Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald, 2018)



“You're too good, Newt. You never met a monster you couldn't love”
AINDA ESTOU EM CHOQUE, MAS APLAUDINDO EM PÉ ESSE FILME! Com um pouco menos de humor que seu antecessor, e certamente menos leve que “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, “Os Crimes de Grindelwald” aprofunda a história que J. K. Rowling quer contar no MUNDO BRUXO, trazendo de volta os personagens que conhecemos e por quem nos apaixonamos no filme de 2016, ao lado de velhos rostos e nomes conhecidos da saga “Harry Potter”, como Albus Dumbledore, Gellert Grindelwald e até mesmo Nagini… o filme é muito mais tenso, trata brilhantemente da ascensão de Grindelwald, e com um clímax poderoso, nos dá a impressão de “filme anterior ao útlimo” – o que só me empolga ainda mais por pensar que temos mais três filmes pela frente! [Um deles se passando no Brasil, ainda por cima!] Ah, e aquela revelação bombástica do final…
Estamos ainda de boca aberta!
Criando centenas de teorias…
Sempre digo que desde que “Harry Potter” fez sucesso, se soube que o retorno para esses filmes seriam grandes – por isso, o investimento em “Animais Fantásticos” é notável em cena, com um elenco talentoso e coeso, que se entrega aos personagens e nos encanta desde o início (não vejo a hora de ver mais do Dumbledore de Jude Law, por exemplo!), além de efeitos lindíssimos… as CRIATURAS MÁGICAS (e lembremos que são elas que dão título a essa franquia!) estão lindíssimas e curiosas, e algumas sequências de ação valem por qualquer coisa. Meu coração Potterhead estava entusiasmado e apaixonado do início ao fim. E falando em “Coração Potterhead” e nostalgia, COMO FOI GOSTOSO REVER HOGWARTS! Os corredores, as salas de aula, os uniformes dos alunos, uma aula de Defesa Contra as Artes das Trevas como em “O Prisioneiro de Azkaban” e, claro, HEDWIG’S THEME.
Aquilo me arrepiou!
Dito isso, e tentando expressar minha imensa EMOÇÃO com tudo que acabei de vivenciar, vamos ao filme. O filme começa ainda em Nova York, quando Grindelwald foi preso no MACUSA, e que sequência perfeita – e já mostra a seriedade e intensidade do filme. Fiquei muito contente com a atuação de Johnny Depp como o grande BRUXO DAS TREVAS, que não tem nenhuma característica de Jack Sparrow. Devido à sua alta periculosidade, Grindelwald é submetido a toda medida de proteção no MACUSA, e tem até a língua cortada… nada disso o impedindo de escapar, no entanto. Quando Grindelwald vai ser transferido para a Europa, por uma carruagem puxada por testrálios, para responder por seus crimes no outro continente, ele escapa em uma sequência verdadeiramente espetacular e de tirar o fôlego… Grindelwald não está para brincadeira.
Então, partimos a Londres, onde Newt Scamander (aquela coisa fofa e crush de mó galera!) está no Ministério da Magia (QUE DELÍCIA REVER O MINISTÉRIO!), onde sua permissão para viagens internacionais é questionada e, por fim, negada. Em Londres, Newt se reencontra com Queenie e Jacob, esse último levado para lá enfeitiçado, e recebe uma visita de ninguém menos que ALBUS DUMBLEDORE, que está bastante interessado em guiar os caminhos de Newt. Aparentemente, foi ele quem indiretamente o direcionou aos Estados Unidos no primeiro filme, e agora é ele quem o indica a Paris, para que possa ir atrás de Credence, o Obscurus mal compreendido que Grindelwald quer usar como arma e, aparentemente, Dumbledore não pode agir contra Grindelwald. E esse é um elemento importantíssimo do filme, já conhecido por nós, leitores de “Harry Potter”, mas essencial para compor a obra!
Assim, Newt e Jacob acabam indo clandestinamente a Paris (UMA CHAVE DE PORTAL EM UM BALDE!), e eu estou apaixonado por essa “vida secreta” dos bruxos na cidade… tudo é tão grande, tão mágico, tão perfeito… antes que Newt e Jacob cheguem, vemos Tina em sua missão por lá, em busca de Credence que, por sua vez, está próximo de uma mulher com a maldição Maledictus, que um dia a impedirá de voltar à forma humana quando ela se transformar em animal – NAGINI! Aquele “circo” no meio da cidade, que é quase um “Beco Diagonal” francês e vintage, proporciona cenas interessantes, mas ele acaba totalmente desfeito. Por isso, quando Newt chega, ele usa os segredos de sua maleta para descobrir rastros e entender tudo o que está acontecendo, descobrir onde está Tina e, por fim, Credence, como Dumbledore pediu.
Por que o Dumbledore estava tão interessado em Credence?
Saberia ele…?
ADORO as cenas de Paris, amei conhecer o Ministério da Magia Francês, que é tão impactante e único como os outros dois, e eu gosto de como J. K. Rowling está AMPLIANDO tudo agora – em “Harry Potter”, ouvimos falar bastante a respeito dos horrores em todo o país e em todo o mundo, por causa da ascensão de Lord Voldemort, mas como estávamos no ponto de vista de alunos adolescentes em Hogwarts, talvez tivéssemos pouca noção do quanto isso realmente impactava o mundo como um todo… agora, em “Animais Fantásticos”, ela tem a oportunidade de realmente explorar todo esse estrago global, e a ideia de ambientar cada um dos filmes em um país diferente é FENOMENAL! Em Paris, Credence tenta chegar às suas origens, Leta Lestrange ressurge e a tensão cresce para uma batalha que nós sabemos que está prestes a acontecer.
Uma sequência em particular foi apaixonante para todo fã do universo há anos: QUANDO REVEMOS HOGWARTS! Na verdade, Albus Dumbledore é perseguido pelo Ministro da Magia desde sempre, com as “teorias da conspiração” deles. Dessa vez, eles vão a Hogwarts e interrompem uma interessante aula de Defesa Contra as Artes das Trevas para dizer que acreditam que “Newt Scamander está em Paris seguindo ordens suas”, embora, como Albus Dumbledore diga, “Newt nunca tenha sido muito fã de seguir ordens”. É justamente desses alunos que Dumbledore sempre gostou, não? Afinal de contas, Dumbledore escolheu Newt porque admira a capacidade dele de ignorar isso e apenas pensar se o que está prestes a fazer “é certo ou não”. E isso comumente o faz tomar as decisões mais acertadas. Newt Scamander é um coração bom.
Duas tramas se desenvolvem em Hogwarts, embora não seja uma sequência assim tão longa. Em uma delas, Leta Lestrange caminha pelos corredores e salas vazias da escola, chegando a uma carteira com coisas entalhadas, lembrando-se de sua época como aluna de Hogwarts. É aqui que conhecemos o jovem Newt Scamander, seu bicho-papão que “é um escritório”, e também vemos como Leta é, basicamente, detestada e hostilizada por todos na escola – por causa de seu sobrenome. As cenas dos jovens Leta e Newt são fofas e, de certa maneira, me fizeram pensar nos flashbacks de “Relíquias da Morte”, quando revemos Severus Snape e Lily em seu tempo de escola… assim, é cada vez mais evidente que Leta sempre amou Newt, e por algum motivo agora está prestes a se casar com o seu irmão mais velho, Theseus… mesmo sem amá-lo.
E falando em amor… DUMBLEDORE EM FRENTE AO ESPELHO DE OJESED. Não sei o que o Dumbledore de “Pedra Filosofal” via quando se olhava no espelho, e tantos anos já tinham se passado que é possível que seus desejos tivessem mudado, mas sempre soubemos que o velhinho estava mentindo naquela época. Aqui, o vemos olhar-se e ver Grindelwald olhando-o de volta, e eu ADOREI como eles trazem de volta os atores JOVENS para interpretar Grindelwald e Dumbledore, na época em que eles ainda eram próximos, na época antes de eles se separarem e da morte de Ariana… e o fato de Dumbledore ser apaixonado por Grindelwald não é tratado com todas as letras no filme, mas ele é expressado de forma bastante clara. Pelo toque de mãos, pelos olhares e pela maneira como Dumbledore garante que “eles eram mais próximos que irmãos”.
E ainda temos três filmes com eles pela frente…
Preciso comentar com imensa PAIXÃO a sequência de Newt e Tina no MINISTÉRIO DA MAGIA DA FRANÇA. Aqui, eles estão em busca de algo no cofre dos Lestrange, e acabam descobertos por causa de uma velha fofoqueira e da própria Leta Lestrange, que vê o Tronquilho e sabe que, se ele está ali, Newt Scamander também deve estar. Para mim, essa é A MELHOR SEQUÊNCIA DE AÇÃO DO FILME! Efeitos estavam lindíssimos, pudemos explorar um pouco mais do Ministério da Magia Francês (como “A Ordem da Fênix” explorou o Britânico!), e ainda tivemos um destaque incrível para os animais fantásticos, porque o ZOWU realmente roubou a cena no seu “resgate”, nas suas cores e na sua super velocidade… ah, ainda sobre a sequência, devemos mencionar também a FOFURA do Newt querendo elogiar Tina, incapaz de não mencionar os seus “olhos de salamandra”, como Jacob o aconselhou a não fazer…
MAS O MAIS FOFO É QUE TINA O ENTENDE PERFEITAMENTE!
PORQUE O NEWT É ASSIM! <3
A história de Credence converge até chegar a Corvus Lestrange, um irmão perdido dos Lestrange, que Yusuf quer matar a qualquer custo e que Leta diz que já matou… a história é forte e vem para explicar o bicho-papão de Leta Lestrange, que vimos no flashback, bem como esclarecer que o passado de Credence não tem nada a ver com isso. Quer dizer, até tem, de certa maneira… é todo um plot de traição, de vingança e da “maldade” inocente de uma criança como Leta, que trocou o irmão sem nunca de fato ter pretendido lhe fazer mal… assim, seu irmão morreu em um naufrágio enquanto Credence foi levado para Nova York com ela, mas ela não sabe de fato qual é sua origem. Isso torna Credence vulnerável, cada vez mais desesperado por respostas, e percebemos, eventualmente, que essa é a grande trama do filme: QUEM É CREDENCE?
Foi fortíssima a reunião que Grindelwald juntou com os seus seguidores no cemitério, E QUE CLÍMAX INTENSO, DO INÍCIO AO FIM! Um tanto quanto perturbador, pois mesmo se passando em 1927 e em uma “sociedade bruxa”, tudo (e nisso eu incluo os horrores que o acompanham) é tão intensamente real, tão comparável com o momento terrível que vivemos atualmente! Manipulador, Grindelwald prega “um mundo melhor”, enquanto muda o seu discurso de “ódio pelos trouxas” para algo mais fantasioso capaz de enganar pessoas que, como Queenie, estão desesperadas por mudança, mas não percebem o IMENSO erro que estão cometendo, escolhendo um caminho talvez sem volta e que promete muito mais destruição do que qualquer outra coisa. E quando eu digo isso tudo, eu uso o nome “Grindelwald”, mas poderia muito bem estar usando outro.
E quantas “Queenies” temos ao nosso redor?!
Ao fim da “reunião”, Grindelwald anuncia a presença de aurores entre eles, e enquanto seus seguidores fogem para “espalhar a palavra”, os aurores são testados de uma vez por todas – é incrível perceber o quanto às vezes não conhecemos as pessoas ao nosso lado, e como é importante que assumamos uma posição. Naquela tensa sequência iluminada pelas labaredas azuis que mataram tantas pessoas, Grindelwad dá a todos a chance de se juntarem a ele e jurarem lealdade eterna, ou então perecerem. E vemos as pessoas se perdendo, vemos o mundo bruxo se dividir, justamente pessoas que não achávamos que jamais se separariam. Como Credence, que está tentado a se juntar a Grindelwald, ainda que Nagini seja sábia ao dizer que “Grindelwald sabe sua origem, mas não sabe quem ele é”, mas Credence está desesperado por respostas. Como Queenie está desesperada por mudança.
Sofri por Nagini e Jacob, deixados para trás.
Então, Leta Lestrange também caminha em direção a Gellert Grindelwald, como se estivesse se entregando a isso, mas então se sacrifica pela vida de todas as pessoas que ama. E aquele “I love you” EVIDENTEMENTE foi muito mais para Newt do que para Theseus Scamander! Foi sofrido ver Leta morrer, mas foi lindo que ela tenha feito isso e permitido que os demais se salvassem. Do lado de fora, então, comandados por Nicolas Flamel (que até nos proporcionou um cameo da PEDRA FILOSOFAL!), os bruxos colocam suas varinhas no chão e impedem que Grindelwald destrua toda a cidade, em uma das sequências de efeitos mais INTERESSANTES de todo o filme! <3 Por fim, ainda existe aquela EMOÇÃO de Newt dizendo ao irmão que “escolheu seu lado”, depois de ter dito o filme todo que “não escolhia lados”, e o abraçando com um amor sincero.
Uma das minhas cenas favoritas!
Ao fim do filme, duas grandes REVELAÇÕES! Uma delas não é surpresa, pois vimos no Espelho de Ojesed, que é o pacto de sangue que Dumbledore e Grindelwald fizeram no passado, jurando que nunca lutariam um contra o outro, isso provavelmente depois da morte de Ariana. Newt vai até Hogwarts para conversar com o ex-professor e entregar-lhe o frasquinho roubado pelo Pelúcio. Depois, a cena final de “Credence”, ainda transtornado (e brilhantemente interpretado por Ezra Miller, SEMPRE!), quando Grindelwald vem conversar com ele e dar, enfim, a resposta pela qual Credence vem ansiando há tanto tempo… segundo Queenie, inclusive, ele ainda está “duvidando se tomou a decisão certa indo com ele”. Grindelwald, então, no meio de MUITO SUSPENSE, anuncia a verdadeira identidade de Credence: ELE É AURELIUS DUMBLEDORE.
E QUEM É AURELIUS DUMBLEDORE?
QUERO O PRÓXIMO FILME PARA HOJE!



Para mais postagens de Animais Fantásticos, clique aqui.



Comentários

  1. É incrível como a JK Rowling é realmente fantástica; ela sabe contar uma boa história como ninguém! E eu fico fascinado em como ela construiu uma base sólida que dá margem para ela fazer e criar mais um milhão de infinitas histórias, e os fãs agradecem! Porque enquanto ela viver, pode ser que tenhamos muito mais desse universo sem fim de Harry Potter. Quanto ao filme em si, é só elogios, né? Efeitos especiais perfeitos, interpretações maravilhosas e um roteiro absurdamente incrível: a JK sabe prender! E que final, hein? OMG! agora, teremos que esperar muito tempo, infelizmente, para saber que é, de fato, Aurelius Dumbledore. Mas a gente espera, afinal de contas, é essa espera que garante algo de qualidade para nós, diferente de qualquer coisa que é feita apenas para lucrar, porque a JK ainda tem um nome a zelar. kkkkkkk! Mas é claro que bate aquela ansiedade, porque esse final foi surpreendente! Até lá, ficaremos com as deliciosas maratonas dos filmes já lançados. Ah, e foi uma delícia reassistir o filme através deste texto! Bjos, minha vida! Te Amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amor! Também te amo... vem mais dois textos do filme pela frente, fique atento! :D

      Excluir

Postar um comentário