, como Cheryl SEMPRE rouba no presente, foi Penelope Blossom: MARAVILHOSA E HILÁRIA! Apesar de que Penelope e Alice saindo no tapa no banheiro foi espetacular demais! Depois há mais trocas de tapas durante um jogo e é igualmente divertido! Entre os meninos, conhecemos FP Jones e Freddie Andrews, e vemos como cada um desses seis fez coisas que os colocaram juntos na DETENÇÃO DE SÁBADO.
E foi assim que tudo começou…

“It was just supposed to be one Saturday. Eight hours. Six people with seemingly nothing in common. The bad girl [Alice Smith]. The rebellion Catholic [Hermione Gomez]. The teacher's pet [Penelope Blossom]. The artist-athlete [Fred Andrews]. The political animal [Sierra Samuels]. And the ladies man [Forsythe Pendleton Jones Jr].”

E as caracterizações foram DEMAIS! Eu estava o tempo todo encantado com como eles ESTAVAM LINDOS como seus pais! <3 O grupo começa jogando um “Secrets and Sins”, onde falam sobre os seus maiores segredos, e é legal vê-los se abrindo, em um jogo bastante intenso, quem sabe até mais intenso que “Grifos & Gárgulas”. A confissão de Penelope foi bem forte, na qual ela falou sobre a sua “adoção” pelos Blossom e como ela foi escolhida para ser “irmã” e futura esposa de Clifford, e como cada momento longe da casa, inclusive ali, na detenção, é um alívio… Hermione tenta ser legal com ela, mas logo as duas estão brigando e acabam EM PANCADARIA – sério, por que aquelas cenas foram tão divertidas? Com essa confusão, a detenção aumenta para QUATRO SÁBADOS, e isso é tempo o suficiente para que eles comecem a se aproximar.
A quebrar os muros…
“Become unlikely friends”
Então, na detenção, eles encontram o jogo pela primeira vez e resolvem JOGAR. Afinal de contas, se eles ouviram “histórias estranhas” sobre isso, eles precisam conhecer. Penelope é a MESTRE DE JOGO, enquanto os demais escolhem os seus personagens, e é ÓTIMO vê-los jogar, ver a obsessão por “Grifos & Gárgulas” nascer e crescer… e é muito fofo vê-los se divertir enquanto jogam. E tudo teria dado certo se eles não tivessem decidido “tirar o jogo do tabuleiro”, e então começar a andar pela escola, em duplas, para que comecem a confundir o jogo e a realidade… como quando FP quase beija Hermione, embora ela, de verdade, não esteja apaixonada por ele, apenas seu personagem, e Fred e Alice até trocam beijos uma vez. Destaque aqui para Betty sendo, basicamente, os filhos de Ted Mosby em “How I met your mother”, comendo e interferindo e fazendo perguntar.
MARAVILHOSA!
Assim, o jogo cresce, eles começam a se vestir como os personagens (MELHOR PARTE!), e o Midnight Club, formado pelos 6 originais, se junta a outro grupo de 4 pessoas, entre eles Hiram Lodge e Tom Keller, e a separação entre o jogo e a realidade fica mais tênue. A situação fica perigosa quando eles recebem um convite do “Rei Gárgula” para uma FESTA DE ASCENSÃO naquela noite, e tudo fica meio psicodélico e sombrio naquela noite. Tudo foi preparado por alguém que não sabemos quem foi, e ainda existe uma nova droga que todos, menos Alice, usam, deixando tudo muito mais confuso. “But to this day, I wonder what was in those drugs. Maybe whatever turned us into monsters. […] Or maybe we've been monsters all along”. Aquela foi a GRANDE NOITE, a noite em que tudo mudou e que marcou os pais de Riverdale para sempre.

“That night, our dark doppelgangers were released. And we all went a little bit insane. High on fizzle rocks and the very game itself”

Alice foi a única que viu tudo sóbria, porque estava grávida, e é assustador como ela vê o banheiro todo pichado de sangue, o Rei Gárgula no corredor, e o Diretor Featherhead entrando na escola… sem fazer nada, ela vai embora. Na manhã seguinte, ela não encontra o clube na escola, e não sabe se eles foram expulsos, presos ou mortos, tampouco o diretor está ali. A primeira pessoa que Alice encontra é Hermione, que está transtornada com a notícia de que o pai de Fred Andrews morreu naquela noite, enquanto eles estavam na escola, jogando – Fred, por sua vez, se culpa por não ter estado com o pai, que morreu sozinho porque ele estava drogado e jogando. Enquanto eles lidam com a perda do pai do Fred, o Diretor Featherhead é dado oficialmente como desaparecido… até que é encontrado em um armário, morto e de lábios azuis.
CREEPY!
Depois disso, os dedos começam a ser apontados… Alice viu um líquido azul nos cálices e sabe que um deles deve ter matado o diretor, mas ao mesmo tempo em que ela ataca os colegas, eles também a atacam, pois foi a única que “saiu cedo”, e pode muito bem ter sido a assassina. Talvez, no entanto, não tenha sido nenhum deles, sendo que nem Penélope nem Darryl, os dois Mestres de Jogo, armaram aquela cerimônia toda… quem quer que tenha arrumado isso estava matando um ou mais deles naquela noite. Então, eles resolvem se livrar do jogo para que não possam ser acusados da morte do diretor, e fazem um pacto de NUNCA MAIS MENCIONAR O JOGO. Assim, eles se afastam, voltam a ser “estranhos”, cada um seguindo novos caminhos, abraçando a vida que conhecemos de cada um deles no futuro. É esse o ponto de transformação.
O culpado pelo assassinato nunca foi encontrado – talvez seja alguém do Midnight Club? Alice pede que Betty não investigue mais sobre isso, mas Betty diz que ela sabe que não pode fazer isso. Afinal de contas, alguém do seu grupo usou o jogo para assassinar o diretor, e agora os seus colegas também estão morrendo, e toda a escola está jogando, e talvez o Rei Gárgula que ela viu seja a mesma pessoa que Alice viu no passado… não? Tudo o que Alice consegue de Betty é a promessa de que ela não vai jogar “Grifos & Gárgulas”. Essa promessa, no entanto, se refere apenas a ela. Quando Betty busca Jughead para contar toda a história que Alice compartilhara com ela, enfim, ela o encontra com várias outras pessoas, TODAS JOGANDO O JOGO! Agora, ele está no terceiro nível e prestes a ascender ao próximo, determinado a “vencer o Rei Gárgula assim”.
Jughead está louco. Descontrolado.
Levado pelo jogo…

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.

P.S.: O episódio inteiro foi uma verdadeira homenagem a “Clube dos Cinco”, a começar pelo título. Em original, “Clube dos Cinco” se chama “The Breakfast Club”, assim como o episódio de “Riverdale” se chama “The Midnight Club”. Em várias ocasiões, desde o figurino até a maneira como eles se sentam no chão, pensamos no filme de 1985… e, para divulgar o episódio, olhe esse pôster:


TÃO “CLUBE DOS CINCO”! E EU ADOREI! <3


Comentários